terça-feira, 18 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
18 de maio de 2010 — Terça-feira
7ª Semana da Páscoa
(Pf. da Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos
Hoje a Igreja celebra :
São João I, papa, +526, S. Leonardo Murialdo, presbítero, +1900

Jesus nos ama muito. Compreende as dificuldades dos discípulos e reza por eles: “Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”. Sabe da força divina que necessitam, para que anunciem a Palavra de redenção, como continuadores do Reino. As palavras de Jesus precisam nos encantar para que sejamos hoje seus apóstolos. Hoje é o Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Que a sociedade tenha ética e vença essa terrível chaga de escravidão e exploração.
Deus nos fala
O apóstolo fiel não reserva nada para si, e abraça tudo o que o Senhor lhe reserva. Cumpre o desejo ou a vontade de Deus. A vida eterna é amor, é conhecer o Pai como Deus verdadeiro e seu Filho como o enviado dele para nossa salvação.
Oração
Jesus, inicio esta oração te pedindo perdão pelas vezes que não amo, não creio ou não espero como Tu gostarias. Peço tua graça para saber confiar sempre em tua Providência e em tua misericórdia.

EVANGELHO
Jo 17,1-11ªO que é a vida eterna?

· 1 Depois de falar essas coisas, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: «Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o Filho glorifique a ti, 2 pois lhe deste poder sobre todos os homens, para que ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe deste. 3 Ora, a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo.4 Eu te glorifiquei na terra, completei a obra que me deste para fazer. 5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.»Os discípulos de Jesus rompem com o mundo -* 6 «Eu manifestei o teu nome aos homens que me deste do meio do mundo. Eles eram teus e tu os deste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7 Agora eles conhecem que tudo o que me deste provém de ti, 8 e que as palavras que eu lhes dei são aquelas que tu me deste. Eles as receberam, e conheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti, e acreditaram que tu me enviaste. 9 Eu peço por eles. Não peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10 E tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu, e assim sou glorificado neles. 11 Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti.Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um.* 17,1-5: A vida eterna consiste em comprometer-se com o verdadeiro Deus e o verdadeiro homem, que se manifestaram na vida e ação de Jesus. O Deus verdadeiro é o Pai que ama os homens, a ponto de entregar seu Filho até à morte, para dar vida. Todo deus que não dá vida ao homem é falso, é ídolo. O homem verdadeiro é aquele que se abre para se tornar filho do Deus que dá vida e para ser irmão dos outros homens, dando a vida por eles, como Jesus fez. Todo homem que se fecha para Deus e para os irmãos é um falso homem. * 6-19: Os discípulos vão continuar a missão de Jesus. Como Jesus, eles romperam com a mentalidade perversa do sistema que rege a sociedade. A missão deles, porém, não é sair do «mundo», e sim permanecerem unidos, presentes no meio da sociedade, dando testemunho de Jesus. O Pai os protegerá de se contaminarem com o espírito do «mundo», a cujas ameaças e seduções eles não cederão. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral ).


Comentário ao Evangelho do dia feito por : São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo e Doutor da Igreja Comentário ao evangelho de João, 11, 7; Pg 74, 497-499 (a partir da trad. Delhougne, Les Pères commentent)
· «Pai, tenho manifestado o Teu nome aos homens»O Filho não manifestou o nome do Pai apenas revelando-o e dando-nos uma instrução exacta sobre a Sua divindade, uma vez que que tudo isso tinha sido proclamado antes da vinda do Filho, pela Escritura inspirada. O Filho também nos ensinou, não só que Ele é verdadeiramente Deus, mas que é também verdadeiramente Pai, e que é assim verdadeiramente chamado, pois tem em Si mesmo e produz para fora de Si mesmo o Filho, que é co-eterno com a Sua natureza.O nome de Pai é mais apropriado a Deus do que o nome de Deus: este é um nome de dignidade, aquele significa uma propriedade substancial. Porque quem diz Deus diz o Senhor do universo. Mas quem nomeia o Pai específica a característica da pessoa: mostra que é Ele que gera. Que o nome de Pai é mais verdadeiro e mais apropriado que o de Deus mostra-no-lo o próprio Filho pelo modo como o usa. Pois Ele não dizia: «Eu e Deus», mas: «Eu e o Pai somos um» (Jo 10, 30). E dizia também: «Foi a Ele, ao Filho, que Deus marcou com o Seu selo» (Jo 6, 27).Mas, quando mandou os seus discípulos baptizarem todos os povos, ordenou expressamente que o fizessem, não em nome de Deus, mas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19).
·
TJL@-http://www.franciscanos.org.br - http://www.editorasantuario.com.br/
· http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário