segunda-feira, 3 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Segunda-feira, 3 de maio de 2010
Santos Filipe e Tiago (Apóstolos e Mártires), Oficio de Festa, 2ª do Saltério (Livro II), cor Branca
Hoje: Dia do Sertanejo, Dia do Sol e Dia Mundial de Liberdade de Imprensa


Antífona: Estes são os santos que Deus escolheu no seu amor. Deu-lhes uma glória eterna, alueluia!

Oração: Ó Deus vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos São Filipe e São Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição do vosso Filho que vejamos eternamente a vossa face. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 18(19A), 2-3. 4-5 (R/. 5a)
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra

Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite pública esta noticia.
Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo sua voz.

Evangelho: João (Jo 14. 6-14)
Há tanto tempo estou convosco e não me conheces

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes".
8Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" 9Jesus respondeu: "Há quanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai?' 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
Mostra-nos o Pai!

O diálogo com os discípulos torna-se mormente delicado quando Filipe, falando em nome dos demais, pede a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta!" Pedido ousado, se considerarmos que a piedade bíblica excluía qualquer possibilidade de alguém ver Deus e permanecer vivo. Por isso, todos os relatos de manifestação de Deus - teofania - revelam que a pessoa que contempla a glória divina fica tomado de pavor, diante da possibilidade de morrer. Como, então, os discípulos de Jesus ousavam querer ver o Pai?O Mestre procura levá-los a pensar a questão de maneira correta, numa perspectiva nova. Os discípulos esperavam uma teofania, no melhor estilo das teofanias do Antigo Testamento. Jesus, porém, intervém com algo muito mais simples. Coloca-se a si próprio como mediação da visão do Pai: "Quem me viu, viu o Pai! Você não acredita que estou no Pai e que o Pai está em mim?"A visão do Pai era a coisa mais desejada pelos discípulos. Bastaria dar um salto de qualidade para descobrir, na pessoa de Jesus, o rosto do Pai. E, para isso, era mister nutrir por Jesus fé idêntica à dedicada ao Pai. Sem uma fé verdadeira eles estariam privados da visão do Pai, ou continuariam a querer vê-lo, mas de maneira totalmente incorreta. A única forma de ver Deus Pai consiste em contemplá-lo na pessoa de Jesus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: Conhecer quem é ele é conhecer o Pai. Vê-lo com olhos de fé é ver o Pai. Filipe formula a seu modo o pedido audaz de Moisés (Ex 33, 18). É a esperança do orante, a experiência de Jó. Ele o faz como todo homem religioso: contemplar Deus como sentido último da existência. Conhecer é uma das palavras-chaves do evangelho de João, muito importante também nas cartas paulinas. A união intima de Jesus com o Pai implica: a pessoa, as palavras, as obras; as três apontam para o Pai e convergem para ele. Pai é o espaço vital de Jesus, Jesus é o espaço de manifestação do Pai. Somente a fé o pode descobrir e contemplar. [Bíblia do Peregrino, Paulus].

A IGREJA CELEBRA HOJE
Santos: São Tiago, Felipe, Maura, Alexandre I (papa, e seus companheiros, mártires), Timóteo, Maura, Alexandre (soldado mártir), Antonina, Evêncio, Teodulo, Juvenal (Bispo de Nárni), Felipe de Zell

Santos Filipe e Tiago
Filipe de Betsaida, na Galiléia, foi um dos primeiros discípulos chamados por Cristo (Jo 1;43). Da mesma cidade de Pedro e André, talvez fosse pescador também. Bem no início de sua vida pública, Jesus, ao se encontrar na Galiléia com Filipe, dirige-lhe imediatamente o chamado: "Segue-me"(Jo 1;43).No relato da milagrosa multiplicação dos pães é a Filipe que Jesus pergunta: "Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?" e Filipe respondeu: "Duzentos denários de pão não lhes bastam para que cada um receba um pedaço do pão" (Jo 6;5-7).Santos Filipe e Tiago...roguem por nós!

TJL@ -
http://mundocatolico.org.br/ - http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário