quarta-feira, 26 de maio de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Quarta-feira, 26 de maio de 2010
São Filipe Néri, presbítero, Memória, 4ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Branca
SANTO DO DIA: São Filipe Néri, Presbítero; Santo André Kaggwa, mártir
Hoje: Dia do Revendedor Lotérico


Antífona: Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa-nova aos pobres e curar os corações contritos. (Lc 4, 18)

Oração: Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos sérvios fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Filipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 147(147B), 12-13.14-15.19-20 (R/. 12a)
Glorifica o senhor, Jerusalém!

Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.
Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho: Marcos (Mc 10, 32-45)
Vós não sabeis o que pedis


Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33"Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará".

35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". 36Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?" 37Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!" 38Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" 39Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber; e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado".

41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos". Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), bispo e Doutor da Igreja (a partir da trad. de Oeuvres, t. 14)
«Dar a própria vida em resgate por todos»

Um Deus que serve, que varre a casa, que se entrega a trabalhos penosos – deveria bastar um destes pensamentos para nos encher de amor! Quando o Salvador começou a pregar o Seu Evangelho tornou-Se «o servo de todos», afirmando de Si mesmo que «não veio para ser servido, mas para servir». Foi como se tivesse dito que queria ser servo de todos os homens. E, no final da Sua vida, conforme dizia São Bernardo, «não contente com o facto de ter tomado a condição de servo para Se colocar ao serviço dos homens, quis ainda tomar a aparência de servo indigno para ser maltratado e suportar o castigo que devia cair sobre nós, em consequência dos nossos pecados».Eis que o Senhor, servo obediente de todos, Se submete à sentença de Pilatos, injusta como é, e Se entrega aos Seus algozes. [...] Assim, tanto nos amou Deus que, por amor de nós, quis obedecer como escravo até morrer e morrer de uma morte dolorosa e infame, o suplício da cruz (Fl 2, 8).Ora, em tudo isso Ele obedecia, não como Deus, mas como homem, como escravo de que assumira a condição. Tal santo entregou-se como escravo para resgatar um pobre e atraiu a admiração do mundo devido a esse acto heróico de caridade. Mas que caridade é essa, comparada com a do Redentor? Sendo Deus e querendo resgatar-nos da escravidão do Diabo e da morte que nos era devida, tornou-Se Ele mesmo escravo e deixou-Se amarrar e pregar na cruz. «Para que o servo se torne senhor, dizia Santo Agostinho, Deus quis fazer-Se servo».
Leituras paralelas: Mt 20, 17-19; Lc 18, 31-34.

Para sua reflexão: A cena é semelhante discussão pelo primeiro lugar. O relato supõe nos irmãos uma concepção política do messianismo: um dia Jesus triunfará e ocupará o trono de “glória”. Eles, a quem o Messias tratou como favoritos, querem assegurar para si nessa hora os dois primeiros postos de mando e de honra. Do banquete passa-se à taça, que não é a do banquete. Para isso estão dispostos a enfrentar as lutas e sofrimentos com seu chefe. Fazem o pedido em dois tempos, para conquistar a benevolência. (Bíblia do Peregrino)

A igreja celebra hoje
Santos: Mariana de Paredes, Felipe Néri (presbítero), Eva de Liége, Mari Ana de Jesus de Paredes (Quito, virgem franciscana da 3ª Ordem), Quadrato (Bispo de Atenas), Eleutério (bispo de Roma), Gôndio, Prisco (e seus companheiros, mártires), Lamberto (Bispo de Vence), Eva de Liège (Virgem), Pedro Sanz (Beato, Bispo).


São Filipe Néri
Foi o Apóstolo de Roma, ali tendo fundado a Congregação dos Padres do Oratório, com o objetivo de fazer apostolado entre os católicos leigos da Cidade Eterna. Era conhecido pelo bom humor e pela forma original e vivaz, muito adequada ao público italiano, com que pregava e ensinava. Amigo de vários Papas, nunca quis aceitar a dignidade cardinalícia. São Filipe Neri é considerado como o santo da jovialidade, da simplicidade infantil, que ignora a si mesmo. Reunia os moleques mias arteiros e os educava divertindo-os. E dizia: "Contanto que não pratiquem o mal, ficaria satisfeito até se me quebrassem paus na cabeça". Para ajudar os mais necessitados não hesitava em pedir esmolas. Certa vez um indivíduo sentindo-se importunado deu-lhe um soco. São Filipe disse; "Este é para mim". E agora dê-me uma esmola para meus meninos". Uma de suas frase; "É possível restaurar as instituições com a santidade e não restaurar a santidade com as instituições". Após os 75 anos de idade limitou-se ao confessionário e à direção espiritual. Antes de morrer dizia sentir-se culpado por estar em uma caminha macia enquanto Cristo havia morrido numa cruz. Os sacerdotes do oratório vivem vida comum sob um superior eleito trienalmente e buscam a santificação na observância dos conselhos evangélicos.
tjl@ -
http://mundocatolico.org.br/http://sao-tarcisio.blogspot.com/ - http://www.padremarcelorossi.com.br/

Você é uma bênção!OLHE PARA TRÁS!
Veja os obstáculos que você já superou.Veja quanto você já aprendeu nesta vida e o quanto você já cresceu.OLHE PARA FRENTE !Não fique parado, levante-se quando tropeçar e cair.Estabeleça metas, tenha planos e prossiga com firmeza.OLHE PARA DENTRO!Conheça seu coração e analise seus projetos; mantenha puro seus sentimentos.Não deixe que o orgulho, a vaidade, e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração.OLHE PARA O LADO!Socorra quem precisa de você.Ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.OLHE PARA BAIXO!Não pise em ninguém... Perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-las.OLHE PARA CIMA!Existe Deus, que te ama muito e tem todas as coisas sob seu controle.OLHE PARA VOCÊ!Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da misericórdia divina.Sinta esse amor que existe em você, e que em todos os dias da sua vida se manifesta na forma doAmor, Paz, Felicidade, Bondade, Justiça, Generosidade, Poder, Sabedoria, Perfeição e Saúde em abundância Infinita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário