terça-feira, 18 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
19 de maio de 2010 — Quarta-feira
7ª Semana da Páscoa
(Pf. da Páscoa ou Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos

Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou ao Pai “para que todos sejam um”, como Ele está no Pai e o Pai está nele. A mesma comunhão que há entre o Pai e o Filho, Jesus quer que também exista entre nós cristãos. Nosso “destino” é ser um povo reunido na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Se nos sentamos à mesa para partilhar o mesmo pão, porque admitir que haja divisão entre nós? Não pode haver separação entre aqueles que estão com o evangelho nas mãos.
Deus nos fala
A Palavra nos dá responsabilidade na missão, e é o Espírito divino que nos conduzirá à fidelidade e à perseverança. É Jesus mesmo que nos une num só povo, desde sua oração sacerdotal temos o dever de buscar sem cessar a esperança e a unidade.
Oração
Senhor Jesus, consagra-me sempre mais na verdade, para que eu não me deixe seduzir pela maldade do mundo.


Salmo: 67 (68), 10-11.20-21 (R/.33a)Reinos da terra, cantai ao Senhor
Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.
Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só ele, nos poderá livrar da morte!

EVANGELHO
Jo 17,11b-19- Jesus reza pelos apóstolos
Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus.

Comentário do Evangelho
Guardar", "consagrar""Guardar", "consagrar" e "mundo" são os temas dominantes nesta oração filial de Jesus.
O "mundo", no qual Jesus se manifesta, está sob o domínio dos ambiciosos que oprimem e matam em vista de acumular riquezas e poder. O "guardar" é a presença amorosa que atrai os discípulos, os une, e liberta-os do poder maligno que domina o mundo. Jesus, entre os discípulos, foi esta presença amorosa. Agora, ao se ausentar, pede ao Pai que manifeste seu amor, com o envio do Espírito Santo. Este guardará os discípulos, que permanecem no mundo. Os frutos do Espírito são o amor e a alegria. "Consagrar" é dedicar a Deus. Jesus, enviado ao mundo pelo Pai, consagrou-se pelos discípulos: dedicou-se ao anúncio da palavra da verdade que salva o mundo. Agora os discípulos são enviados, em missão, ao mundo, consagrados ao testemunho e ao anúncio da verdade. (Autor: José Raimundo Oliva).
A IGREJA CELEBRA HOJE:
Santo Ivo

Lembramos neste dia um membro da Igreja Triunfante, pois peregrino na terra Santo Ivo, viveu o ideal da santidade e conseguiu a graça da salvação. Nasceu na Bretanha, França, em 1253, de uma família nobre.Aconselhado sempre por sua mãe deixou cedo sua casa para estudar em Paris, onde cursou liberais, direito, filosofia e teologia. Santo Ivo era no meio estudantil muito respeitado, como debochado devido sua vida de piedade tão forte; desta forma mesmo formado em Direito caminhou para o Sacerdócio, pois este era o chamado do Senhor.Escolhido pelo Bispo para ser juiz eclesiástico da diocese viveu na retidão e imparcialidade própria do justo, e assim tomou a defesa justa dos pobres e promoveu a paz. Santo Ivo que entrou no Céu aos 50 anos, com muita luta contra tentações próprias do meio, e com fervorosa vida de oração e Igreja, foi tornado por Deus um santo advogado e assim Patrono dos Advogados.Santo Ivo...rogai por nós!
TJL@ - WWW.PAULINAS.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário