quarta-feira, 19 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
20 de maio de 2010 — Quinta-feira
7ª Semana da Páscoa
(Pf. da Páscoa ou Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos


Um povo que não abraça a unidade está destinado ao fracasso, porque não disputamos verdades mas, como cristãos, buscamos viver a mesma fé no Cristo Redentor. O caminho da unidade conduz-nos à copiosa redenção. Na Eucaristia, proclamamos que bebemos a vida de uma única fonte, e nos alimentamos de um único e mesmo pão: Aquele que desceu do céu. Convocados pela mesma fonte de amor e pela mesma Palavra, a desunião não tem sentido algum entre nós.
Deus nos fala
A ressurreição é motivo de esperança para o apóstolo e para os cristãos, mas escândalo para os saduceus que não a aceitam. Jesus permanecerá junto dos discípulos e lhes comunicará o mesmo amor do Pai para com o Filho.
Oração
Pai, faze-me assumir com muita disposição a tarefa de continuar a missão de Jesus, para que muitas outras pessoas abracem a salvação que nos ofereces.

Salmo: 15 (16), 1-2a e 5. 7-8. 9-10. 11 (R/. 1)Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: "Senhor vós sois meu Senhor". Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!
Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranqüilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!


EVANGELHO
Jesus reza por aqueles que vão crer
Jo 17,20-26-
Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. - Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste. Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles.
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm

Comentário do Evangelho
A unidade no amor é a glória de Deus
A unidade no amor é a glória de Deus. Jesus roga por todos, em todos os povos, em todos os tempos. Os discípulos são enviados ao mundo criado por Deus para que o mundo conheça o amor de Deus, creia e seja transformado por este amor. O grande sinal da presença de Deus não é nenhum ato de poder milagroso, mas a perfeita união de amor. Esta união já é perfeita entre Jesus e o Pai, e os discípulos empenham-se em participar dela, manifestando a glória de Deus ao mundo. Nas comunidades a unidade se faz na humildade, no perdão, na reconciliação, no serviço sem ambições, na partilha. No mundo a unidade é conquistada pela remoção do muro que divide os ricos - ambiciosos que se apropriam dos bens terrenos, dos empobrecidos, humilhados, explorados e carentes -, para que todos tenham vida plena, no usufruto da criação de Deus.
Autor: José Raimundo Oliva

A IGREJA CELBRA HOJE(20/5/010)
São Bernardino de Sena
Comemoramos uma Santo Europeu conhecido como um grande pregador italiano deste século, São Bernardino de Sena. Nasceu em Massa Marítima no ano de 1380 ao ficar orfão de pai e mãe foi morar com tias que souberam comunicar-lhe a graça da vida de oração e amor a Nossa Senhora.Quando completou a idade necessário Bernardino entrou para a família franciscana onde tornou-se sacerdote e vigário-geral do movimento conhecido por Observância , que tinha propósitos mais radicais para a vida franciscana. O motivo de ter sido conhecido em toda a península italiana e na Igreja foi devido seu dom de pregar, que arrastava a muitos para Deus.São Bernardino de Sena tornou pacificador das guerras entre s cidades-estados; contestador da política que feria a caridade e grande promotor da devoção ao Santo nome de Jesus, por isto trazia em mãos uma pequena tábua com as iniciais IHS ( Jesus Salvador do Homem). Viveu o que pregou e pregou o que viveu, até intrar na Igreja Triunfante com 64 anos de idade.São Bernardino de Sena...rogai por nós!
TJL@- http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm

EXTINÇÃO DO MAL
Na didática de Deus, o mal não é recebido com a ênfase que caracteriza muita gente na Terra, quando se propõe a combatê-lo. Por isso, a condenação não entra em linha de conta nas manifestações da Misericórdia Divina. Nada de anátemas, gritos, baldões ou pragas. A Lei de Deus determina, em qualquer parte, seja o mal destruído não pela violência, mas pela força pacífica e edificante do bem. A propósito, meditemos. O Senhor corrige: a ignorância: com a instrução; o ódio: com o amor; a necessidade: com o socorro; o desequilíbrio: com o reajuste; a ferida: com o bálsamo; a dor: com o sedativo; a doença: com o remédio; a sombra: com a luz; a fome: com o alimento; o fogo: com a água; a ofensa: com o perdão; o desânimo: com a esperança; a maldição: com a bênção. Somente nós, as criaturas humanas, por vezes, acreditamos que um golpe seja capaz de sanar outro golpe. Simples ilusão. O mal não suprime o mal. Em razão disso, Jesus nos recomenda amar os inimigos e nos adverte de que o único poder de remover o mal e extingui-lo é e será sempre a força suprema do Amor. Por isso amados, neste amor que estamos, neste colo bendito de Jesus, não tenha medo.
TJL@19052010-1854LT(REF. 20.MAIO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário