segunda-feira, 10 de julho de 2023

bom dia evangelho - 11. julho. 023

 

BOM DIA EVANGELHO


11 DE JULHO DE 2023 - Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum

Oração a São Bento: "Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça que vos suplicamos, finalmente, vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso. Amém

 Evangelho (Mt 9,32-38):

 Naquele tempo as pessoas trouxeram a Jesus um possesso mudo. Expulso o demônio, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: «Nunca se viu coisa igual em Israel». Os fariseus, porém, diziam: «É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios».
Jesus começou a percorrer todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, proclamando a Boa Nova do Reino e curando todo tipo de doença e de enfermidade. Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse aos discípulos: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!».

«Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!»

Rev. D. Joan SOLÀ i Triadú(Girona, Espanha)

Hoje, o Evangelho nos fala da cura de um endemoninhado mudo, que provoca diferentes reações nos fariseus e na multidão. Enquanto os fariseus, ante a evidência de um prodígio inegável, atribuem isso a poderes demoníacos - «É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios» (Mt 9,34), a multidão fica maravilhada: «Nunca se viu coisa igual em Israel» (Mt 9,33). São João Crisóstomo, comentando essa passagem, diz: «O que verdadeiramente incomodava aos fariseus era que consideravam Jesus superior a todos, não somente aos que existiam então, mas a todos os que haviam existido anteriormente».
Jesus não se abala ante a aversão dos fariseus, Ele continua fiel à sua missão. Na verdade, Jesus, ante a evidência de que os guias de Israel, ao invés de guiar e instruir o rebanho, o estavam afastando do bom caminho, apiedou-se daquela multidão cansada e abatida, como ovelhas sem pastor. Que as multidões desejam e agradeçam uma boa orientação ficou comprovado nas visitas pastorais do São João Paulo II a tantos países do mundo. Quantas multidões reunidas em volta dele! Como escutavam sua palavra, sobretudo os jovens! E o Papa não rebaixava o Evangelho, mas o pregava com todas as suas exigências.
Todos nós, «se fôssemos consequentes com a nossa fé - nos diz São José Maria Escrivã - se olhássemos à nossa volta e contemplássemos o espetáculo da História e do Mundo, não poderíamos senão deixar crescer nos nossos corações os mesmos sentimentos que animaram os de Jesus Cristo», o que nos conduziria a uma generosa tarefa apostólica. Mas é evidente a desproporção que existe entre o grande número de pessoas que esperam a pregação da Boa Nova e a escassez de operários. A solução Jesus nos dá ao final do Evangelho: Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita! (cf. Mt 9,38).

SÃO BETO

São Bento, de Núrsia São Bento nasceu na cidade de Nórcia, na Itália, no ano de 480. A data de nascimento é atribuída a 24 de março. Conhecido como Bento de Núrsia, o futuro santo era um nobre que resolveu estudar filosofia e retórica. Mas, no meio do caminho, decidiu se tornar um eremita. "Como eremita, ele tem um chamado espiritual e se torna conselheiro espiritual. Daí ele é chamado a ser abade de um mosteiro e a gente vê esse florescimento vocacional da vida de Bento", diz Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor na faculdade de teologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Bento nos ajuda a compreender a vida como dom. Não é à toa que o lema ... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/07/11/dia-de-sao-bento-santo-foi-alvo-de-envenenamento-e-criou-nova-ordem.htm?cmpid=copiaecola

Há, também, uma curiosidade. São Bento é irmão gêmeo de Santa Escolástica, que morreu em 10 de fevereiro de 542.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/07/11/dia-de-sao-bento-santo-foi-alvo-de-envenenamento-e-criou-nova-ordem.htm?cmpid=copiaecola

Medalha de São Bento Um dos símbolos da fé em São Bento é uma medalha, aprovada pelo papa Bento 14, em 1742. No objeto, estão a imagem de São Bento segurando uma cruz na parte da frente. No verso, normalmente, está a imagem da cruz vazia e uma série de letras. O simbolismo dela está em espantar demônios. As letras simbolizam trechos em latim de uma oração:

-C S P B: Crux Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Padre Bento)

- C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux (A Cruz Sagrada seja minha Luz)

-N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux (Não seja o dragão meu guia)

-VR S: Vade retro, satana! (Para trás, Satanás!)

- N S M V: Nunquam Suade Mihi Vana (Nunca me aconselhe coisas vãs)

- S M Q L: Sunt Mala Quae Libas (São coisas más as que brindas)

-I V B: Ipse Venena Bibas (Bebas do mesmo veneno

Tjl – a12.com -acidigital.com -evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário