quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bom dia evangelho
(COR VERDE)
18 de fevereiro de 2011
Sexta-feira da 6ª semana do Tempo Comum : Mc 8,34-38#Mc 9,1-1 # Hoje a Igreja celebra: Santa Bernardete Soubirous, religiosa, + 1879
S. Teotónio, religioso, +1162
Beato João de Fiésole (Fra Angélico), religioso, +1455
S. Simeão, bispo, mártir, +séc. II
S. Francisco Régis Clet, presbítero e mártir, +1820

A caridade, a mais sublime das virtudes, mostra-nos a justiça de Deus que é seu amor e sua misericórdia. Amar o próximo é fazer-lhe o bem que desejamos que seja feito a nós. Por isso, vale para nós o grande ensinamento de Cristo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!” Jesus também vem lembrar-nos que prefere a misericórdia ao sacrifício. A caridade não é cumprimento de muitas regras e normas, mas é amor que se dá sem esperar nada em troca. Por isso, nesta Semana contra o Alcoolismo, ajudemos aqueles que são dependentes e sofrem com esse vício.


Deus nos fala
O homem deve ocupar seu justo lugar diante de Deus, jamais buscar sua autossuficiência. Somente na entrega sem reservas ao Senhor é que poderemos experimentar seu infinito amor.

Responsório(SALMO- 32)
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.— Ele contempla do lugar onde reside e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um e por todos os seus atos se interessa.
Oração
Pai, transforma-me num seguidor fiel de Jesus, que saiba carregar a própria cruz e pôr-se no seguimento dele, mesmo devendo suportar humilhação e até a morte.

EVANGELHO
Tomar a cruz e seguir Jesus - Mc 8,34-9,1
Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse:
- Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. Portanto, se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa.
E Jesus terminou, dizendo:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de verem o Reino de Deus chegar com poder.

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (África do Norte) e Doutor da Igreja -Sermão 96, 9 (a partir da trad. Brésard, 2000 ans B, p. 248)
«Segue-Me» (Mt 9, 9)
Neste mundo, quer dizer, na Igreja, que toda ela segue Cristo, Este diz a todos: «Quem quiser vir após Mim, renuncie a si mesmo». Porque esta ordem não se destina às virgens, com exclusão das mulheres casadas; às viúvas, com exclusão das esposas; aos monges, com exclusão dos esposos; aos clérigos, com exclusão dos laicos. É toda a Igreja, todo o Corpo de Cristo, todos os seus membros, diferenciados e repartidos segundo as suas tarefas próprias, que deve seguir Cristo. Que toda ela O siga, ela que é única, ela que é a pomba, ela que é a esposa (Ct 6, 9); que ela O siga, ela que foi resgatada e enriquecida com o sangue do Esposo. A pureza das virgens tem aqui o seu lugar; a continência das viúvas tem aqui o seu lugar; a castidade conjugal tem aqui o seu lugar. [...]
Que sigam Cristo, estes membros que têm o seu lugar, cada um segundo a sua categoria, cada um segundo a sua classificação, cada um à sua maneira. Que renunciem a si mesmos, quer dizer, que não se apoiem em si próprios; que levem a sua cruz, quer dizer, que suportem no mundo, por Cristo, tudo o que o mundo lhes infligir. Que O amem, a Ele, o Único que não desilude, o Único que não está enganado, o Único que não Se engana. Que O amem porque o que Ele promete é verdadeiro. Mas, porque Ele não o dá agora, a fé vacila; pois continua, persevera, suporta, aceita o atraso, e terás levado a tua cruz.

A IGREJA CELEBRA HOJE
Santa Bernardete
No dia 11 deste mês celebramos o dia de Nossa Senhora de Lourdes, já que Maria apareceu em 1858 a uma menina. Bernardette não só recebeu a graça de ver Maria, mas principalmente contemplar Jesus no Céu, pois alcançou a santidade na vida.
Maria Bernarda, conhecida pelo diminutivo de Bernardete, de família pobre e religiosa somente com treze anos teve que trabalhar como empregada em guardar ovelhas fora de casa. Bernardete por falta de oportunidade era analfabeta, mas bem sabia rezar com fé e amor o Pai - Nosso, Ave - Maria e o Credo.
Santa Bernardete era uma pessoa muito sincera, por isso quando começou a receber as aparições de Nossa Senhora em Lourdes e foi questionada sobre quanto a resposta que trouxe Daquela mulher que a disse: "Eu sou a Imaculada Conceição". Bernardete apenas respondeu : "Ela disse assim".
A Santa de hoje foi instrumento escolhido por Maria, já que depois das aparições o Senhor continua a socorrer milhares de peregrinos que visitam o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. Naquele tempo Bernardete foi para um convento onde muito viveu com bom humor a caridade, humildade e sofrimentos até entrar no céu, para assim encontrar-se sua Bela e Incomparável Mãe, a quem rezou na última hora: "Santa Maria , Mãe de Deus , rogai por mim, pobre pecadora"

Santa Bernardete...rogai por nós!




Nenhum comentário:

Postar um comentário