terça-feira, 11 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Terça-feira, 11 de maio de 2010
Sexta Semana da Páscoa, 2ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca



Antífona: Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia! (Ap 19, 7.6)

Oração:
Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual. Alegrando-nos hoje porque adotados de novo como filhos de Deus, esperemos confiantes e alegres o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.


Salmo: 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 7c-8 (R/.7c)Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me aludais
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos.

Evangelho: João (Jo 16, 5-11)
Se eu não for, não virá até vós o defensor

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5"Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta 'para onde vais?' 6Mas porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade, é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o defensor; mas, se eu for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado". Palavra da Salvação!

Comentando o Evangelho
O Espírito e o mundo

O Evangelho sublinha a total oposição existente entre o Espírito Santo e o mundo, entendido como as forças contrárias a Jesus e ao Reino anunciado por ele. Não existe acordo entre ambos. Antes, uma luta sem tréguas.
O Espírito Santo tem a missão de julgar o mundo, de forma a revelar sua impiedade. Em primeiro lugar, no tocante ao pecado. O Espírito Santo desmascarará a atitude insensata de quem rejeita Jesus, numa atitude de aberta incredulidade. Considerando as chances oferecidas, trata-se de culpa injustificável. Tinha tudo para acolher Jesus, na fé, mas acabou por se tornar seu inimigo. Em segundo lugar, no tocante à justiça. Trata-se da veracidade do testemunho de Jesus, Filho de Deus. Nesta condição, coloca-se como juiz do mundo. Recusando-se a aceitar Jesus, o mundo torna-se culpado e merecedor de castigo.
Em terceiro lugar, no tocante ao juízo. Quando o mundo pensava ter julgado Jesus, ele é quem estava se colocando sob o peso do julgamento. Na cruz, o Filho foi exaltado pelo Pai, de modo a poder triunfar sobre seus adversários e submetê-los ao juízo divino. Na medida em que o Espírito Santo revelar o verdadeiro significado da morte de Jesus, o mundo estará incorrendo em juízo.
É desta forma que o mundo é vencido pelo Espírito de Jesus. [Evangelho nosso de cada dia, Pe. Jaldemir Vitório, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: O mundo recusa crer que Cristo foi enviado por Deus, apesar da evidência das “obras” e da excelência de seu ensinamento. É esta cegueira que constitui seu pecado. “Praticar a justiça” é amar e não odiar como nos ensinou Cristo. Quando este voltar para o Pai, tal será a prova de que ele nos falava da parte de Deus. O príncipe deste mundo só nos ensina o ódio. Mas a elevação de Cristo, na cruz e depois junto do Pai, marcou a condenação e a derrota do Diabo, e, portanto, o triunfo do Amor sobre o ódio. São esses três pontos que o Paráclito nos fará compreender [Bíblia de Jerusalém].
A igreja celebra hoje
Santos: Gregório de Venucchio (o iluminador), Floriano (mártir), Pelágia, Peregrino (bispo), Silvano (bispo), Antônia (mártir, queimada viva), Floriano, Venério (bispo de Milão), Gotardo (monge); João Houghton, Roberto Lawrence, Agostinho Webster, Ricardo Reynolds (mártires na Inglaterra), Mônica, Pelágia de Tarso (virgem e mártir), Gotardo (ou Godeardo, bispo de Hildesheim), Catarina de Parc-Aux-Dames (virgem), Gregório de Verucchio (beato), Miguel Giedroyc, João Martin Moye (beato), Amatus Ronconi (Bem-Aventurado, confessor franciscano da 3ª Ordem).


Santos Abade de Cluny
Entre 926 e 1156, a célebre Abadia de Cluny, na França, foi governada quase ininterruptamente por santos abades: Santos Odon (926-942), Majolo (965-994), Odilon (998-1048), Hugo (1049-1109) e Pedro, o Venerável (+1156). Nesse período Cluny espalhou sua influência benéfica por toda a Europa, chegando a coordenar mais de 2000 mosteiros fervorosos, revigorando espiritualmente toda a Cristandade e produzindo também na ordem temporal excelentes efeitos.

A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma
criativa, transformam-se em oportunidades. (Maxwell Maltz)

fonte: www.paulinas.org.br- www.santuario.org.br-
http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário