segunda-feira, 31 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
TERÇA-FEIRA, 01 DE JUNHO DE 2010 – ANO C
Santos: Anibal di Francia, Justino, Cândida, Herculano de Piegaro, Fortunato, Laura
Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; ...

Oração
Pai, tudo quanto existe no universo te pertence. Ensina-me a subordinar tudo ao teu querer e a considerar-te a medida de tudo.
Salmo 1 - Para auxiliar as pessoas que estão determinadas a alcançar um objetivo especial em suas vidas.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.

EVANGELHO
Tudo é de Deus (Mc 12,13-17)
Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele. Eles chegaram e disseram: - Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não? Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu: - Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver. Eles trouxeram, e ele perguntou: - De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda? Eles responderam: - São do Imperador. Então Jesus disse: - Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus. E eles ficaram admirados com Jesus.

Comentário do Evangelho
A Deus o que é de Deus
Fariseus e herodianos, mesmo seguindo doutrinas divergentes, se unem contra Jesus. Quem os envia a Jesus são os membros do sinédrio, os chefes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos latifundiários. Simulam admiração por Jesus, mas este percebe sua hipocrisia. Tentam ver se Jesus entra em contradição ou declara algo contra o Império Romano ou contra as expectativas populares sobre ele. Se Jesus se mostrasse a favor do pagamento do imposto a César, ficaria desacreditado diante do povo que sofria com esta opressão. Se ele se mostrasse contra o pagamento, seria denunciado e condenado pela autoridade romana. É pela sua moeda que o império exerce a dominação. Diante da moeda romana, com a inscrição de César, Jesus fala em devolvê-la, e não em pagar. Devolver a César o que é de César é deixar de ser conivente com o império. Devolver a Deus o que é de Deus é restaurar a vida e a dignidade do povo oprimido e explorado. (Autor: José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje:
São Justino
Nós entramos neste mês do Sagrado Coração de Jesus, onde no seu primeiro dia, contemplamos a vida do São Justino que ao encontrar-se com as verdades que brotam do Coração entregou-se de corpo alma e a própria vida para Deus. São Justino grande filósofo cristão nasceu em Flávia Neápolis ( Palestina) , onde começou desde cedo sua busca da verdade.São Justino nasceu no paganismo e devorado pelo desejo da verdade enveredou-se primeiramente na doutrina de Aristóteles, depois seguiu o pensamento de Platão que começou ir de encontro com seus anseios , porém perdia-se no Mundo das Idéias e apresentava um Deus abstrato. Aconteceu que Justino conheceu um velho judeu cristão, que de maneira ungida e simples acompanhou a razão de Justino até as portas da Verdade, que foram abertas pela chave da fé, dada como dom aos corações desejos de Deus.Depois de Batizado Justino foi para Roma onde dedicou a formar discípulos de Cristo através de uma escola de catequese com o rótulo de Filosofia Cristã. Escreveu, defendeu e argumentou em favor do Cristianismo que na época não era nem compreendido, por isto considerado de tal modo ilegal que o Santo de hoje foi vítima da denúncia de um filósofo pagão, o qual levou-o ao tribunal e a morte de por decapitação, isto em 165.
São Justino, Rogai por nós.
tjl@ -fonte: www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário