quinta-feira, 30 de junho de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 1. JULHO. 2022

 

BOM DIA EVANGELHO


01 DE JULHO DE 2022 - Sexta-feira da 13ª semana do Tempo Comum

Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis / Natalia Zimbrão (ACI Digital) PETRÓPOLIS, 30 jun. 22 / 10:30 am (ACI).- Depois de um ano e meio de obras, a restauração da catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ), será inaugurada com missa celebrada em 1º de julho por dom Gregório Paixão, bispo diocesano e coordenador do projeto de restauração. Segundo dom Gregório, o grande trabalho deste projeto não foi embelezar o templo, “pois ele já é belo”, mas sim resolver um problema estrutural. “A restauração da catedral não foi feita apenas para deixar o monumento bonito, mas porque havia uma rachadura na catedral de ponta a ponta que a dividia. Não agora, mas em um espaço de uns 30 anos, a catedral poderia simplesmente abrir. Ia chegar um momento em que poderia ser interditada”, disse dom Gregório à ACI Digital. Contou ainda que para resolver o problema foi colocado “concreto embaixo da catedral”. “Então, o grande trabalho não foi trazer a beleza do monumento, que já é belo por natureza, mesmo quando estava sujo como também agora limpo. Mas, foi sustentar a catedral e resolver o problema do muro que estava caindo. Nós conseguimos”, disse. Dom Gregório Paixão assumiu a diocese de Petrópolis em dezembro de 2012. Ele contou que, quando chegou à cidade, o primeiro monumento que visitou foi a catedral de São Pedro de Alcântara. “Além de ficar admirado com a beleza”, logo notou “que havia uma grande rachadura no monumento”. “Como sempre trabalhei em restauração de monumentos históricos, quando vi aquela rachadura fiquei preocupado”, disse dom Gregório que trabalhou na restauração de igrejas em Salvador (BA), onde foi bispo auxiliar antes de ser transferido para Petrópolis. Ele foi informado de que a rachadura na catedral seu deu em 1988, quando houve uma grande enchente na cidade. Mais tarde, contou o bispo, “os engenheiros da nossa universidade (Universidade Católica de Petrópolis – UCP) comunicaram que o muro da catedral estava tombando, significava dizer que nosso templo estava empurrando aquele muro. Por isso, começamos um estudo para ver se havia a possibilidade de fazer essa restauração”. Com a experiência que tinha de trabalhos anteriores, o bispo desenvolveu um projeto “com os engenheiros e arquitetos da UCP”. O projeto contou com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, e financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 13 milhões. A obra compreendeu o reforço estrutural do templo e o restauro de todo o seu patrimônio artístico e arquitetônico.

Oração: Deus Pai de bondade, que criaste o ser humano para a felicidade e o dispuseste para cantar o seu louvor, alcançai-nos viver com amor o mistério do Cristo e que possamos, a exemplo de São Galo, revestir-nos de humildade para que o vosso nome seja engrandecido. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Mateus 9,9-13.

Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus.
Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos.
Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?».
Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes.
Ide aprender o que significa: "Prefiro a misericórdia ao sacrifício". Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».(
Tradução litúrgica da Bíblia)

Santa Faustina Kowalska (1905-1938) religiosa - Diário (Fátima, Marianos da Imaculada Conceição, 2003), § 283

«Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores»

Ó Deus, único na Santíssima Trindade, quero amar-Vos como nenhuma alma Vos adorou. E, embora seja por demais miserável e pequenina, lancei bem fundo a âncora da minha confiança no abismo da vossa misericórdia, ó meu Deus e Criador! Apesar da minha extrema miséria, nada receio, mas tenho esperança de Vos cantar eternamente o hino de louvor de glória. Que nenhuma alma, por mais miserável que seja, caia em dúvida: enquanto viver, qualquer uma pode atingir uma grande santidade, tão grande é o poder da graça divina. Depende apenas de nós não nos opormos à ação de Deus.

Santo do Dia: São Galo

Filho de pais nobres e ricos, Galo nasceu na França no ano 489. Na sua época era costume os pais combinarem os matrimônios dos filhos. Por isto, ele estava predestinado a se casar com uma jovem donzela de nobre estirpe. Mas Galo desde criança já havia dedicado sua alma à vida espiritual. Para não ter de obedecer à tradição social, ele fugiu de casa, refugiando-se num convento.

Ele era tão dedicado às cerimônias da Santa Missa que se especializou nos cânticos. Contam os escritos que, além do talento para a música, era também dotado de uma voz maravilhosa que encantava e atraía fiéis para ouvi-lo cantar no coro do convento.

Sua atuação religiosa fez dele uma pessoa querida. Foi designado para atuar na corte de Teodorico. Em 527, quando morreu o bispo Quinciano, Galo era tão querido e respeitado que o povo o elegeu para ocupar o posto.

Se não bastasse sua humildade, piedade e caridade, para atender às necessidades do seu rebanho, Galo protagonizou vários prodígios ainda em vida. Salvou sua cidade de um pavoroso incêndio que ameaçava transformar em cinzas todas as construções locais e livrou os habitantes de morrerem vítimas de uma peste que assolava a região.

Ele morreu em 01 de julho de 554, causando forte comoção na população, que logo começou a invocá-lo como santo nas horas de dor e necessidade.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Destaca-se na pessoa de São Galo seu zelo pela liturgia da Igreja. Para ele, o zelo pelas celebrações, tornando-as agradáveis e profundas, era um meio de trazer mais pessoas para viver o mistério de Cristo. A Igreja sempre deu à liturgia um lugar de destaque. Celebrar com dignidade e criatividade é parte essencial da vida cristã. Como a sua comunidade tem celebrado o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo?

TJL- A12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG- VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário