segunda-feira, 31 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
TERÇA-FEIRA, 01 DE JUNHO DE 2010 – ANO C
Santos: Anibal di Francia, Justino, Cândida, Herculano de Piegaro, Fortunato, Laura
Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; ...

Oração
Pai, tudo quanto existe no universo te pertence. Ensina-me a subordinar tudo ao teu querer e a considerar-te a medida de tudo.
Salmo 1 - Para auxiliar as pessoas que estão determinadas a alcançar um objetivo especial em suas vidas.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.

EVANGELHO
Tudo é de Deus (Mc 12,13-17)
Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele. Eles chegaram e disseram: - Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não? Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu: - Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver. Eles trouxeram, e ele perguntou: - De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda? Eles responderam: - São do Imperador. Então Jesus disse: - Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus. E eles ficaram admirados com Jesus.

Comentário do Evangelho
A Deus o que é de Deus
Fariseus e herodianos, mesmo seguindo doutrinas divergentes, se unem contra Jesus. Quem os envia a Jesus são os membros do sinédrio, os chefes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos latifundiários. Simulam admiração por Jesus, mas este percebe sua hipocrisia. Tentam ver se Jesus entra em contradição ou declara algo contra o Império Romano ou contra as expectativas populares sobre ele. Se Jesus se mostrasse a favor do pagamento do imposto a César, ficaria desacreditado diante do povo que sofria com esta opressão. Se ele se mostrasse contra o pagamento, seria denunciado e condenado pela autoridade romana. É pela sua moeda que o império exerce a dominação. Diante da moeda romana, com a inscrição de César, Jesus fala em devolvê-la, e não em pagar. Devolver a César o que é de César é deixar de ser conivente com o império. Devolver a Deus o que é de Deus é restaurar a vida e a dignidade do povo oprimido e explorado. (Autor: José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje:
São Justino
Nós entramos neste mês do Sagrado Coração de Jesus, onde no seu primeiro dia, contemplamos a vida do São Justino que ao encontrar-se com as verdades que brotam do Coração entregou-se de corpo alma e a própria vida para Deus. São Justino grande filósofo cristão nasceu em Flávia Neápolis ( Palestina) , onde começou desde cedo sua busca da verdade.São Justino nasceu no paganismo e devorado pelo desejo da verdade enveredou-se primeiramente na doutrina de Aristóteles, depois seguiu o pensamento de Platão que começou ir de encontro com seus anseios , porém perdia-se no Mundo das Idéias e apresentava um Deus abstrato. Aconteceu que Justino conheceu um velho judeu cristão, que de maneira ungida e simples acompanhou a razão de Justino até as portas da Verdade, que foram abertas pela chave da fé, dada como dom aos corações desejos de Deus.Depois de Batizado Justino foi para Roma onde dedicou a formar discípulos de Cristo através de uma escola de catequese com o rótulo de Filosofia Cristã. Escreveu, defendeu e argumentou em favor do Cristianismo que na época não era nem compreendido, por isto considerado de tal modo ilegal que o Santo de hoje foi vítima da denúncia de um filósofo pagão, o qual levou-o ao tribunal e a morte de por decapitação, isto em 165.
São Justino, Rogai por nós.
tjl@ -fonte: www.paulinas.org.br
Deus está esperando!
Hoje acordamos e aí está você.O importante MESMO é você saber que você está aí e bem.Seja como for, você acaba de ganhar mais um dia de presente para viver.Por isso, comemore este novo dia.Agradeça a Deus por ele.Afinal, você também é um milagre criado a natureza de Deus.Enquanto você ainda está no silêncio, na intimidade da sua manhã, entregue sua vida para Deus e peça que Ele cuide de seu dia.Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã.Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotávelde tempo.Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontâneamente.Esperamos demais para ser pais dos nossos filhos pequenos, esquecendo quão curto é o tempo em que elessão pequenos, quão depressa a vida os faz crescer e ir embora.Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos. Quem sabe quão logo será tarde demais??Esperamos demais para pedir a Deus a confiança necessária para atravessarmos os obstáculos e executarmos as tarefas que nos esperam.Deus também está esperando - esperando você todos os dias confiar que Ele está no comando de sua vida,não esquecê-lo jamais.tjl@31052010-1934lt
Segunda-feira, 31 de maio de 2010
Visitação de Nossa Senhora (ofício próprio)Hoje a Igreja celebra :
Visitação de Nossa Senhora, São Raimundo Nonato, escravo mercedário, +1240
Ofício Festivo, 4ª do Saltério (Livro III), cor Branca
Hoje: Dia da Aeromoça, dia do Comissário de Bordo, dia Mundial do Combate ao Fumo e dia do Seresteiro.

Oração:
Ó Deus todo-poderoso, que inspirastes à virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Cântico: Is 12, 2-3. 4bcd. 5-6 (R/. 6b) O santo de Israel é grande entre vós
Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.
E direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!"

Evangelho: Lucas (Lc 1, 39-56)
O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu
favor

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre". 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45"Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
46Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor 47e meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as geração me chamarão bem aventurada, 49porque o todo poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias.
54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre." 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
Magnificat!

O relato evangélico é um pequeno retrato de Maria. Sua condição de mãe do Messias, o "Senhor" esperado pelo povo, proveio da profunda comunhão com Deus e da disponibilidade total em fazer-se sua servidora. Expressou sua fé no canto de louvor - o Magnificat -, no qual proclamou as maravilhas do Deus e as grandezas de seus feitos em favor dos fracos e pequeninos.
A comunhão com Deus desdobrava-se, na vida de Maria, na sua disponibilidade a servir o próximo. A ajuda prestada à prima Isabel é uma pequena amostra do que era a Mãe de Deus no seu dia-a-dia. Assunta ao céu, Maria experimentou, em plenitude, a comunhão vivida na Terra. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1998]

Para sua reflexão: Quase nunca a história nos narra os acontecimentos simples e singelos dos pobres. Pois aqui encontramos uma exceção. Aqui o protagonismo – se assim se pode dizer – é o de duas mulheres, personagens já de per si desvalorizados em uma sociedade machista patriarcal, dois meninos que ainda mesmo sem nascer já estão chamando a atenção do autor, o Espírito Santo, que enche de alegria Isabel para louvar sua parente Maria e o fruto do seu ventre e para contar as magnificências do Senhor. Maria e Isabel, personagens que não têm importância na sociedade, e sim somente como meio de multiplicação e prolongamento do nome do homem, ambas se encontram, e este encontro, mais que uma simples visita de uma parenta para outra, é a oportunidade par que Lucas estabeleça, mediante o recurso à teologia narrativa, um ensinamento sobre a maneira como Deus age na história humana e por qual tipo de pessoas age; isso é o que, em suma, Isabel proclama nas palavras que dirige a Maria e é também o que Maria reafirma e o explicita melhor em seu canto que a tradição consagrou como Magnificat. (Novo Testamento, Edição de Estudos, Ave-maria).

Visitação de Nossa Senhora a Isabel

Ocorre hoje a festa litúrgica de Nossa Senhora em visita a sua prima Isabel, anteriormente celebrada no dia 2 de julho. Da narração evangélica do fato emana um perfume de suavidade e santidade admirável. Cedemos a palavra ao próprio Evangelho: "Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para uma região montanhosa, dirigindo-se apressada­mente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo e exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois, quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz és tu que acreditaste pois o que foi dito da parte do Senhor será cumprido'. Maria então disse: 'A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão bem-aventurada, pois o Todo-Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração, para aqueles que o temem. Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de corações orgulhosos. Depôs poderosos de seu trono e a humildes exaltou. Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias. Socorreu Israel seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre'. Maria permaneceu com ela mais ou menos três meses e voltou para sua casa (Lc 1,39-56).
Este é o mistério que mereceu da Igreja celebração especial pela riqueza de ensinamentos que encerra. A cidade de Judá, em que morava Isabel, foi historicamente identificada com Ain-Karin, a uns 15 km de Jerusalém e, mais ou menos, a 100 km de Nazaré de onde partiu Maria em sua viagem, através da região montanhosa do centro da Palestina. Sobre o lugar da casa de Isabel, surgiu desde os primeiros séculos belíssima igreja que relembra este fato histórico.
Dom Hélder Câmara teceu belíssima prece a Nossa Senhora da Visitação. Ei-la: "Maria, Mãe de Cristo e da Igreja. Ao preparar-nos para a missão evangelizadora que nos cabe continuar, alargar e aprimorar, pensamos em ti. Mas de modo especial, pensamos em ti pelo modelo perfeito de ação de graças, que é o hino que cantaste, quando tua prima, Santa Isabel, mãe de João Batista, te proclamou a mais feliz dentre as mulheres. Não paraste na tua felicidade, pensaste na humanidade inteira. Pensaste em todos. Mas assumiste clara opção pelos pobres, como teu Filho faria depois. Que há em ti, em tuas palavras, em tua voz, que anuncias no Magnificat a deposição dos poderosos e a elevação dos humildes, o saciamento dos que têm fome e o esvaziamento dos ricos, e ninguém ousa julgar-te subversiva ou olhar-te com suspeição?... Empresta-nos a tua voz, canta conosco! Pede a teu Filho, que em todos nós se realizem, plenamente, os planos do Pai! Assim seja!"

A espiritualidade de Maria
O louvor brotado dos lábios de Maria respondendo à exultação de sua prima Isabel, revela o centro de sua espiritualidade, sintonizada com a fé do povo de Israel. A piedade refletida no Magnificat é a de uma judia fiel à mais pura tradição religiosa de seu povo.
Reconhecendo-se humilde servidora, ela comunga com os pobres de todos os tempos, cuja confiança estava depositada integralmente em Deus. Ela partilha, também, da bem-aventurança da pobreza proclamada por Jesus, na condição de serva de Javé.
Sua espiritualidade estava em consonância com a dos antigos profetas, em luta intransigente pela causa da justiça e pela transformação das relações interpessoais. Maria acreditava em Deus que não pactua com a injustiça, e está sempre pronto a arrancar de seus tronos, erguidos às custas do suor alheio, os ricos prepotentes. Pelo contrário, coloca-se ao lado dos pobres, tomando as dores dos perseguidos e injustiçados, e reerguendo-os de sua humilhação.
Sobretudo, Maria sabia-se toda entregue ao Deus-misericórdia, sempre pronto a realizar grandes coisas em favor de seus fiéis, de acordo com as suas promessas. Embora se sucedam as gerações, o amor de Deus permanece inalterado. Têm ainda plena vigência as promessas feitas aos patriarcas, pois sua palavra divina é imutável para sempre. [O SANTO DO DIA, Dom Servilio Conti, ©Vozes, 1997]

O Magnificat inspira-se no Antigo Testamento, em especial no Cântico de Ana (1Sm 2.1-10), um salmo de ação de graças.

Se o inferno pudesse se arrepender, Maria lhe conseguiria esta graça. (S. João Maria Vianney).


sexta-feira, 28 de maio de 2010

SINAL DA CRUZ
(†)-Pelo sinal da Santa Cruz, (†) livrai-nos Deus, Nosso Senhor, (†) dos nossos inimigos, (†) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


O Sinal da Cruz é uma oração importante que deve ser rezada logo que acordamos, como a nossa primeira oração, para que Deus, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia. Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos. Que inimigos?

† Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio;
† Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com esta segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua misericórdia e do Seu amor e não dos nossos méritos; que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão.
† Dos nossos inimigos – esta terceira cruz tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.

Fonte: Pe. Marcelo Rossi
Disponíivel:http://sao-tarcisio.blogspot.com/

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bom dia Evangelho
8a Semana Comum
Divina Misericórdia – 1bis
(Cor Verde)
Sexta-feira, 28 de maio 2010
Ano C - Santos do dia - Emílio, Eulálio, Bernardo de Novara, Margarida Pole,
Germano de Paris

O evangelho é muito belo, e nos ensina com as coisas da vida. Jesus vê aquela figueira com folhas, mas sem frutos, e a compara com a sociedade que parece ter vida, mas o povo sofre e passa fome. É uma sociedade que explora e não tem piedade, por isso Jesus expulsa os vendilhões do Templo. Um povo sem Deus é povo sem amor, e por isso torna-se estéril como a figueira e morre. Só uma nova Comunidade, a de Jesus, pode fazer a vida renascer e produzir frutos do Reino.

Salmo 99

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
R. Com canto apresentai-vos diante do Senhor! Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
R. Com canto apresentai-vos diante do Senhor! Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!
R. Com canto apresentai-vos diante do Senhor! Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!
R. Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Oração

Pai, ensina-me a viver a religião pura e agradável a ti. Cheio de fé e disposto a perdoar e a viver reconciliado, que eu possa rejeitar tudo o que desvirtua a verdadeira religião.
Evangelho
A minha casa é 'Casa de Oração'

Mc 11,11-26Jesus entrou em Jerusalém, foi até o Templo e olhou tudo em redor. Mas, como já era tarde, foi para o povoado de Betânia com os doze discípulos. No dia seguinte, quando eles estavam voltando de Betânia, Jesus teve fome. Viu de longe uma figueira cheia de folhas e foi até lá para ver se havia figos. Quando chegou perto, encontrou somente folhas porque não era tempo de figos. Então disse à figueira: - Que nunca mais ninguém coma das suas frutas! E os seus discípulos ouviram isso. Quando Jesus e os discípulos chegaram a Jerusalém, ele entrou no pátio do Templo e começou a expulsar todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não deixava ninguém atravessar o pátio do Templo carregando coisas. E ele ensinava a todos assim: - Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será chamada de 'Casa de Oração' para todos os povos." Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões! Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar um jeito de matar Jesus. Mas tinham medo dele porque o povo admirava os seus ensinamentos. De tardinha, Jesus e os discípulos saíram da cidade. No dia seguinte, de manhã cedo, Jesus e os discípulos passaram perto da figueira e viram que ela estava seca desde a raiz. Então Pedro lembrou do que havia acontecido e disse a Jesus: - Olhe, Mestre! A figueira que o senhor amaldiçoou ficou seca. Jesus respondeu: - Tenham fé em Deus. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: "Levante-se e jogue-se no mar." Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito. Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês. [Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês.]

Comentário do Evangelho
A misericórdia e o perdão
Marcos insere a narrativa da expulsão dos vendedores do Templo na parábola da figueira. Esta figueira estéril representa o sistema religioso do Templo, infiel ao projeto de Deus. O Templo tinha um anexo, o tesouro, onde se guardavam as riquezas acumuladas a partir das ofertas do povo. Transformara-se em "um antro de ladrões". Jeremias já havia feito denúncia semelhante (Jr 7,11). A fé que remove a montanha (o Monte Sion, com Jerusalém e o Templo, diante do qual estavam Jesus com os discípulos) significa a libertação da estrutura religiosa que oprimia o povo. A misericórdia e o perdão são o que agrada ao Pai que está nos céus. (Autor: José Raimundo Oliva).
Um pensamento:
"Ama até que te doa, se doer é o melhor sinal."Beata Teresa de Calcutá
Santo do dia:
São Germano
O Santo deste dia têm seu nome de origem latina, que significa irmão, e assim viveu Germano irmão de Nosso Senhor e todos os homens. Nasceu em Auxerre, França, em 378 numa nobre família que o enviou para estudar Direito em Roma.Germano tornou-se, devido sua integridade de vida pública e fé, um homem muito conhecido e confiado ao ponto de ser eleito governador da Alta Itália. Aconteceu que o bispo de Auxerre morreu, e com isto tanto o clero como o povo, aclamaram Germano, ainda leigo, para ser o novo bispo.Discernindo a voz de Deus, recebeu todos os sacramentos necessários e aceitou o governo da Igreja naquela região tão carente de um pai e pastor. Durante os trinta anos de episcopado fecundo, São Germano promoveu a evangelização dos povos, a vida monástica, missões pacificadoras para o bem do povo francês e a salvação das almas, assim viveu até 448 quando o Deus que promoveu as Providências em sua vida, o acolheu no Céu como filho, pois foi fiel irmão de Jesus.São Germano...rogai por nós!
Fonte: http://www.cademeusanto.com.br/santosab.htm
BOM DIA EVANGELHO
Quinta-feira, 27 de maio de 2010
Oitava Semana do Tempo Comum, 4ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Verde
Hoje: Dia do Profissional Liberal


Santos: Agostinho de Cantuária (bispo, monge romano, memória facultativa), Ranulfo, Nossa Senhora de Caravaggio (padroeira da diocese de Caxias do Sul, RS), Ranulfo, Júlio e dois companheiros (mártires), Eutrópio (Bispo de Orange), Bruno (bispo de Wurzburg, Alemanha), Restituta de Sora (Virgem e mártir), Júlio (e seus companheiros, mártires), João I (Papa e mártir), Melângela (ou Monacela, virgem), Benvenuto de Recanati (beato confessor franciscano, 1ª ordem).

Antífona: O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. (Sl 17, 19-20)

Oração

Pai, dá-me forças para lutar contra a cegueira que me impede de reconhecer teu amor misericordioso manifestado em Jesus. Faze com que eu veja

Salmo: 99 (100), 2.3.4.5 (R/.2c)
Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!
Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!


Evangelho: Marcos (Mc 10, 46-52)
Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Palavra da Salvação.

Comentário o Evangelho
O cego de Jericó

O cego, condenando por sua doença e reprimido pelo povo, percebe o que os outros não vêm. Ouve mencionar Jesus de Nazaré, invoca o “filho de Davi”. A sua fé, embora imperfeita, é um órgão mais penetrante: “não tendo olhos vê”. Por ela receberá de Jesus o dom da visão recuperada. Nele cumprem-se as profecias: “verão a glória do Senhor... abrir-se-ão os olhos dos cegos”. Jesus, que o mandara “chamar”. Um itinerário exemplar, de fé e iluminação, chamado de seguimento. O seu grito é uma confissão, messiânica. Jesus é um descendente legítimo de Davi, anunciado e esperado. O povo o repreende porque grita, pelo que grita. Jesus aceita a confissão, além de confirmá-la como brotada da fé. [Bíblia do Peregrino]

A igreja celebra hoje:
São Agostinho de Cantuária

Santo Agostinho de Cantuária viveu no século VI. Juntamente com 40 monges, em 597, São Gregório Magno enviou-os como missionários à Inglaterra. Chegados a Lerins, ficaram de tal modo intimidados com o que se dizia dos saxões que pediram ao Papa que mudasse os planos. São Gregório, para incentivar Santo Agostinho, nomeou-o abade e deu-lhe cartas de recomendação. Pouco tempo depois, nomeou-o bispo. Ao contrário do que imaginavam, foram bem recebidos pelo rei Etelberto. Receberam como residência a cidade de Cantuária ou Canterbury, de onde surgiria a célebre abadia de São Pedro e São Paulo que será, mais tarde, de Santo Agostinho. Etelberto fez-se batizar e com ele muitas outras pessoas se converteram ao cristianismo. Santo Agostinho foi nomeado então arcebispo primaz da Inglaterra, consolidando assim o cristianismo nessa nação. Morreu no ano de 1605. [Os santos de Cada Dia, José Benedito Alves, Paulinas, 1997]
Para sua reflexão:
A cura do cego é o último milagre de Jesus no evangelho de Marcos. O povo que estava às escuras está próximo de ver a luz da ressurreição. Perante o grito de alguém que é cego, mendigo, situado à margem do caminho, que pede misericórdia e que grita apesar de todos quererem silenciá-lo, Jesus se detém e o manda chamar. A fé está a ponto de fazer outros milagres. O cego, ao abandonar o manto, deixa atrás de si uma “velha” vida para assumir uma nova no seguimento de Jesus. Quem estava à margem do caminho, agora segue Jesus, que é o “caminho”. Aos primeiros cristãos, identificavam-nos como os seguidores do “caminho”. (Novo Testamento, Edição de Estudos, Ave-Maria)

tjl@- http://www.paulinas.org.br/
RESPOSTA DE JESUS QUANDO ORAMOS O PAI-NOSSO
Filho meu que estás na Terra, preocupado, confundido, desorientado, solitário, triste, angustiado...Eu conheço perfeitamente teu nome, e o pronuncio abençoando-te porque te amo.Não!.. Não estás sozinho, porque eu habito em ti; juntos construiremos este Reino, do qual serás meu herdeiro. Desejo que sempre faças minha vontade, porque minha vontade é que sejas feliz. Deves saber que contas sempre comigo porque nunca te abandonarei e que terás o pão para hoje. Não te preocupes. Só te peço que sempre o compartilhes com teu próximo... com teus irmãos. Deves saber que sempre perdôo todas tuas ofensas, antes, inclusive, e que as cometas, ainda sabendo que as farás, por isso te peço que faças o mesmo com os que te ofendem. Desejo que nunca caias em tentação, por isso segure bem forte a minha mão e sempre confie em Mim e Eu Te libertarei do mal. Recorde e nunca te esqueças que TE AMO desde o início de teus dias, e te amarei até o fim dos mesmos... EU TE AMAREI SEMPRE PORQUE SOU TEU PAI! Que Minha Bênção fique contigo e que meu Eterno Amor e Paz te cubram sempre porque no mundo não poderá obtê-las como Eu somente as dou porque... EU SOU O AMOR E A PAZ! Amados que esta oração seja enviada ao seu coração, amém. E deseje a todos que sejam abençoados. Graças Pai eu Te dou por esse colo bendito. Colo que salva, colo que cura, colo que liberta. Colo que nos leva a sair de nós mesmos e anunciar o Evangelho.

(FONTE: WWW.PADREMARCELOROSII.COM.BR)TJL@27052010-1137LT

quarta-feira, 26 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Quarta-feira, 26 de maio de 2010
São Filipe Néri, presbítero, Memória, 4ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Branca
SANTO DO DIA: São Filipe Néri, Presbítero; Santo André Kaggwa, mártir
Hoje: Dia do Revendedor Lotérico


Antífona: Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa-nova aos pobres e curar os corações contritos. (Lc 4, 18)

Oração: Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos sérvios fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Filipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 147(147B), 12-13.14-15.19-20 (R/. 12a)
Glorifica o senhor, Jerusalém!

Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.
Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho: Marcos (Mc 10, 32-45)
Vós não sabeis o que pedis


Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33"Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará".

35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". 36Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?" 37Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!" 38Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" 39Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber; e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado".

41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos". Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), bispo e Doutor da Igreja (a partir da trad. de Oeuvres, t. 14)
«Dar a própria vida em resgate por todos»

Um Deus que serve, que varre a casa, que se entrega a trabalhos penosos – deveria bastar um destes pensamentos para nos encher de amor! Quando o Salvador começou a pregar o Seu Evangelho tornou-Se «o servo de todos», afirmando de Si mesmo que «não veio para ser servido, mas para servir». Foi como se tivesse dito que queria ser servo de todos os homens. E, no final da Sua vida, conforme dizia São Bernardo, «não contente com o facto de ter tomado a condição de servo para Se colocar ao serviço dos homens, quis ainda tomar a aparência de servo indigno para ser maltratado e suportar o castigo que devia cair sobre nós, em consequência dos nossos pecados».Eis que o Senhor, servo obediente de todos, Se submete à sentença de Pilatos, injusta como é, e Se entrega aos Seus algozes. [...] Assim, tanto nos amou Deus que, por amor de nós, quis obedecer como escravo até morrer e morrer de uma morte dolorosa e infame, o suplício da cruz (Fl 2, 8).Ora, em tudo isso Ele obedecia, não como Deus, mas como homem, como escravo de que assumira a condição. Tal santo entregou-se como escravo para resgatar um pobre e atraiu a admiração do mundo devido a esse acto heróico de caridade. Mas que caridade é essa, comparada com a do Redentor? Sendo Deus e querendo resgatar-nos da escravidão do Diabo e da morte que nos era devida, tornou-Se Ele mesmo escravo e deixou-Se amarrar e pregar na cruz. «Para que o servo se torne senhor, dizia Santo Agostinho, Deus quis fazer-Se servo».
Leituras paralelas: Mt 20, 17-19; Lc 18, 31-34.

Para sua reflexão: A cena é semelhante discussão pelo primeiro lugar. O relato supõe nos irmãos uma concepção política do messianismo: um dia Jesus triunfará e ocupará o trono de “glória”. Eles, a quem o Messias tratou como favoritos, querem assegurar para si nessa hora os dois primeiros postos de mando e de honra. Do banquete passa-se à taça, que não é a do banquete. Para isso estão dispostos a enfrentar as lutas e sofrimentos com seu chefe. Fazem o pedido em dois tempos, para conquistar a benevolência. (Bíblia do Peregrino)

A igreja celebra hoje
Santos: Mariana de Paredes, Felipe Néri (presbítero), Eva de Liége, Mari Ana de Jesus de Paredes (Quito, virgem franciscana da 3ª Ordem), Quadrato (Bispo de Atenas), Eleutério (bispo de Roma), Gôndio, Prisco (e seus companheiros, mártires), Lamberto (Bispo de Vence), Eva de Liège (Virgem), Pedro Sanz (Beato, Bispo).


São Filipe Néri
Foi o Apóstolo de Roma, ali tendo fundado a Congregação dos Padres do Oratório, com o objetivo de fazer apostolado entre os católicos leigos da Cidade Eterna. Era conhecido pelo bom humor e pela forma original e vivaz, muito adequada ao público italiano, com que pregava e ensinava. Amigo de vários Papas, nunca quis aceitar a dignidade cardinalícia. São Filipe Neri é considerado como o santo da jovialidade, da simplicidade infantil, que ignora a si mesmo. Reunia os moleques mias arteiros e os educava divertindo-os. E dizia: "Contanto que não pratiquem o mal, ficaria satisfeito até se me quebrassem paus na cabeça". Para ajudar os mais necessitados não hesitava em pedir esmolas. Certa vez um indivíduo sentindo-se importunado deu-lhe um soco. São Filipe disse; "Este é para mim". E agora dê-me uma esmola para meus meninos". Uma de suas frase; "É possível restaurar as instituições com a santidade e não restaurar a santidade com as instituições". Após os 75 anos de idade limitou-se ao confessionário e à direção espiritual. Antes de morrer dizia sentir-se culpado por estar em uma caminha macia enquanto Cristo havia morrido numa cruz. Os sacerdotes do oratório vivem vida comum sob um superior eleito trienalmente e buscam a santificação na observância dos conselhos evangélicos.
tjl@ -
http://mundocatolico.org.br/http://sao-tarcisio.blogspot.com/ - http://www.padremarcelorossi.com.br/

Você é uma bênção!OLHE PARA TRÁS!
Veja os obstáculos que você já superou.Veja quanto você já aprendeu nesta vida e o quanto você já cresceu.OLHE PARA FRENTE !Não fique parado, levante-se quando tropeçar e cair.Estabeleça metas, tenha planos e prossiga com firmeza.OLHE PARA DENTRO!Conheça seu coração e analise seus projetos; mantenha puro seus sentimentos.Não deixe que o orgulho, a vaidade, e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração.OLHE PARA O LADO!Socorra quem precisa de você.Ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.OLHE PARA BAIXO!Não pise em ninguém... Perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-las.OLHE PARA CIMA!Existe Deus, que te ama muito e tem todas as coisas sob seu controle.OLHE PARA VOCÊ!Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da misericórdia divina.Sinta esse amor que existe em você, e que em todos os dias da sua vida se manifesta na forma doAmor, Paz, Felicidade, Bondade, Justiça, Generosidade, Poder, Sabedoria, Perfeição e Saúde em abundância Infinita.

segunda-feira, 24 de maio de 2010


BOM DIA EVANGELHO
Ano C – São Lucas

Santos do dia:
Maria Madalena de Pazzi, Próspero, Adalberto, Venarável Bede, Adelmo, Maria Madalena Sophie Barat
Salmo : De todo o coração darei graças ao Senhor. Salmo 111(110)

Livro de Salmos 111(110),1-2.5-6.9.10.
Louvarei o SENHOR de todo o coração, no conselho dos justos e na assembleia. Grandes são as obras do SENHOR, dignas de meditação para quem as ama. dá sustento aos que o temem e jamais se esquece da sua aliança. Revelou ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações. Enviou a redenção ao seu povo, firmou com ele uma aliança para sempre; santo e venerável é o seu nome. temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; são prudentes todos os que o praticam. O seu louvor permanece eternamente.

Oração
Pai, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.

EVANGELHO
"Cem vezes mais" Mc 10,28-31
Aí Pedro disse: - Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. Jesus respondeu: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.
Comentário do EvangelhoRenunciar aos bens privadosPedro, representando a comunidade dos discípulos, diferencia-se do homem rico que não quis abrir mão de seus bens para seguir Jesus. Afirma sua opção de abandonar o apego ao bem privado e gozar do bem partilhado, comunitário. À própria família é feita a proposta de sair da redoma do isolamento doméstico e participar das relações comunitárias de partilha e fraternidade. Este não é um caminho de perfeição exclusivo para minorias religiosas. É o caminho do seguimento de Jesus na construção do mundo novo de justiça e paz: renunciar aos bens privados para usufruir dos bens comuns. Evidencia-se a proposta da rejeição dessa estrutura social, com inversão entre os "primeiros" e os "últimos". É um projeto que contraria a acumulação capitalista privada resultante da exploração do trabalho dos pequenos empobrecidos. Este projeto, assumido por causa de Jesus e do Evangelho, suscitará a perseguição por parte dos ricos beneficiários do projeto capitalista. É um projeto que, realizado agora, se insere na vida eterna do "mundo futuro". É a concretização do sonho de um mundo novo, na paz da comunhão com a natureza, com o próximo e com Deus. (Autor: José Raimundo Oliva).

Santa Maria Madalena de Pazzi

Todos nós somos chamados a uma profunda união com o nosso Senhor, ou seja, a termos uma vida mística, interior. Santa Maria Madalena foi uma grande mística da Igreja que ao lado de outras, enriqueceu a história do Cristianismo, além de salvar muitas almas.Jovem , inteligente e formosa recebeu o nome de Catarina no seu Batismo , e pertencia a uma nobre família italiana, De Médici. Desde cedo sentiu o desejo de consagrar-se na vida religiosa e assim fez, com a graça de Deus, pois ao vencer os abismos do luxo e vaidades da época entrou para as Carmelitas, onde pôde viver oração intensa, fortes experiências de Deus, visões proféticas e longas penitências.Agraciada com muitos dons e carismas, Santa Maria Madalena recebeu inspirações que unidas num só livro resultou num volumoso livro de profundo conteúdo místico e teológico. Santa Maria sofreu com várias enfermidades até que entrou no Céu com 41 anos, seu lema foi: "padecer, Senhor, e não morrer".Santa Maria Madalena de Pazzi...rogai por nós!
tjl@ -

BOM DIA EVANGELHO
Segunda-feira, 24 de maio de 2010
Oitava Semana do Tempo Comum, 4ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Verde
Hoje: Dia do Telegrafista, dia da Infantaria, dia do Datilógrafo, dia do Café e dia do Vestibulando, Dia Nacional do Cigano


Antífona: O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. (Sl 17, 19-20)

Oração: Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais e vossa Igreja vos possa servir, alegre e tranqüila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 110 (111), 1-2.5-6.9 e 10c (R/. 5b)
O Senhor de lembra sempre da aliança!

Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.
Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. Permaneça eternamente o seu louvor.


Evangelho do dia: Marcos (Mc 10, 17-27)
Vende tudo o que tens e segue-me
!
Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: "Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?" 18Jesus disse: "Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!" 20Ele respondeu: "Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude". 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: "Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!" 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: "Como é difícil para os ricos entrar no reino de Deus!" 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: "Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus!" 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: "Então, quem pode ser salvo?" 27Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível". Palavra da Salvação!

Leituras paralelas recomendadas: Mt 19, 16-29 e Lc 18,18-30

Comentário o Evangelho
A Deus tudo é possível

A dura constatação de Jesus deixou pasmos os discípulos: "Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!" E ainda, "É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus". A salvação pareceu-lhes um ideal inatingível. A situação do homem piedoso, porém apegado à sua riqueza, não dava margem para dúvidas. Ele havia observado os mandamentos, desde jovem, e se preocupava com a vida eterna. Todavia, quando Jesus lhe propôs um gesto radical de ruptura, por meio do qual daria prova insofismável de sua confiança na Providência divina, preferiu optar pela posse dos bens. O Mestre reconheceu que ninguém é capaz de manter-se livre diante das riquezas e, portanto, salvar-se, sem a ajuda divina. Daí sua declaração: "Aos seres humanos isto é impossível". Só Deus possibilita a salvação dando forças às pessoas para se libertarem da escravidão da riqueza, por amor ao Reino. Com as próprias forças, ninguém será capaz de realizar um gesto de tal envergadura. Porque "a Deus tudo é possível", quem se mantiver aberto à ação da graça terá acesso à salvação, embora seja tentado a apegar-se às riquezas. Se os discípulos se predispuserem a confiar na Providência divina, poderão ter fundadas esperanças de obter a salvação. [O EVANGELHO DO DIA, Ano B. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1996]

Para sua reflexão: O que distingue o jovem rico é o verbo “acumular”: riquezas, prestígio, méritos por cumprir os mandamentos, etc. Jesus lhe propõe passar para o verbo “compartilhar”: sua vida com Jesus (discipulado) e sua riqueza com os pobres. Naqueles tempos, a riqueza era considerada um sinal da bênção divina. Jesus, seguindo a linha profética sabe que os pobres e os ricos não são fruto da vontade de Deus, mas da acumulação de uns poucos que empobrecem a maioria. A riqueza é obstáculo para o reino. O jovem rico, embora se esforce como pessoa por ser bom, sua riqueza o transforma em construtor de uma sociedade injusta e não do Reino de Deus, que busca fazer desta terra um espelho do céu no qual a justiça, o amor e a paz cheguem a todos. (Novo Testamento, Edição de Estudos, Ave-Maria)
A Igreja celebra hoje:
Santos: Vicente de Lerins, Rogaciano, Domiciano, Davi I (Escócia), Nossa Senhora (Auxílio dos Cristãos, titular de algumas dioceses brasileiras), Donaciano e Rogaciano (bem aventurados, mártires), Vicente (monge de Lérins), João do Prado (franciscano da 1ª Ordem, sacrificado no Marrocos), Lanfranco (Arcebispo de Cantuária), Nicetas de Perseaslav (mártir).

São João Batista de Rossi
João Batista de Rossi nasceu no dia 22 de fevereiro de 1698, em Voltagio, na província de Gênova, Itália. Aos dez anos, foi trabalhar para uma família muito rica em Gênova como pajem, para poder estudar e manter-se. Três anos depois, transferiu-se, definitivamente, para Roma, morando na casa de um primo que já era sacerdote e estudando no Colégio Romano dos jesuítas. Lá se doutorou em filosofia, convivendo com os melhores e mais preparados de sua geração de clérigos. Depois, os cursos de teologia ele concluiu com os dominicanos de Minerva.
A todo esse esforço intelectual João Batista acrescentava uma excessiva carga de atividade evangelizadora, mesmo antes de ser ordenado sacerdote, junto aos jovens e às pessoas abandonadas e pobres. Com isso, teve um esgotamento físico e psicológico tão intenso que desencadearam os ataques epiléticos e uma grave doença nos olhos. Nunca mais se recuperou e teve de conviver com essa situação o resto da vida. Contudo ele nunca deixou de praticar a penitência, concentrada na pouca alimentação, minando ainda mais seu frágil organismo.
Recebeu a unção sacerdotal em 1721. Nessa ocasião, devido à experiência adquirida na direção dos grupos de estudantes, decidiu fundar a Pia União de Sacerdotes Seculares, que dirigiu durante alguns anos. Por lá, até o final de 1935, passaram ilustres personalidades do clero romano, alguns mais tarde a Igreja canonizou e outros foram eleitos para dirigi-la.
Entretanto João Batista queria uma obra mais completa, por isso fundou e também dirigiu a Casa de Santa Gala, para rapazes carentes, e a Casa de São Luiz Gonzaga, para moças carentes. Aliás, esse era seu santo preferido e exemplo que seguia no seu apostolado.
O seu rebanho eram os mais pobres, doentes, encarcerados e pecadores. Tinha o dom do conselho, era atencioso e paciente com todos os fiéis, que formavam filas para se confessarem com ele. O tom de consolação, exortação e orientação com que tratava seus penitentes atraía cristãos de toda a cidade e de outras vizinhanças. João Batista era incansável, dirigia tudo com doçura e firmeza, e onde houvesse necessidade de algum socorro ali estava ele levando seu fervor e força espiritual.
Quando seu primo cônego morreu, ele foi eleito para sucedê-lo em Santa Maria, em Cosmedin, Roma. Mas acabou sendo dispensado da obrigação do coro para poder dedicar-se com maior autonomia aos seus compromissos apostólicos.
Aos sessenta e seis anos de idade, a doença finalmente o venceu e ele morreu no dia 23 de maio de 1764, tão pobre que seu enterro foi custeado pela caridade dos devotos. João Batista de Rossi foi canonizado pelo papa Leão XIII em 1881, que marcou sua celebração para o dia de sua morte. [www.paulinas.org.br]
O Que é Pentecostes?
O que a festa de Pentecostes e a Copa do Mundo de 2002 têm em comum? Foi nessa Copa que o Brasil conquistou seu quinto título mundial e se tornou pentacampeão. Não precisa ser "doutor" para perceber que "pentacampeonato" e "pentecostes" começam com o prefixo "penta", que em grego designa o número cinco. No caso de Pentecostes, o prefixo remete mais precisamente ao número cinquenta. A festa de Pentecostes foi inicialmente celebrada pelos judeus para comemorar os frutos das colheitas, depois do 50º dia da Páscoa. Depois, se tornou a festa da aliança do Monte Sinai, quando Deus entregou a Sua lei para o povo de Israel, que peregrinava no deserto.A Igreja comemora nesse dia a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, cinquenta dias após a Ressurreição de Jesus Cristo. “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2, 1-4).O Espírito de Deus havia sido negado ao povo israelita após o culto ao bezerro de ouro. Ele se tornou um privilégio dos profetas. Os judeus esperavam que com a vinda do Messias, o Espírito de Deus fosse derramado novamente e fizesse de Israel uma nação de profetas.
Nesse sentido, a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos tem um significado muito especial para nós cristãos (Catecismo da Igreja Católica, 731-732):• O cumprimento total da Páscoa de Jesus Cristo: a nova Aliança com os homens. Deus fez uma aliança eterna com cada um de nós, uma aliança de amor e fidelidade. O Espírito Santo é a garantia dessa fidelidade e amor. • O Espírito Santo é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina. Ele não é mais um “ilustre desconhecido”. Ele está presente em nossas vidas e nós podemos ter uma relação de íntima amizade com Ele. Por isso, devemos invocá-lo em meios aos sofrimentos e lutas dessa vida: “Vinde, Espírito Santo!”• O Senhor Jesus derrama o Espírito Santo em abundância sobre cada um de nós. Todos somos profetas de Deus, pois “Cristo, derrama (o Espírito Santo) nos Seus membros para os alimentar, curar, organizar nas suas mútuas funções, vivificar, enviar a dar testemunho e associar à Sua oferta ao Pai e à Sua intercessão pelo mundo inteiro” (CIC 739). O Espírito Santo é nosso defensor, guia e companheiro de caminhada. • O Reino anunciado por Jesus está aberto para todos os que creem n’Ele. As portas do Céu estão “escancaradas” para nós, e agora temos que fazer a nossa parte: crer, confiar e amar a Deus. Por isso, é preciso celebrar com muita alegria essa festa tão importante para a Igreja, muito mais importante que o pentacampeonato mundial. E a melhor maneira de festejá-la é cultivar a nossa amizade com o Espírito Santo, especialmente através da oração. Por exemplo, podemos pedir o Seu conselho durante o dia, ou apenas invocá-lo amorosamente no silêncio do nosso coração, “Vinde, Espírito Santo!” A Igreja ensina que graças a essa força do Espírito, os filhos de Deus podem dar muitos frutos em suas vidas (CIC 736).“Também o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos o que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8,26).
Saber compreender, compadecer, perdoar: disto se baseia o cristianismo (Papa João XXIII)

+++ Fonte: http://mundocatolico.org.br/ - http://sao-tarcisio.blogspot.com/
Bom dia Evangelho-24 de maio(segunda-feira).Unidade é "cartão de apresentação" da Igreja, explica o Papa na solenidade de PentecostesVATICANO, 23 Mai. 10 (ACI) .- Na Missa que presidiu hoje pela solenidade de Pentecostes, o Papa Bento XVI explicou que "a unidade é o sinal de reconhecimento, o 'cartão de apresentação' da Igreja no curso de sua história universal".
Vinde , Espírito Santo

Vinde , Espírito Santo , enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos : Ó Deus , que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo ,
fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo
Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo , Senhor nosso. Amém.tjl@24052010-0929lt

quinta-feira, 20 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
21 de maio de 2010 — Sexta-feira - 7ª Semana da Páscoa (Pf. da Páscoa ou Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos
Santos do dia: Serapião, Sinésio, Secundino,Valente, Benvenuto, Gisela,Virginia,Crispin(PeterFiorete),Godric

O amor tem sua exigência, como a insistência de Jesus com o apóstolo Pedro: “Pedro, tu me amas mais do que estes?” O amor que pede Jesus é à sua pessoa, pois Ele é o Filho de Deus. Jesus insiste porque sabe da verdade de sua Palavra e quem Ele é: nosso Salvador. Nosso amor e nossa fidelidade, às vezes, são muito frágeis e podem sucumbir. Só a perseverança no amor nos faz vitoriosos, e nada poderá tirar o lugar de Deus em nós.

Deus nos fala
A Palavra é para ser semeada em defesa da dignidade humana, em favor da justiça, da paz, no diálogo, no perdão... O verdadeiro Pastor é aquele que é capaz de amar até o fim, como Jesus, e por isso Pedro é testado para o serviço do Reino.

Oração
Pai, torna cada vez mais consistente meu amor a teu Filho Jesus, e confirma minha condição de discípulo que deseja dar testemunho autêntico de sua fé.

EVANGELHO
O testemunho de Pedro (Jo 21,15-19)
Quando eles acabaram de comer, Jesus perguntou a Simão Pedro: - Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam? - Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! - respondeu ele. Então Jesus lhe disse: - Tome conta das minhas ovelhas! E perguntou pela segunda vez: - Simão, filho de João, você me ama? Pedro respondeu: - Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus lhe disse outra vez: - Tome conta das minhas ovelhas! E perguntou pela terceira vez: - Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: "Você me ama?" E respondeu: - O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus ordenou: - Tome conta das minhas ovelhas. Quando você era moço, você se aprontava e ia para onde queria. Mas eu afirmo a você que isto é verdade: quando for velho, você estenderá as mãos, alguém vai amarrá-las e o levará para onde você não vai querer ir. Ao dizer isso, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro ia morrer e assim fazer com que Deus fosse louvado. Então Jesus disse a Pedro: - Venha comigo!

Comentário do Evangelho
Os discípulos retornam à Galileia
Há indícios de que o capítulo 21 do Evangelho de João seja um acréscimo tardio, embora tal interpretação não tenha consenso pleno. Depois da crucifixão de Jesus, os discípulos retornam à Galileia. Estando os discípulos no barco para a pesca, Jesus se aproxima da praia, orienta os discípulos, e a pesca é surpreendente. Jesus prepara peixe e pão e os partilha com os discípulos. Na segunda parte desta narrativa, Pedro, com três afirmações de amor a Jesus, é resgatado da tríplice negação no momento da prisão de Jesus, e é instituído como o pastor das ovelhas de Jesus. Agora, a sua fidelidade manifestará a glória de Deus, até o martírio. A narrativa exprime a tradição já formada do primado dePedro e de seu martírio. (Autor: José Raimundo Oliva).

A IGREJA CELEBRA HOJE
Santa Rita de Cascia
Santa Rita nasceu em Rocca Porena perto de Spoleto, Itália em 1381 e expressou bem cedo o desejo de ser freira. Seus parentes já idosos insistiram para que ela se casasse com a idade de doze anos com um homem descrito como sendo um homem cruel e rude. Ela passou 18 anos extremamente infeliz, teve dois filhos e finalmente ficou viúva quando o seu marido foi morto numa briga. Ambos os filhos logo morreram e Rita tentou sem sucesso entrar para o convento agostiniano que havia em Cascia. Ela foi recusada porque pelas regras do convento só se aceitavam virgens.Mas Rita continuou a rezar e a pedir, e uma noite ela foi milagrosamente transportada para dentro do convento com todas as suas enormes portas fechadas e trancadas. Quando as irmãs a viram lá dentro, decidiram que era desejo de Deus que ela fosse aceita e assim em 1413 ela entrou para o Ordem e logo ganhou fama pela sua austeridade, devoção, oração e caridade.No ano seguinte, ocorreu outro milagre. Havia lhe ordenado a Superiora, em nome da obediência, que regasse todos os dias um pé seco de uva, mas em um ano, já daquele ramo morto brotaram cachos de uvas abundantes e saborosas. E a videira, apesar de velha, de vários séculos, ainda hoje está viçosa.Certo dia ela recebeu visões e teve ferimentos na testa que pareciam uma coroa de espinhos que seria uma estigmata (provavelmente um dos estigmas de Cristo). Os ferimentos melhoraram de modo a permitir que ele fosse a Roma numa peregrinação em 1450, mas reapareceu logo que ela retornou e com ela ficaram até a sua morte.Pouco antes de morrer, uma visitante, sua parente, perguntou se queria algo e ela pediu que lhe trouxessem rosas de sua terra natal. "Impossível" disse a parente "agora é pleno inverno". Santa Rita respondeu : " Vá e encontrarás o que peço".Ao chegar a parente, em Rocca Porena, no jardim em frente a sua casa, havia no meio da neve, uma bela roseira com lindas flores de onde colheu as rosas que Santa Rita havia pedido.Ao falecer outro milagre. Os sinos do mosteiro repicavam milagrosamente sozinhos sem alguem por perto a tocar. Segundo a tradição seu corpo estaria incorrupto até a presente data. Ela morreu em 22 de março em Cascia e muitos milagres foram relatados como sendo devido a sua invocação e intercessão. Foi canonizada em 1900. Ela é venerada na Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e em outros países como sendo a "santa das causas impossíveis".No Brasil, ela é a padroeira das causas impossíveis junto com São Judas Thadeu.Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada com uma freira orando diante de um crucifixo, ou com uma coroa de espinhos, ou recebendo uma coroa de rosas da Virgem Maria, ou recebendo uma coroa de espinhos dos santos. O seu emblema são as rosas. E em alguns locais as rosas são bentas no dia de sua festa. É protetora contra a esterilidade, e infertilidade e das causas impossíveis, e padroeira das viúvas. Ela é considerada a mais popular das santas. Uma pesquisa feita por um instituto de pesquisa italiano chegou a conclusão ela é a mais popular de todas as santas.
TJL@ - http://www.cademeusanto.com.br/santa_rita_de_cascia.htm

quarta-feira, 19 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
20 de maio de 2010 — Quinta-feira
7ª Semana da Páscoa
(Pf. da Páscoa ou Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos


Um povo que não abraça a unidade está destinado ao fracasso, porque não disputamos verdades mas, como cristãos, buscamos viver a mesma fé no Cristo Redentor. O caminho da unidade conduz-nos à copiosa redenção. Na Eucaristia, proclamamos que bebemos a vida de uma única fonte, e nos alimentamos de um único e mesmo pão: Aquele que desceu do céu. Convocados pela mesma fonte de amor e pela mesma Palavra, a desunião não tem sentido algum entre nós.
Deus nos fala
A ressurreição é motivo de esperança para o apóstolo e para os cristãos, mas escândalo para os saduceus que não a aceitam. Jesus permanecerá junto dos discípulos e lhes comunicará o mesmo amor do Pai para com o Filho.
Oração
Pai, faze-me assumir com muita disposição a tarefa de continuar a missão de Jesus, para que muitas outras pessoas abracem a salvação que nos ofereces.

Salmo: 15 (16), 1-2a e 5. 7-8. 9-10. 11 (R/. 1)Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: "Senhor vós sois meu Senhor". Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!
Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranqüilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!


EVANGELHO
Jesus reza por aqueles que vão crer
Jo 17,20-26-
Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. - Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste. Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles.
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm

Comentário do Evangelho
A unidade no amor é a glória de Deus
A unidade no amor é a glória de Deus. Jesus roga por todos, em todos os povos, em todos os tempos. Os discípulos são enviados ao mundo criado por Deus para que o mundo conheça o amor de Deus, creia e seja transformado por este amor. O grande sinal da presença de Deus não é nenhum ato de poder milagroso, mas a perfeita união de amor. Esta união já é perfeita entre Jesus e o Pai, e os discípulos empenham-se em participar dela, manifestando a glória de Deus ao mundo. Nas comunidades a unidade se faz na humildade, no perdão, na reconciliação, no serviço sem ambições, na partilha. No mundo a unidade é conquistada pela remoção do muro que divide os ricos - ambiciosos que se apropriam dos bens terrenos, dos empobrecidos, humilhados, explorados e carentes -, para que todos tenham vida plena, no usufruto da criação de Deus.
Autor: José Raimundo Oliva

A IGREJA CELBRA HOJE(20/5/010)
São Bernardino de Sena
Comemoramos uma Santo Europeu conhecido como um grande pregador italiano deste século, São Bernardino de Sena. Nasceu em Massa Marítima no ano de 1380 ao ficar orfão de pai e mãe foi morar com tias que souberam comunicar-lhe a graça da vida de oração e amor a Nossa Senhora.Quando completou a idade necessário Bernardino entrou para a família franciscana onde tornou-se sacerdote e vigário-geral do movimento conhecido por Observância , que tinha propósitos mais radicais para a vida franciscana. O motivo de ter sido conhecido em toda a península italiana e na Igreja foi devido seu dom de pregar, que arrastava a muitos para Deus.São Bernardino de Sena tornou pacificador das guerras entre s cidades-estados; contestador da política que feria a caridade e grande promotor da devoção ao Santo nome de Jesus, por isto trazia em mãos uma pequena tábua com as iniciais IHS ( Jesus Salvador do Homem). Viveu o que pregou e pregou o que viveu, até intrar na Igreja Triunfante com 64 anos de idade.São Bernardino de Sena...rogai por nós!
TJL@- http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm

EXTINÇÃO DO MAL
Na didática de Deus, o mal não é recebido com a ênfase que caracteriza muita gente na Terra, quando se propõe a combatê-lo. Por isso, a condenação não entra em linha de conta nas manifestações da Misericórdia Divina. Nada de anátemas, gritos, baldões ou pragas. A Lei de Deus determina, em qualquer parte, seja o mal destruído não pela violência, mas pela força pacífica e edificante do bem. A propósito, meditemos. O Senhor corrige: a ignorância: com a instrução; o ódio: com o amor; a necessidade: com o socorro; o desequilíbrio: com o reajuste; a ferida: com o bálsamo; a dor: com o sedativo; a doença: com o remédio; a sombra: com a luz; a fome: com o alimento; o fogo: com a água; a ofensa: com o perdão; o desânimo: com a esperança; a maldição: com a bênção. Somente nós, as criaturas humanas, por vezes, acreditamos que um golpe seja capaz de sanar outro golpe. Simples ilusão. O mal não suprime o mal. Em razão disso, Jesus nos recomenda amar os inimigos e nos adverte de que o único poder de remover o mal e extingui-lo é e será sempre a força suprema do Amor. Por isso amados, neste amor que estamos, neste colo bendito de Jesus, não tenha medo.
TJL@19052010-1854LT(REF. 20.MAIO).

terça-feira, 18 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
19 de maio de 2010 — Quarta-feira
7ª Semana da Páscoa
(Pf. da Páscoa ou Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos

Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou ao Pai “para que todos sejam um”, como Ele está no Pai e o Pai está nele. A mesma comunhão que há entre o Pai e o Filho, Jesus quer que também exista entre nós cristãos. Nosso “destino” é ser um povo reunido na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Se nos sentamos à mesa para partilhar o mesmo pão, porque admitir que haja divisão entre nós? Não pode haver separação entre aqueles que estão com o evangelho nas mãos.
Deus nos fala
A Palavra nos dá responsabilidade na missão, e é o Espírito divino que nos conduzirá à fidelidade e à perseverança. É Jesus mesmo que nos une num só povo, desde sua oração sacerdotal temos o dever de buscar sem cessar a esperança e a unidade.
Oração
Senhor Jesus, consagra-me sempre mais na verdade, para que eu não me deixe seduzir pela maldade do mundo.


Salmo: 67 (68), 10-11.20-21 (R/.33a)Reinos da terra, cantai ao Senhor
Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.
Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só ele, nos poderá livrar da morte!

EVANGELHO
Jo 17,11b-19- Jesus reza pelos apóstolos
Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus.

Comentário do Evangelho
Guardar", "consagrar""Guardar", "consagrar" e "mundo" são os temas dominantes nesta oração filial de Jesus.
O "mundo", no qual Jesus se manifesta, está sob o domínio dos ambiciosos que oprimem e matam em vista de acumular riquezas e poder. O "guardar" é a presença amorosa que atrai os discípulos, os une, e liberta-os do poder maligno que domina o mundo. Jesus, entre os discípulos, foi esta presença amorosa. Agora, ao se ausentar, pede ao Pai que manifeste seu amor, com o envio do Espírito Santo. Este guardará os discípulos, que permanecem no mundo. Os frutos do Espírito são o amor e a alegria. "Consagrar" é dedicar a Deus. Jesus, enviado ao mundo pelo Pai, consagrou-se pelos discípulos: dedicou-se ao anúncio da palavra da verdade que salva o mundo. Agora os discípulos são enviados, em missão, ao mundo, consagrados ao testemunho e ao anúncio da verdade. (Autor: José Raimundo Oliva).
A IGREJA CELEBRA HOJE:
Santo Ivo

Lembramos neste dia um membro da Igreja Triunfante, pois peregrino na terra Santo Ivo, viveu o ideal da santidade e conseguiu a graça da salvação. Nasceu na Bretanha, França, em 1253, de uma família nobre.Aconselhado sempre por sua mãe deixou cedo sua casa para estudar em Paris, onde cursou liberais, direito, filosofia e teologia. Santo Ivo era no meio estudantil muito respeitado, como debochado devido sua vida de piedade tão forte; desta forma mesmo formado em Direito caminhou para o Sacerdócio, pois este era o chamado do Senhor.Escolhido pelo Bispo para ser juiz eclesiástico da diocese viveu na retidão e imparcialidade própria do justo, e assim tomou a defesa justa dos pobres e promoveu a paz. Santo Ivo que entrou no Céu aos 50 anos, com muita luta contra tentações próprias do meio, e com fervorosa vida de oração e Igreja, foi tornado por Deus um santo advogado e assim Patrono dos Advogados.Santo Ivo...rogai por nós!
TJL@ - WWW.PAULINAS.ORG.BR
A IGREJA CELEBRA HOJE
Terça-feira, 18 de maio de 2010
São Félix de Cantalício, Confessor
(+ Roma, 1587)
Irmão leigo capuchinho, vivia pelas ruas de Roma pedindo esmolas para a manutenção de seu convento. A todos os benfeitores, respondia invariavelmente "Deo gratias" (graças a Deus). Foi, por isso apelidado de Frei Deo Gratias.
BOM DIA EVANGELHO
18 de maio de 2010 — Terça-feira
7ª Semana da Páscoa
(Pf. da Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos
Hoje a Igreja celebra :
São João I, papa, +526, S. Leonardo Murialdo, presbítero, +1900

Jesus nos ama muito. Compreende as dificuldades dos discípulos e reza por eles: “Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”. Sabe da força divina que necessitam, para que anunciem a Palavra de redenção, como continuadores do Reino. As palavras de Jesus precisam nos encantar para que sejamos hoje seus apóstolos. Hoje é o Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Que a sociedade tenha ética e vença essa terrível chaga de escravidão e exploração.
Deus nos fala
O apóstolo fiel não reserva nada para si, e abraça tudo o que o Senhor lhe reserva. Cumpre o desejo ou a vontade de Deus. A vida eterna é amor, é conhecer o Pai como Deus verdadeiro e seu Filho como o enviado dele para nossa salvação.
Oração
Jesus, inicio esta oração te pedindo perdão pelas vezes que não amo, não creio ou não espero como Tu gostarias. Peço tua graça para saber confiar sempre em tua Providência e em tua misericórdia.

EVANGELHO
Jo 17,1-11ªO que é a vida eterna?

· 1 Depois de falar essas coisas, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: «Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o Filho glorifique a ti, 2 pois lhe deste poder sobre todos os homens, para que ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe deste. 3 Ora, a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo.4 Eu te glorifiquei na terra, completei a obra que me deste para fazer. 5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.»Os discípulos de Jesus rompem com o mundo -* 6 «Eu manifestei o teu nome aos homens que me deste do meio do mundo. Eles eram teus e tu os deste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7 Agora eles conhecem que tudo o que me deste provém de ti, 8 e que as palavras que eu lhes dei são aquelas que tu me deste. Eles as receberam, e conheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti, e acreditaram que tu me enviaste. 9 Eu peço por eles. Não peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10 E tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu, e assim sou glorificado neles. 11 Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti.Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um.* 17,1-5: A vida eterna consiste em comprometer-se com o verdadeiro Deus e o verdadeiro homem, que se manifestaram na vida e ação de Jesus. O Deus verdadeiro é o Pai que ama os homens, a ponto de entregar seu Filho até à morte, para dar vida. Todo deus que não dá vida ao homem é falso, é ídolo. O homem verdadeiro é aquele que se abre para se tornar filho do Deus que dá vida e para ser irmão dos outros homens, dando a vida por eles, como Jesus fez. Todo homem que se fecha para Deus e para os irmãos é um falso homem. * 6-19: Os discípulos vão continuar a missão de Jesus. Como Jesus, eles romperam com a mentalidade perversa do sistema que rege a sociedade. A missão deles, porém, não é sair do «mundo», e sim permanecerem unidos, presentes no meio da sociedade, dando testemunho de Jesus. O Pai os protegerá de se contaminarem com o espírito do «mundo», a cujas ameaças e seduções eles não cederão. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral ).


Comentário ao Evangelho do dia feito por : São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo e Doutor da Igreja Comentário ao evangelho de João, 11, 7; Pg 74, 497-499 (a partir da trad. Delhougne, Les Pères commentent)
· «Pai, tenho manifestado o Teu nome aos homens»O Filho não manifestou o nome do Pai apenas revelando-o e dando-nos uma instrução exacta sobre a Sua divindade, uma vez que que tudo isso tinha sido proclamado antes da vinda do Filho, pela Escritura inspirada. O Filho também nos ensinou, não só que Ele é verdadeiramente Deus, mas que é também verdadeiramente Pai, e que é assim verdadeiramente chamado, pois tem em Si mesmo e produz para fora de Si mesmo o Filho, que é co-eterno com a Sua natureza.O nome de Pai é mais apropriado a Deus do que o nome de Deus: este é um nome de dignidade, aquele significa uma propriedade substancial. Porque quem diz Deus diz o Senhor do universo. Mas quem nomeia o Pai específica a característica da pessoa: mostra que é Ele que gera. Que o nome de Pai é mais verdadeiro e mais apropriado que o de Deus mostra-no-lo o próprio Filho pelo modo como o usa. Pois Ele não dizia: «Eu e Deus», mas: «Eu e o Pai somos um» (Jo 10, 30). E dizia também: «Foi a Ele, ao Filho, que Deus marcou com o Seu selo» (Jo 6, 27).Mas, quando mandou os seus discípulos baptizarem todos os povos, ordenou expressamente que o fizessem, não em nome de Deus, mas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19).
·
TJL@-http://www.franciscanos.org.br - http://www.editorasantuario.com.br/
· http://sao-tarcisio.blogspot.com/

segunda-feira, 17 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Segunda-feira, 17 de maio de 2008
Sétima Semana da Páscoa, 3ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca Hoje: Dia Mundial das Telecomunicações

Antífona: Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá em vós, e dareis testemunho de mim até os confins da terra, aleluia! (At1, 8)
Oração:
Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 67 (68), 2-3.4-5ac.6-7ab (R/.33a)
Reinos da terra, cantai ao Senhor
Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor! Mas os justos se alegram na presença do Senhor, rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exulta diante dele! Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.

Evangelho: João (Jo 16, 29-33)
Tende coragem! eu venci o mundo!
Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: "Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus". 31Jesus respondeu: "Credes agora? 32Eis que vem a hora - e já chegou - em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só porque o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!" Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho - Eu venci o mundo!
O mundo, entendido como força de oposição a Jesus e empecilho para a realização de sua obra, está em contínuo conflito com o Filho de Deus. Em todo o seu ministério houve uma luta ininterrupta com o mundo. Desde o início, este procurou desconhecer a Palavra revelada por Jesus. Também cultivou um terrível ódio contra ele, porque desmascarava a malícia de suas obras. O mundo maquinou a morte de Jesus, arregimentando todos os inimigos e tentando convencê-los de que o Mestre era um blasfemo e inimigo da nação. Ademais, o mundo assumiu a postura ridícula de reconhecer o imperador romano como rei, porque isto lhe convinha para confirmar a sentença capital contra o enviado de Deus. O mundo encarna o poder das trevas, da morte, da mentira e do pecado. Por isso, não podia chegar a um acordo com quem era luz e tinha por missão gerar vida e verdade e, assim, fazer a graça divina jorrar sobre toda a humanidade. Mas, a cegueira apossou-se do mundo, impedindo-o de chegar à verdade. Sua auto-suficiência fê-lo desprezar a oferta divina de salvação, proclamada pelo Filho de Deus. Jesus tem consciência de ter vencido o mundo, embora tivesse de passar pela morte de cruz. Sua vitória resultou da ação conjunta com o Pai. Afinal, ao se levantar contra Jesus, o mundo se insurgia contra o próprio Deus. Seria ingenuidade ter a pretensão de vencê-los! [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

A IGREJA CELEBRA HOJE:
Santos: Félix (Confessor franciscano da Cantalícia, 1ª Ordem), João I (papa e mártir), Cláudia, Leonardo de Murialdo, Dióscoro, Teódoto, Tecusa e sete bem Aventuradas Virgens, Potamon (Bispo de Heracléia, Mártir), Érico (martirizado na Suécia), Venâncio (mártir), Guilherme de Toulouse (beato).
São Pascoal Bailão
Como irmão leigo, foi porteiro, cozinheiro, responsável pelos bens da comunidade e pela distribuição de esmolas. Nascido no Reino de Aragão, era irmão leigo franciscano e se destacou pela humildade, pela obediência e sobretudo pela devoção ao Santíssimo Sacramento, diante do qual permanecia longas horas em adoração. Foi enviado à França para tratar dos interesses da Ordem, na Espanha. Fez a viagem descalço e com o hábito franciscano e sob a ameaça dos calvinistas. Embora iletrado, é considerado um dos primeiros teólogos da Eucaristia. Isto não somente em virtude das disputas com os calvinistas, mas também pelos tratados que escreveu sobre o assunto. A sua espiritualidade tinha um cunho essencialmente eucarístico. Leão XIII proclamou-o patrono dos congressos eucarísticos internacionais. Para sua reflexão: Os discípulos continuam sem entender plenamente a mensagem de Jesus. Sentem-se intrigados. Jesus lhes anuncia que são chamados a dar à luz a um mundo novo, baseado no amor e guiado pelo Espírito. O ato de dar à luz produz um sofrimento passageiro que acaba em uma alegria imensa. Este momento de alegria e prazer esta próximo, quase ao alcance da mão. O amor de Jesus e do Pai que lhes vai ser revelado mudará a perspectiva dos discípulos. Vão ter fé, valor e paz para enfrentar todas as dificuldades que se apresentarem, porque saberão que Jesus sesta com eles como o Pai tem estado sempre com Jesus. (Novo Testamento, Edições de Estudos, Ave-Maria).

Nossas igrejas têm a missão do manifestar Deus.
O nosso Deus é um só. (Dom Luiz Soares Vieira) TJL@

quarta-feira, 12 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO-13/MAIO.
Capital Federal sedia encontro durante comemoração de 50 anos de fundação da cidade


Em 2010, Brasília estará em festa. Não só pelos 50 anos de fundação da cidade, como também pelo Jubileu da Arquidiocese de Brasília e pela realização de mais um grande evento eucarístico na capital federal. O XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN) será realizado de 13 a 16 de maio e terá como tema Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários e por lema Fica conosco, Senhor! (cf. Lc 24,29).TJL@12052010-1745LT(Ref.13/maio)
BOM DIA EVANGELHO
13 de maio de 2010 — Quinta-feira
6ª Semana da Páscoa
(Pf. Pascal, Cor Branca)

Confortam-nos as palavras de Jesus: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. Esse pouco tempo mostra-nos que Jesus estará sempre ao nosso lado, como esteve ao lado dos discípulos. Fica conosco, Senhor. Essa prece estaremos repetindo a todo momento, sobretudo nos dias do XVI Congresso Eucarístico Nacional que se inicia hoje, em Brasília, e vai até o dia 16, próximo domingo. Fica conosco, Senhor, e sede nosso companheiro no caminho.

Deus nos fala
O apóstolo exerce seu ministério apostólico com gratuidade e generosidade, e nele está a gratuidade do amor de Deus por nós. Jesus vê a tristeza no coração dos apóstolos e os consola, pois não os abandonará jamais.

Oração
Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.

EVANGELHO
Jo 16,16-20A angústia se transformará em alegria
* 16 Daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver.» 17 Alguns discípulos comentaram: «O que ele quer dizer com isso: ‘daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver’? E ainda: ‘eu vou para o Pai’?» 18 E diziam: «Que significa esse ‘um pouco’? Não compreendemos o que ele quer dizer.»19 Jesus percebeu que eles queriam fazer perguntas. E disse: «Vocês estão discutindo porque eu falei: ‘Daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver’? 20 Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria.* 16-24: A morte de Jesus significará ausência e tristeza. Mas é morte fecunda, pois dará lugar à alegria, uma vez que será o princípio de uma presença nova, a presença do Ressuscitado, que age mediante o Espírito Santo. O que acontece com Jesus acontece com todos: para dar fruto, o grão de trigo deve morrer. Também a comunidade é chamada ao testemunho que pode ir até à morte, como entrega em favor do homem, morrendo para dar a vida.(Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )

Comentário do Evangelho
"Se alguém me ama, guardará minha palavra"
A última ceia é marcada pela despedida. Não uma despedida de separação definitiva, mas uma breve despedida. Breve, porque a ausência para os sentidos será sucedida pela presença no coração, no sentimento, na fé. "Um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo" é repetido três vezes. Novamente é mencionada a dificuldade dos discípulos em entenderem. Jesus já lhes falara sobre o "estar" com eles, o "ir" para o Pai e o "vir" a eles. Nas primeiras pregações, entre os cristãos, falava-se em uma outra "volta" de Jesus ao mundo, a Parusia. O Evangelho de João, contudo, afirma a continuidade da presença de Jesus entre os discípulos. "Compreendereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós [.]; se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada" (14,20.23). É a presença real de Jesus na comunidade e no próximo a ser amado. (Autor: José Raimundo Oliva)
A IGREJA CELEBRA HOJE-13 de Maio
Nossa Senhora de Fátima

Neste mês de Maio temos a graça de comemorarmos a aparição de Nossa Senhora na pequena aldeia de Fátima e lembrarmos o conteúdo de sua mensagem que ainda hoje possui força entre seus filhos.No dia 5 de maio de 1917, durante a primeira guerra mundial, o papa Bento XV convidou aos Católicos do mundo inteiro para se unirem em uma cruzada de orações para obter a paz com a intercessão de Nossa Senhora. Oito dias depois a Beatíssima Virgem dava aos homens a sua resposta, aparecendo a 13 de maio a três pastorinhos portugueses, Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 e Jacinta de 7 anos.A Senhora marcou com eles encontro naquele mesmo lugar, um lugar espaçoso e descampado denominado Cova da Iria, para o dia 13 de todo mês. Lúcia, a maiorzinha, recomendou aos priminhos para não contarem nada em casa. Mas, Jacinta não soube guardar o segredo e no dia 13 de junho, os três pastorinhos não estavam mais sozinhos no encontro.No dia 13 de julho Lúcia hesitou em ir ao encontro porque os pais a haviam maltratado, mas depois se deixou convencer por Jacinta e foi precisamente durante a terceira aparição que Nossa Senhora prometeu um milagre para que o povo acreditasse na história das três crianças. A 13 de agosto os três videntes, fechados no cárcere, não puderam ir à Cova da Iria.A 13 de outubro, último encontro, setenta a oitenta mil pessoas lotaram o lugar das aparições e foram testemunhas do milagre anunciado: o sol parecia mover-se medrosamente, como se estivesse para destacar-se do firmamento, crescendo entre as chamas multicores. Nossa Senhora, em momentos sucessivos, ia aumentando os prodígios para persuadir da sua mensagem, para dar a sua resposta que empenha todos os cristão: " Rezem o terço todos dias; rezem muito e façam sacrifícios pelos pobres pecadores; são muitos os que vão para o inferno por não haver quem se preocupe em rezar e fazer sacrifícios por eles... A guerra logo vai acabar, mas se não pararem de ofender ao Senhor, não passará muito tempo para vir outra pior. Abandonem o pecado de suas próprias vidas e procurem eliminá-lo da vida dos outros, colaborando com a Redenção do Salvador."Ao constatar-se o fato da segunda guerra mundial os cristãos lembraram-se da mensagem de Fátima. Em 1946, na presença do Cardeal legado, no meio de uma multidão de oitocentas mil pessoas, houve a coroação da estátua de Nossa Senhora de Fátima. Em 1951, Pio XII estabeleceu que o encerramento do Ano Santo fosse celebrado no santuário de Fátima.A 13 de maio de 1967, pelo 50º aniversário das aparições de Nossa Senhora, o papa Paulo VI chegou a Fátima, onde o aguardava, juntamente com um milhão de peregrinos, que haviam passado a noite ao relento.Lúcia, a vidente Lúcia.Expressão do Coração Imaculado de Maria que no fim irá triunfar é a jaculatória ensinada por ela:"Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem! "Nossa Senhora de Fátima...rogai por nós!
Se procurares a justiça, hás de consegui-la, e dela te revestirás como de um manto de festa. Habitarás com ela, ela te protegerá para sempre; e, no dia do juízo, nela encontrarás apoio.
A devoção e Comunhão reparadora
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa
Maria Santíssima é verdadeiramente Mãe de uma bondade incomensurável. Seu desvelo para conosco excede a todo amor conhecido, pois não apenas é generoso, terno, envolvente e até heróico, mas parece ultrapassar todos os limites.
Mesmo quando em Fátima se referiu às punições reservadas para o mundo impenitente, a Mãe de Deus revestiu suas admoestações de profunda tristeza, demonstrando também, por seu modo de se expressar, uma grande pena dos “pobres pecadores”.
Apesar do anúncio da salutar punição, Nossa Senhora encontra-se pronta a nos obter de seu Divino Filho o perdão. A condição é que utilizemos os meios por Ela indicados: o aumento na devoção a Ela, a oração e a penitência.
Não há por que estranhar o caráter condicional dessa promessa de perdão, vinda de Mãe tão bondosa e misericordiosa. Pois, uma vez que alguém está ameaçado de castigo por causa de seus pecados, o modo de ser poupado é deixar de cometê-los.
Fonte: http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm- http://www.arautos.org/