segunda-feira, 24 de maio de 2010


BOM DIA EVANGELHO
Ano C – São Lucas

Santos do dia:
Maria Madalena de Pazzi, Próspero, Adalberto, Venarável Bede, Adelmo, Maria Madalena Sophie Barat
Salmo : De todo o coração darei graças ao Senhor. Salmo 111(110)

Livro de Salmos 111(110),1-2.5-6.9.10.
Louvarei o SENHOR de todo o coração, no conselho dos justos e na assembleia. Grandes são as obras do SENHOR, dignas de meditação para quem as ama. dá sustento aos que o temem e jamais se esquece da sua aliança. Revelou ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações. Enviou a redenção ao seu povo, firmou com ele uma aliança para sempre; santo e venerável é o seu nome. temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; são prudentes todos os que o praticam. O seu louvor permanece eternamente.

Oração
Pai, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.

EVANGELHO
"Cem vezes mais" Mc 10,28-31
Aí Pedro disse: - Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. Jesus respondeu: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.
Comentário do EvangelhoRenunciar aos bens privadosPedro, representando a comunidade dos discípulos, diferencia-se do homem rico que não quis abrir mão de seus bens para seguir Jesus. Afirma sua opção de abandonar o apego ao bem privado e gozar do bem partilhado, comunitário. À própria família é feita a proposta de sair da redoma do isolamento doméstico e participar das relações comunitárias de partilha e fraternidade. Este não é um caminho de perfeição exclusivo para minorias religiosas. É o caminho do seguimento de Jesus na construção do mundo novo de justiça e paz: renunciar aos bens privados para usufruir dos bens comuns. Evidencia-se a proposta da rejeição dessa estrutura social, com inversão entre os "primeiros" e os "últimos". É um projeto que contraria a acumulação capitalista privada resultante da exploração do trabalho dos pequenos empobrecidos. Este projeto, assumido por causa de Jesus e do Evangelho, suscitará a perseguição por parte dos ricos beneficiários do projeto capitalista. É um projeto que, realizado agora, se insere na vida eterna do "mundo futuro". É a concretização do sonho de um mundo novo, na paz da comunhão com a natureza, com o próximo e com Deus. (Autor: José Raimundo Oliva).

Santa Maria Madalena de Pazzi

Todos nós somos chamados a uma profunda união com o nosso Senhor, ou seja, a termos uma vida mística, interior. Santa Maria Madalena foi uma grande mística da Igreja que ao lado de outras, enriqueceu a história do Cristianismo, além de salvar muitas almas.Jovem , inteligente e formosa recebeu o nome de Catarina no seu Batismo , e pertencia a uma nobre família italiana, De Médici. Desde cedo sentiu o desejo de consagrar-se na vida religiosa e assim fez, com a graça de Deus, pois ao vencer os abismos do luxo e vaidades da época entrou para as Carmelitas, onde pôde viver oração intensa, fortes experiências de Deus, visões proféticas e longas penitências.Agraciada com muitos dons e carismas, Santa Maria Madalena recebeu inspirações que unidas num só livro resultou num volumoso livro de profundo conteúdo místico e teológico. Santa Maria sofreu com várias enfermidades até que entrou no Céu com 41 anos, seu lema foi: "padecer, Senhor, e não morrer".Santa Maria Madalena de Pazzi...rogai por nós!
tjl@ -

Nenhum comentário:

Postar um comentário