terça-feira, 1 de junho de 2010

BOM DIA EVANGELHO
QUARTA-FEIRA - 2 de junho de 2010
9ª Semana Comum
Formulário do 9° Domingo Comum
(Cor Verde)

A evangelização sempre foi exigente, pois trata-se de abrir o coração humano para acolher a verdade de Cristo. Diante das “muitas verdades” do mundo, é preciso que o homem e a mulher descubram a Verdade de Jesus. A interrogação que os saduceus fazem a Jesus e à qual Ele responde com firmeza é também a resposta que o evangelho dá às angústias e interrogações que as pessoas fazem. A verdade de Cristo não muda, o que muda são nossas atitudes, pensamentos e ideias.
Deus nos fala
Toda vocação vivida com intensidade e generosidade traz seu imenso benefício: “Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa”. Toda concepção humana pode ter seu valor, mas jamais está acima dos valores do Reino.
Oração
Pai, tu és o Senhor da vida e me conduzes para a vida eterna junto de ti. Aumenta a minha fé de que não estou destinado à morte, e sim à comunhão contigo.

EVANGELHO
Mc 12, 18-27
Deus comprometido com a vida
* 18 Os saduceus afirmam que não existe ressurreição. Alguns deles foram até Jesus, e lhe propuseram este caso: 19 «Mestre, Moisés escreveu para nós: ‘Se alguém morrer, e deixar a esposa sem filho, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de que possam ter filhos em nome do irmão que morreu’. 20 Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou-se, e morreu sem ter filhos. 21 O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem ter filhos. A mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22 E nenhum dos sete teve filhos. Por último, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem ela será? Todos os sete se casaram com ela!»
24 Jesus respondeu: «Vocês estão enganados, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. 25 Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26 E, quanto ao fato de que os mortos vão ressuscitar, vocês não leram, no livro de Moisés, a passagem da sarça ardente? Deus falou a Moisés: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 27 Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vocês estão muito enganados.»
* 18-27: Jesus desmoraliza os saduceus, apresentando o cerne das Escrituras: Deus é o Deus comprometido com a vida. Ele não criou ninguém para a morte, mas para a aliança consigo para sempre. A vida da ressurreição não pode ser imaginada como cópia do modo de vida deste mundo. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )

Comentário do Evangelho
Deus é Deus de vivos
Os saduceus integravam uma classe aristocrata e latifundiária. Não acreditavam na ressurreição, ao contrário dos fariseus, e inclinavam-se à colaboração pacífica com o Império Romano. O caso anedótico, baseado na lei do levirato - que visava garantir que a família do marido falecido permanecesse na posse dos seus bens -, é apresentado para confundir os adeptos da ressurreição. Jesus, de maneira contundente, sugere que eles estão errados e não compreendem as Escrituras, nem o poder de Deus. Deus é Deus de vivos! Jesus, em sua vida e em seu ministério, progressivamente vai revelando que a ressurreição não é um fato do fim dos tempos, mas é a vida que continua além da morte. É o dom que completa a criação, revelado pela encarnação do Filho de Deus. (Autor: José Raimundo Oliva)
A igreja celebra hoje(2/junho):
Santos Marcelino e Pedro

Hoje a Igreja torna célebre a santidade de dois santos muito populares em Roma, pois com a fidelidade radical a Cristo deram o lindo e marcante testemunho do martírio. Santos Marcelino e Pedro faziam parte do clero Romano no início do século IV.
Aconteceu que viveram os Santos de hoje no tempo em que Diocleciano estava perseguindo duramente os cristãos, logo estes dois importantes Santos tornaram-se um alvo. Pelo ano 304 foram presos, mas todo os tormentos, era motivo de mais oração pelos perseguidores, já que consolados pelo Espírito conseguiam misteriosamente viver tudo na alegria e tranqüilidade.
Santos Marcelino e Pedro souberam que o chefe do presídio estava muito triste ao questionarem descobriram que sua filha sofria com ataques de demônios, sendo assim, anunciaram-no o Cristo e testemunharam o seu poder de libertar a criança. Pedro que era exorcista foi solto Marcelino por um anjo, e assim partiram para a casa do chefe do presídio, desta forma Jesus pôde Libertar a sua filha e converter a família e muitos outros. O chefe convertido foi preso e morto, por causa da fé, e logo após serem capturados foram Marcelino e Pedro levados para o chamado bosque Floresta Negra, que tornou-se com o martíri dos Santos, o bosque do testemunho de fé e amor a Jesus, O Mártir.
Santos Marcelino e Pedro...roguem por nós!

CORPUS CHRISTI!
Conhecida mundialmente, é uma das comemorações mais propagadas entre os Cristãos, pois se trara da Instituição da Santíssima Eucaristia.Instituída pelo próprio Jesus Cristo, a devoção à Eucaristia tornou-se um elemento fundamental para a vida de todos os Católicos.Nela se renova a Paixão de Nosso Senhor e Ele próprio passa a habitar em nós.Seja você também devoto do Santíssimo Sacramento!
TJL# - http://sao-tarcisio.blogspot.com/
FONTE: WWW.ARAUTOS.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário