quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
2 de fevereiro de 2011 — Quarta-feira
Apresentação do Senhor
(Gl., Pf. Pr., Bênção das Velas, Cor Branca)
Hoje a Igreja celebra : Nossa Senhora dos Navegantes
Nossa Senhora das Candeias
S. Joana de Lestonnac, viúva, +1640
S. Cornélio, Bispo, séc. I

A festa da Apresentação do Senhor encerra as celebrações natalinas, e, com a oferta da Virgem Maria e a profecia de Simeão no templo de Jerusalém, abre-se o caminho da paixão de Cristo rumo à Páscoa. Maria começa seu caminho de dor, presente na profecia de Simeão: “Uma espada traspassar-te-á a alma”. A Páscoa de Cristo é a grande luz que ilumina nossa humanidade, e traz o pleno sentido de nossa existência, pois fomos feitos para o infinito. Quem só aprendeu a olhar a terra, também precisa ser iluminado pela luz que vem do céu, e descobrir o infinito amor de Deus. Deixe a luz do céu entrar para ficar em sua vida!
Oração
Senhor Jesus, possa eu aprender de ti e de tua família a obediência ao Pai e o serviço humilde à humanidade.
Deus nos fala
A liturgia que agrada ao Senhor é a que vem carregada de amor, de misericórdia e de bondade, oferenda que brota da vida. Jesus assume a condição humana para nos resgatar da morte e dar-nos a vida. Maria, por sua vez, está unida à paixão e ao destino de seu Filho Jesus. Ambos cumprirão com fidelidade a missão que receberam.

EVANGELHO
Jesus é apresentado no Templo -Lc 2,22-40
Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença
de todos os povos:
uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.
Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré.
O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.


Comentário do Evangelho
Luz das nações
Neste texto de Lucas encontramos o esboço do conflito latente entre a Lei e o menino que é trazido ao Templo de Jerusalém. Lucas repete por cinco vezes que os pais do menino estão empenhados em agir conforme a Lei do Senhor. Porém a profecia de Simeão é de que o menino será um sinal de contradição. O menino, crescendo, cheio de sabedoria e graça, se tornará aquele que denuncia a desumanidade da Lei e a corrupção que assola o Templo, e proclama a bem-aventurança e a libertação dos pobres. Ele vem para todos os povos, como luz das nações. -F-José Raimundo Oliva

A igreja celebra hoje
Nossa Senhora dos Navegantes
Celebrada em várias localidades, esta festividade tem grande relevo na cidade de Porto Alegre (Brasil). Ocorre desde o ano de 1875 e hoje é considerada a maior festa religiosa do Rio Grande do Sul. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é conduzida em grandiosa procissão após a missa que precede os festejos populares.

São Cornélio
Neste dia a liturgia celebra a festa da apresentação do Senhor no templo pelas mãos de Maria e José, porém lembramos neste dia a santidade do centurião Cornélio que se encontra gravado nos Atos dos Apóstolos:
"Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião da coorte chamada "a Itálica". Em sua piedade e temor a Deus, que toda a sua casa compartilhava, ele fazia muitas doações ao povo judeu e invocava a Deus a toda hora"
Foi este homem caridoso de coração aberto e desejo de Deus que acabou como ponte para que o Evangelho chegasse ao mundo pagão, já que o Senhor lhe inspirou a abrir as portas para São Pedro, que por sua vez também foi preparado e enviado a evangelizar os pagãos, através de uma visão nos nos narra as Sagradas Escrituras.
Depois de evangelizar Cornélio, sua família e amigos, além de contemplar o derramamento do Espírito Santo sobre todos os que apenas o ouviam, São Pedro conferiu a eles o Sacramento do Batismo e assim fez a experiência do Pai amado que quer a salvação de TODOS, pois não faz acepção de pessoas. Desta forma São Cornélio chegou a formar uma comunidade de cristãos em Cesaréia, e mais tarde eleito primeiro bispo.
São Cornélio...rogai por nós!

Muito Importante:
http://sao-tarcisio.blogspot.com/
www.paulinas.org.br - www.evangelhodocotidiano.org
www.ais.org.br - tel. 0800-77.099.27
Enxugando as lágrimas de cristo nos irmãos que sofrem.
Tjl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário