sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Sétima Semana do Tempo Comum, Ano “A”, 3ª Semana do Saltério, Livro III, cor, Litúrgica Verde
Hoje a Igreja celebra : S. Sebastião de Aparício, leigo, confessor, +1600, S. Luis Versiglia, bispo, mártir, +1930, S. Calisto Caravário, presbítero, mártir, +1930, S. Terasio

Nosso tempo é exigente, e muitas ilusões parecem levar o homem para longe de Deus, quase que o abandonando, porque, pelo progresso abriu-se diante dele maior possibilidade de liberdade. Mas, é nesses tempos críticos e difíceis que somos levados a descobrir no Cristo o rosto misericordioso do Pai, que se revela e se dá generosa e gratuitamente, por puro amor, à nossa humanidade. A misericórdia leva-nos para bem dentro de seu coração divino.

Oração:
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Deus nos fala

A amizade humana é importante, mas tornar-se amigo do Senhor é viver em comunhão com Ele. Cristo chamou de amigos aos discípulos. A vontade inicial de Deus atravessa todos os tempos e não muda, porque é a verdade: O que Deus uniu ninguém tem o direito de separar.

Salmo: 119/118, 12.16.18.27.34.35 (R/.35a)
Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento!
Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; os vossos mandamentos ensinai-me!
Minha alegria é fazer vossa vontade; eu não posso esquecer vossa palavra.
Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!
Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!
Dai-me o saber, e cumprirei a vos­sa lei, e de todo o coração a guardarei.
Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade.

Evangelho: Marcos (Mc 10,1-12)
O que Deus uniu o homem não separe!
Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judéia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: "O que Moisés vos ordenou?" 4Os fariseus responderam: "Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedida". 5Jesus então disse: "Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este manda­mento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não se­pare!" 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: "Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério". Palavra da Salvação!
Leituras paralelas: Dt 24,1-4; Mt 5,31-32; 19,1-9; Lc 16,18

Comentando o Evangelho
O que Deus uniu
A mentalidade divorcista não encontrou respaldo no ensinamento de Jesus. Sua defesa intransigente do matrimônio chocava-se com a prática dos escribas e fariseus, para os quais o divórcio era lícito. Discutia-se apenas acerca dos motivos que o marido podia aduzir para repudiar sua mulher. Alguns rabinos eram muito severos, só aceitando o divórcio em certas situações sérias. Outros, pelo contrário, eram favoráveis a ele, mesmo por coisas banais. Em ambos os casos, era a mulher quem ficava numa situação desfavorável, fragilizada por não ter direitos contra seu esposo.
Jesus posicionou-se a favor do matrimônio, mas tam­bém da mulher. O matrimônio não pode ser desfeito, pois nele intervém o próprio Deus. Ele é quem une o casal, fazendo com que o homem e a mulher tornem-se uma só carne. A palavra de Deus não pode ser desdita pelo ser humano, nem manipulada a seu bel-prazer. Se Deus uniu, deve ficar unido para sempre. Este é o autêntico matrimônio, e deve ser respeitado.
Sendo assim, o marido deve reconhecer a dignidade de sua mulher, não lhe sendo permitido tratá-la como se fosse um objeto. Ambos estão de tal forma unidos, a ponto de já não serem mais dois, e sim, uma só carne. Por conseguinte, o divórcio não é permitido, pois marido e mulher não podem privar-se de uma parte de si mesmos. Que os maridos respeitem suas mulheres, e estas, a eles!. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA (ANO C), Paulinas, 1997.]

A IGREJA CELEBRA HOJE
São Tarásio
Lembramos neste dia Santo Tarásio que nasceu em 730 e recebeu uma ótima educação cristã e literária; tinha como pai o prefeito de Constantinopla. São Tarásio era de caráter zeloso de tal forma que foi nomeado pelo imperador a um alto cargo imperial.
São Tarásio enfrentou em Deus todas as tentações próprias da sociedade cheia de luxo e tentação. Agora muito forte no século VIII era a heresia iconoclasta promovida da pelo imperador Leão que não compreendendo acusa o culta as imagens , como uma prática de idolatria.
Ao assumir o patriarcado , São Tarásio em comunhão com o Papa combateu e conseguiu condenar esta heresia num Concílio. Cuidadoso com suas ovelhas tinha como um grande espírito de serviço, ao ponte de dizer ao ser questionado pelo seu especial cuidado para com os pobres: "Minha única ambição é imitar Nosso Senhor Jesus Cristo que viveu para servir e não para ser servido".
São Tarásio...rogai por nós!

Evangelizar: Acolhendo, Renovando e Servindo
Dom Bruno Gamberini, Arcebispo Metropolitano de Campinas
Evangelizar! Essa é a Missão da Igreja. Essa é a Missão de cada um de nós, batizados na água e no Espírito. Diz o Apóstolo Paulo que o anúncio do evangelho de Jesus Cristo é antes de tudo uma necessidade que se impõe a cada um de nós. E completa: “Ai de mim, se eu não evangelizar”.
O mundo passou por uma mudança radical nas últimas décadas. Nós, que nascemos nas décadas de 1950 e 1960, vivenciamos profundamente essa transformação para uma sociedade caracterizada pela valorização do conhecimento. Nós vivemos a Era da Informação, ou Era Digital, onde o poder está com quem tem informações e conhecimento.
Estamos impressionados com a velocidade com que as coisas acontecem. Parece, até, que os dias ficaram mais curtos, que o tempo passa mais rápido. As notícias circulam pelo mundo em tempo real, conforme os fatos vão acontecendo. Muitas pessoas não conseguem mais viver sem um telefone celular, que já não é apenas um telefone, mas um computador de bolso interligado ao mundo, com capacidade de armazenamento e velocidade de processamento incríveis.
Os jovens, principalmente, estão inseridos e conectados nesse mundo virtual, que tornou-se o mundo real imaginado. O espaço físico ficou diminuto nas telas dos computadores. Assim, temos amigos em todas as partes do mundo com quem conversamos através dos softwares de relacionamento. Não é mais preciso sair do próprio quarto para reunir os amigos. Basta que todos estejam conectados, sem a necessidade de sair de casa.
Dizem os especialistas que estar inserido nessa Era da Informação é uma questão de sobrevivência para as organizações. Assim, nós não podemos estar estacionados no tempo. Como diz o Papa, precisamos usar dos meios eletrônicos para continuar a nossa Missão de anunciar Jesus Cristo. O mundo mudou, a tecnologia avançou, as relações humanas estão diferentes, mas Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre.
Por isso A Arquidiocese de Campinas tem incentivado e investido bastante no aprimoramento técnico e humano da Assessoria de Comunicação. Uma equipe jovem e experiente, que conhece a Igreja e a Arquidiocese e sabe usar dos novos recursos para estar conectada com mundo e, principalmente, com o povo de nossa Igreja Particular.
Vamos em frente, sempre juntos. Um novo site, onde os internautas encontram todas as informações das Comunidades, Paróquias, Comissões, Movimentos e Organismos da Arquidiocese. A Web Rádio e TV Imaculada, com programação variada, dinâmica e de interesse para todas as pessoas. Mensagens de fé e esperança para tantos que procuram na internet uma palavra de conforto. A revista A Tribuna com diagramação moderna, atraente e com rico conteúdo. O sistema Ecclesia desenvolvido pela Assessoria de Informática e implantado em todas as Paróquias. A Pastoral da Comunicação, presente nas Comunidades e Paróquias, dando nova dinâmica às celebrações, no auxílio às equipes de liturgia e na criação de novos meios de comunicação. O Ambiente Virtual de Formação, usando da web para formar agentes da Arquidiocese e do mundo. O atendimento à Imprensa oficial, sempre com a atenção e o carinho que temos pelos profissionais de comunicação dos jornais, rádios e tvs. O nosso programa de Rádio Povo de Deus, diariamente na Rádio Brasil de Campinas e a Mensagem de Fé na Rádio Central. E tantos outros projetos que estão sendo colocados em prática.
A Assessoria de Comunicação está a serviço da Igreja. Por isso é compromisso, também, de todos nós, bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e agentes de pastoral nos comprometermos com esse trabalho, enviando e divulgando informações, sugerindo, criticando, fazendo parte integrante desse grande Mutirão Virtual, que evangeliza o mundo real.
Rogo a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, sob a intercessão de Maria Imaculada, que continue abençoando esse trabalho dinâmico da Assessoria de Comunicação, na tarefa de anunciar a Boa Nova através de todos os meios disponíveis.

Aconteceu no dia 25 de fevereiro:
1551: Criação da Diocese de São Salvador da Bahia, pelo Papa Júlio III

O presente é a sombra que se move separando o ontem do amanhã.
Nela repousa a esperança. (Frank Lloyd Wright)

ESTAMOS AQUÍ: http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário