quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bom dia Evangelho
Quinta-feira, 10 de junho de 2010
Décima Semana do Tempo Comum, 2ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Verde
Hoje: Dia da Artilharia Hoje a Igreja celebra : Santo Anjo da Guarda de Portugal

Antífona: O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem. (Sl 26, 1-2)

Oração:
Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 64(65), 10abcd.10e-11.12-13 (R/. 2a)
Ó Senhor, que o povo vos louve em Sião Visitais a nossa terra com as chuvas, e transborda de fartura. Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, e preparais o nosso trigo. É assim que preparais a nossa terra: vós a regais e aplainais, os seus sulcos com a chuva amoleceis e abençoais as sementeiras. O ano todo coroais com vossos dons, os vossos passos são fecundos; transborda a fartura onde passais. Brotam pastos no deserto as colinas se enfeitam de alegria.

EVANGELHO Mt 5,20-26
Ofensa e reconciliação
20 Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu.»-* 21 «Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: ‘imbecil’, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de ‘idiota’, merece o fogo do inferno. 23 Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, 24 deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. 25 Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. 26 Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo.»* 21-26: A lei que proíbe matar, proíbe esse ato desde a raiz, isto é, desde a mais simples ofensa ao irmão. Mesmo ofendido e inocente, o discípulo de Jesus deve ter a coragem de dar o primeiro passo para reconciliar-se. Caso se sinta culpado, procure urgentemente a reconciliação, porque sobre a sua culpa pesa um julgamento.(Bíblia Sagrada - Edição Pastoral ).

Comentário do Evangelho
A rejeição é um desrespeito à vida
O antigo mandamento da Lei de Moisés "não matarás" só se aplicava entre os membros do povo eleito. Contudo, os povos vizinhos, considerados inimigos, podem ser exterminados, em nome de Deus. Jesus vem destacar o verdadeiro sentido do respeito à vida. A rejeição de alguém já é um desrespeito à vida. E deve-se buscar a reconciliação com aquele que é visto como adversário ou inimigo. Nenhuma oferta cultual é agradável a Deus se não houver a acolhida e a reconciliação entre os irmãos. A sociedade de mercado, que visa ao lucro e ao poder, alimenta-se da morte. Seus líderes são executivos da injustiça e da guerra. Assim, relegam à doença, à fome e à morte multidões de excluídos. Pela compaixão e pela reconciliação, os discípulos de Jesus, hoje, consolidam a vida e constroem a paz aspirada por todos. (Autor: José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje:
Santos: Olívia, Getúlio, Itamar, Luciliano, Astério (bispo da Arábia), Eduardo Poppe, João Dominici, Rogato (cristão da África), Timóteio (bispo da Ásia), Máximo (bispo de Nápoles, Itália), Bem-Aventurado Censúrio (bispo).

Bem-Aventurada Ana Maria Taigi
Com grande alegria lembramos a vida de santidade daquela que soube viver sua missão de esposa e mãe cristã, e desta luta conseguiu a graça da vivência do Evangelho. Ana Maria Taigi nasceu em Sena (Itália) no ano de 1769 em um tempo em que a França e toda a Europa sofria com as loucuras de Napoleão.Aconteceu que Ana Maria era filha única de um abastado farmacêutico de Sena que teve de ir para Roma em busca de melhorias na vida, mas infelizmente encontrou a pobreza e mais problemas. Ana Maria com sua mãe sofreram com o desespero do pai, a ponto de Ana deixar os estudos para trabalhar e mais tarde casou-se com um jovem que buscava com ela a felicidade nas festas, vaidades e diversões.Ana Maria tocada pela Graça, viu o vazio de sua vida familiar e o quanto estava necessitada de Jesus, desta forma procurou um santo sacerdote que a atendeu em Confissão e se tornou amigo em Cristo, ou seja, um Diretor espiritual. No decorrer desta vida nova, Ana quis se entregar a grandes penitências, mas o padre amigo aconselhou-lhe dizendo: "A melhor penitência é a paciência".Na vida de Ana Maria Taigi, os sofrimentos físicos e lutas espirituais, tudo foi oferecido pela conversão dos pecadores, e necessidades da Igreja, até ir para o Céu no ano de 1837.Bem- Aventurada Ana Maria Taigi...rogai por nós! tjl@ - www.paulinas.org.br www.padremarcelorossi.com.br- www.arautos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário