quinta-feira, 6 de maio de 2010

Livro de Salmos 96(95),1-3.10.Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, terra inteira!Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome, proclamai, dia após dia, a sua salvação.Anunciai aos pagãos a sua glória e a todos os povos, as suas maravilhas.Proclamai entre os povos: "O Senhor é rei!" Por isso, a terra está firme, não vacila; Deus governa os povos com equidade.


BOM DIA EVANGELHO
Sexta-feira--7 de maio de 2010
5ª Semana da Páscoa
(Pf. Pascal, Cor Branca)


Somos continuadores do ensinamento e do amor de Cristo. Por isso ele nos diz: “Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”. Essas palavras nos tocam profundamente! Existe confiança maior do que esta, a de um Deus para conosco e que nos chama de amigos? É o amor sempre presente que faz a vida acontecer sem cessar. Bendito seja o Senhor, Deus de amor!
Oração
Pai, seja o amor de Jesus minha única fonte de inspiração para pôr em prática o mandamento do amor mútuo. Que eu me esforce por amar, como tu amas!

EVANGELHO
Jo 15,12-17
Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.
12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. 13 Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. 14 Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. 15 Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. 17 O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros.»* 7-17: O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos. E a amizade é dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. A missão da comunidade não nasce da obediência a uma lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida.(Bíblia Sagrada - Edição Pastoral ).

Comentário do Evangelho
Amar como Jesus amou"Amar como Jesus amou."
Esta é a nossa vocação! Os antigos mandamentos: "Amar o próximo como a si mesmo" e "amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma", estão plenamente realizados no mandamento: "Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei". Jesus é a fonte divina deste amor e o infunde em nossos corações. Ele possui este amor em plenitude, em sua relação com o Pai, no Espírito Santo. No Evangelho de João, Jesus não manda amar a Deus. Seu mandamento é que permaneçamos no amor. É amar o próximo, como Jesus nos amou. O maior amor está em dar a vida por seus amigos, estar totalmente a seu serviço, a exemplo de Jesus. Somos escolhidos para dar fruto que permaneça para sempre. O fruto é a prática do amor mútuo originando as comunidades. E sendo o amor comunicativo por natureza, as comunidades transbordam esse amor na missão. As comunidades que vivem o amor de Jesus são as sementes da nova sociedade, atuantes e transformadoras do mundo submisso à injustiça e à manipulação dos adoradores do dinheiro e do poder. (Autor: José Raimundo Oliva).

A IGREJA CELEBRA HOJE
Bem-Aventurada Catarina Tekakwitha
O nosso Papa João Paulo II bateu o recorde em número de canonizações e beatificações, e assim tem demonstrado que é possível ser santo em todos os tempos, assim como em várias idades, raças, e culturas, como é o caso da indígena Catarina Tekakwita é um chamado de Deus a todos.Catarina foi uma pele-vermelha da América do Norte que levou muitos indígenas para Deus. A mãe de Catarina foi inicialmente evangelizada por missionários, juntamente com a tribo, mas aconteceu que foi raptada na guerra e levada por uma outra tribo, onde uniu-se ao chefe, e desta forma nasceu Catarina. A bem-aventurada de hoje conheceu através da mãe a Jesus e mesmo depois de perdê-la por doença, não deixou de seguir a Cristo.Ao ir morar com a tia pagã, sofreu pressões, mas sabendo de missionários na região foi sedenta de Deus ao encontro destes que a acolheram, catequizaram-na e a batizaram incorporando-a no Corpo Místico do seu Amado. A bem-aventurada Catarina consagrou sua virgindade e todo o seu ser ao Cristo, por isso foi importante para a conversão de muitos irmãos da mesma raça, isto até os 24 anos quando entrou no Céu depois de dizer: "Jesus, eu te amo!". Bem-Aventurada Catarina Tekakwita...rogai por nós!
tjl@ = mensagem disponive:
http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário