quarta-feira, 29 de junho de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 30. JUNHO. 2022

 

BOM DIA EVANGELHO


30 DE JUNHO DE 2022 - Quinta-feira da 13ª semana do Tempo Comum

Missa no primeiro dia da Romaria 2022 / Facebook Santuário Basílica do Divino Pai eterno Trindade, 28 jun. 22 / 03:52 pm (ACI).- A Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), começou na sexta-feira (24) e, logo no primeiro fim de semana, recebeu cerca de 500 mil romeiros, segundo organizadores. A expectativa é que até o encerramento no domingo (3), a festa atraia cerca de 5 milhões de pessoas. “Preparamos a cidade para receber cerca de 5 milhões de pessoas. Essa foi nossa primeira estimativa. O final de semana foi bem movimentado e agora a expectativa é crescente do número de romeiro”, disse Rodrigo Bueno, presidente da sala de gestão integrada da prefeitura de Trindade, grupo que envolve representantes da Igreja Católica, da prefeitura, de órgãos de segurança e trânsito e de hotéis. A romaria voltou a acontecer neste ano, após dois anos de restrições impostas por temor da pandemia de covid-19. A festa religiosa dura dez dias, culminando no primeiro domingo de julho. Segundo o santuário do Divino Pai Eterno, esta é o maior evento religioso da região Centro-Oeste, o segundo maior do Brasil e a maior festa o mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Na última edição em que aconteceu em Trindade, em 2019, a romaria atraiu cerca de 3,2 milhões de pessoas. Durante os dez dias da festa do Pai eterno, são celebradas várias missas e novenas diárias no santuário basílica, na igreja matriz de trindade, na igreja do Santíssimo Redentor, no carmelo Santíssima Trindade e na Vila São Cottolengo. A programação conta ainda com diversas romarias temáticas, como dos militares, dos motociclistas, dos ciclistas, dos carros de boi, cavaleiros e muladeiros. “Mais de 250 carros de bois já chegaram à cidade e até quarta devem chegar as comitivas maiores”, disse Rodrigo Bueno. Segundo os organizadores, cerca de 400 carros de boi devem chegar a Trindade, muitos já estão a caminho pelas rodovias goianas. Também na rodovia GO-060, conhecida como Rodovia do Romeiro, peregrinos seguem para Trindade à pé. Na sexta-feira (24), o governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inauguraram na rodovia o Cetro de Apoio ao Romeiro (CAR). A expectativa é de que mais de 300 mil pessoas passem pelo espaço que funciona 24 horas até o dia 3 de julho. O local oferece espaço para descanso, capela para orações, banheiros químicos, atendimento em saúde e lanche. Tendo em vista a movimentação dos peregrinos na rodovia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu algumas orientações, como: andar sempre em fila indiana, escolher o acostamento no sentido oposto ao fluxo de veículos, usar roupas claras e faixas refletivas, ficar atento ao que está acontecendo em volta, não usar fones de ouvido para evitar distrações e, sempre que possível, contar com um carro de apoio. Aos motoristas, a PRF orientou que, ao avistarem pessoas caminhando ou carros de boi nas proximidades, é fundamental que reduzam a velocidade e mantenham sempre o farol aceso, medida que aumenta a visibilidade. A programação completa da Romaria do Divino Pai Eterno 2022 pode ser acessada no site do santuário de Trindade.

Oração: Santos mártires de nossa santa Igreja, que passaram por tantos sofrimentos mas não perderam a fé, nós vos louvamos por vossas vidas tão heroicas e santas e nos consagramos a vós para que também nós nos tornemos cristãos em verdade e em vida. Assim seja!

Evangelho segundo São Mateus 9,1-8.

Naquele tempo, Jesus subiu para um barco, atravessou o mar e foi para a cidade de Cafarnaum.
Apresentaram-Lhe então um paralítico que jazia numa enxerga. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, tem confiança; os teus pecados estão perdoados».
Alguns escribas disseram para consigo: «Este homem está a blasfemar».
Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: «Porque pensais mal em vossos corações?
Na verdade, que é mais fácil: dizer: "Os teus pecados estão perdoados" ou dizer: "Levanta-te e anda"?
Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na Terra o poder de perdoar os pecados, levanta-te», disse Ele ao paralítico, «toma a tua enxerga e vai para casa».
O homem levantou-se e foi para casa.
Ao ver isto, a multidão ficou cheia de temor e glorificava a Deus por ter dado tal poder aos homens.(Tradução litúrgica da Bíblia)

 São Cirilo de Alexandria (380-444) bispo, doutor da Igreja - Comentário ao evangelho de Lucas, 5; PG 72, 565 - «A multidão ficou cheia de temor e glorificava a Deus por ter dado tal poder aos homens»

O paralítico incurável estava deitado no seu catre. Depois de ter esgotado a arte dos médicos, foi levado pelos seus ao único médico verdadeiro, o médico que vem do Céu. Mas, quando foi colocado em frente daquele que o podia curar, foi a sua fé que atraiu o olhar do Senhor. Para mostrar claramente que esta fé destruía o pecado, Jesus declarou imediatamente: «Os teus pecados estão perdoados». Dir-me-ão talvez: este homem queria a cura da sua doença; porque foi que Cristo lhe anunciou a remissão dos seus pecados? Foi para aprenderes que Deus vê o coração do homem no silêncio e sem ruído, que Ele contempla os caminhos de todos os viventes. A Escritura diz, com efeito: «O Senhor olha atentamente para os caminhos do homem e observa os seus passos» (Prov 5,21). [...] No entanto, quando Cristo disse: «Os teus pecados estão perdoados», deixou campo livre à incredulidade da assistência, pois o perdão dos pecados não se vê com os olhos da carne. Quando o paralítico se levanta e anda, manifesta com evidência que Cristo possui o poder de Deus. [...] Quem possui este poder? Só Ele ou também nós? Nós também, com Ele. Ele perdoa os pecados porque é o homem-Deus, o Senhor da Lei. E nós recebemos dele esta graça admirável e maravilhosa, porque Ele quis dar ao homem este poder. Com efeito, Ele disse aos seus apóstolos: «Em verdade vos digo: tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu» (Mt 18,18). E ainda: «Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados» (Jo 20,23).

Santo do Dia: Os primeiros mártires de Roma

No ano de 64, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinzas. O imperador Nero, considerado imoral e louco por alguns historiadores, se viu acusado de ter sido o causador do fogo. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio dos pagãos contra os seguidores de Cristo. Nero ordenou o massacre de todos eles.

Houve execuções de todo tipo e forma e algumas cenas sanguinárias estimulavam os mais terríveis sentimentos humanos. Alguns adultos foram embebidos em pixe e transformados em tochas humanas usadas para iluminar os jardins do imperador. Em outro episódio revoltante, crianças e mulheres foram vestidas com peles de animais e jogadas no circo às feras, para serem destroçadas e devoradas por elas.

A crueldade se estendeu do ano de 64 até 67, chegando a um exagero tão grande que acabou incutindo no povo um sentimento de piedade. O ódio acabou se transformando em solidariedade. Os apóstolos São Pedro e São Paulo foram duas das mais famosas vítimas deste imperador.

Porém, como bem nos lembrou o Papa Clemente, o dia de hoje é a festa de todos os mártires, que com o seu sangue sedimentaram a gloriosa Igreja Católica. No sangue dos homens e mulheres que foram sacrificados em Roma nasceu forte e viçosa a flor da evangelização.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Celebramos nesta festividade a memória dos numerosos mártires que não tiveram um lugar especial na liturgia. Eles são testemunhas da ressurreição de Jesus. Pela fé nos mostram que aqueles que creem em Cristo viverão para sempre, porque Deus é Deus de vivos. Por isso, todo martírio pela fé é um sinal marcante de que vale a pena doar a vida pelo Reino de Deus.

TJL – A12.COM – VATICANNEWS.VA – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário