quinta-feira, 30 de setembro de 2021

BOM DIA EVANGELHO- 01, OUTUBRO , 2021

 

BOM DIA EVANGELHO


01 DE OUTUBRO DE 2021 -Sexta-feira da 26ª semana do Tempo Comum

Ruínas de uma missão jesuítica chamada São Miguel das Missões, localizada no Rio Grande do Sul Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540. A proposta dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo era baseada no ensino da catequese. Eles atuaram em diversas partes do mundo e destacaram-se no Brasil colonial. Na Europa, os jesuítas surgiram como parte do movimento de contrarreforma e, portanto, tinham como importante missão impedir o crescimento do protestantismo.

Oração: Santa Teresinha, a vós recorremos em nossas trevas. Alcançai para nós, para a nossa pátria, as luzes do Divino Espírito Santo, para que todo o nosso íntimo seja luz e claridade, para que recebamos sempre os raios benéficos e esplêndidos de quem se apresentava ao mundo como a Luz celeste. Amém.

Evangelho segundo São Lucas 10,13-16.

Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!
Porque, se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós se realizaram, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre a cinza.
Assim, no dia do Juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós.
E tu, Cafarnaum, serás elevada até ao céu? Até ao inferno é que descerás.
Quem vos escuta, escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».
(Tradução litúrgica da Bíblia)

 São John Henry Newman (1801-1890) teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra Sermão «Cristo oculto do mundo» - «Quem vos escuta, escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim»

A Igreja é chamada «corpo de Cristo»: ela é agora o que era o seu corpo material quando Ele era visível na Terra; é o instrumento do seu poder divino, do qual temos de nos aproximar para dele obtermos o bem; e, quando a insultam, Ele enche-Se de cólera. Ora, o que é a Igreja senão, por assim dizer, um corpo de humilhação, que quase provoca insultos e impiedades em quem não vive de fé? É um «vaso de barro» (2Cor 4,7). [...] Sabemos que os seus ministros são, na melhor das hipóteses, imperfeitos e falíveis, que estão sujeitos às mesmas paixões que os seus irmãos; e, no entanto, Ele disse sobre eles, não falando apenas dos apóstolos, mas dos setenta discípulos (a quem se assemelham os quais os ministros cristãos): «Quem vos escuta, escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou». Além disso, Ele fez dos pobres, dos fracos e dos aflitos penhores e instrumentos da sua presença; e também a estes temos a tentação de tratar com irreverência. O que Ele era, assim são os seus discípulos neste mundo; e, assim como a sua condição obscura e indefesa fez com que os homens O insultassem e O maltratassem, assim também as mesmas características nas testemunhas da sua presença levam os homens atuais a insultá-lo. [...] Por conseguinte, tanto agora como nos dias da sua vida física, Cristo está neste mundo, mas não de forma ostensiva.

Santo do Dia: Santa Teresinha do Menino Jesus

A vida da Santa Teresinha do Menino Jesus marca na História da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade. No lugar do medo do "Deus duro e vingador", ela coloca o amor puro e total a Jesus, amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros "Infância Espiritual" e "História de uma alma".
Teresinha na França, em 02 de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca. Nasceu numa família muito religiosa. Aos quinze anos conseguiu permissão para entrar no o Carmelo, em Lisieux, concedida especial e pessoalmente pelo Papa Leão XIII.
Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências e imolações, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita.
Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do Supremo. Morreu em primeiro de outubro de 1897 com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos.
O papa Pio XI a chamou de "Padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo”.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: A vida de Santa Terezinha do Menino Jesus expressa, de um lado, uma meiguice, uma candidez, um respeito à natureza e às pessoas que a cercavam, mas, por outro lado, fica explícito que a mesma tinha uma têmpera, uma força interior. Santa Terezinha do Menino Jesus veio para demonstrar que o lugar comum: ponto de ônibus, a queixa de um parente, os desencontros no ambiente profissional, tudo isto podem ser transformados em momentos alegres para Deus.

TJL – ACIDIGITAL.COM – 12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário