quarta-feira, 12 de maio de 2010

XVI CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONALBrasília. 13-16 de maio de 2010FICA CONOSCO, SENHOR! (CF. lC 24,29) - Programação Oficial : www.cen2010.org.br
TELEVISOR
Um menino, meditando enquanto orava, pediu a Deus: "Senhor, esta noite te peço algo especial: me transforme em um televisor. Quero ocupar o seu lugar. Viver como vive a TV de minha casa. Ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao redor... Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem questionamentos. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona. E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado. E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos "briguem" para estar comigo. Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo. E, por fim, que eu possa divertir a todos. Senhor, não te peço muito... Só quero viver o que vive qualquer televisor!
"tjl@12052010-0905lt



BOM DIA EVANGELHO
Quarta-feira, 12 de maio de 2010
Sexta Semana da Páscoa, 2ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca
Hoje: Dia da Enfermagem e dia do Enfermeiro


Entre os dias 11 e 14 de Maio, Sua Santidade o papa Bento XVI fará uma visita apostólica a Portugal. Confiamos essa visita às vossas orações.

Antífona: Senhor, eu vos louvarei ente os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17, 50; 21, 23)

Oração:

“Vem, Espírito divino, manda tua luz do céu. Pai amoroso do pobre; dom, em teus dons esplêndido; luz que penetra as almas; fonte do maior consolo. Vem, doce hóspede da alma, descanso de nosso esforço, trégua no duro trabalho, brisa nas horas de fogo, gozo que enxuga as lágrimas e reconforta nas dores”.

Salmo: 148, 1-2.11-12ab.12c-14a.14bcd
Da vossa glória estão cheios o céu e a terra

Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-­o, louvai-o, legiões celestiais!
Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!
Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

Evangelho: João (Jo 16, 12-15)
O Espírito da verdade vos conduzirá à plena verdade

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12"Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
As coisas que hão de vir

O Espírito da Verdade tem, junto aos discípulos de Jesus, várias funções. Entre elas, a função didática e a função profética.No nível didático, o Espírito instruirá os discípulos a respeito da verdade plena. Não se trata de uma revelação paralela à de Jesus, nem complementar. Movidos pelo Espírito, os discípulos serão capazes de atingir um nível, até então desconhecido, de compreensão dos ensinamentos do Mestre. Obterão uma sabedoria não quantitativa, mas sim qualitativamente superior, pelo fato de, com a ajuda do Espírito, estarem capacitados a dar um testemunho convincente de sua adesão a Jesus. O Espírito revela-se aos discípulos no contexto da experiência de vida, por conseguinte, de conhecimento existencial, prático.No nível profético, ele lhes anunciará as coisas que hão de vir. Exclui-se, aqui, todo tipo de previsão exata do futuro, de modo que os discípulos pudessem se precaver. O Espírito irá ajudá-los a conhecer melhor o que significa Jesus para cada momento da história humana. É uma ajuda na linha do discernimento, da interpretação dos fatos, da disposição humana para acolher o Mestre. Isto possibilitará ao discípulo caminhar com segurança, sem correr o risco de ser enganado. Afinal, vendo-se pressionado pelo mundo, estará sempre correndo o risco de dar um passo em falso. O Espírito revela-lhe por onde caminhar. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: O Espírito não traz novas revelações, mas vai conduzindo, no interior da revelação de Jesus, para a compreensão sempre mais atualizada e crescente. O Espírito Santo virá dar continuidade à obra de Jesus. O futuro: com relação ao momento em que Jesus fala: “anunciar” equivale a tomar e apresentar de novo. O Espírito que mantém unida a comunidade lhe dá força e sabedoria para encarar as injustiças do mundo.
Hoje a Igreja celebra :
Santos Nereu e Aquiles (ou Aquileu), mártires, séc. III, S. Pancrácio, mártir, +304, Nossa Senhora, Mãe da Misericórdia, Beata Joana de Portugal, virgem, +1490

Santa Joana
Santa Joana nasceu no dia 6 de fevereiro de 1452. Era filha de Dom Afonso V, rei de Portugal. Órfã de mãe aos 15 anos, tomou os encargos do governo da casa real. Filha primogênita do rei D. Afonso V, possuía grande beleza e personalidade marcante. Exerceu a regência do Reino quando seu pai foi à frente de uma esquadra conquistar Arzila e Tânger, na África. Desejosa de se consagrar a Deus na Ordem dominicana, precisou vencer a resistência do pai e de seu irmão D. João (futuro D. João II) que desejavam um casamento vantajoso para ela. Embora pretendida por muitos príncipes, entre eles o filho de Luis XI da França, para espanto de todos, em 1471 recolheu-se temporariamente no mosteiro de Odívelos. Conseguiu ingressar no convento dominicano de Aveiro, mas devido a sua frágil saúde viu-se impedida. Continuou passando no convento a maior parte do seu tempo, conservando o hábito religioso; mesmo quando estava fora do convento praticava eximiamente a regra da Ordem. Levava vida penitente, usando cilício sob as vestes reais e passando as noites em oração. Jejuava frequentemente e como divisa ou insígnia real usava uma coroa de espinhos. Os pobres, os enfermos, os presos, os religiosos viam nela a sua protetora e amparo. Conservava um livro onde ela anotava os nomes de todos os necessitados, o grau de pobreza de cada um e o dia em que deveria ser dada a esmola. Por ocasião da semana santa, lavava os pés de doze mulheres pobres e as presenteava com roupas, alimentos e dinheiro. Dali foi para o mosteiro de Aveiro, onde viveu despojada de tudo até a morte, no dia 12 de maio de 1490 e foi beatificada em 1693.

“É necessário colocar-se a caminho, deixar-se guiar só por Deus”
Cristo no Centro, nº 515

Fonte:
http://sao-tarcisio.blogspot.com/ - http://mundocatolico.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário