quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bom dia Evangelho
11 de junho-sexta-feira
Ano C – São Lucas - Décima Semana do Tempo Comum,
2ª do Saltério (Livro III), Santos:
Barnabé, Parísio, Paula Frassinetti
Sagrado Coração de Jesus
(Sol., Gl., Cr., Pr. Próprio, Cor Branca)


A iniciativa do amor de Deus estendeu-se sobre todo o universo em seu ato criador: Do nada fez tudo que existe, e nos fez à sua imagem e semelhança. Ainda mais: Realizou plenamente seu amor para conosco, em seu Filho Jesus Cristo, nosso Redentor. Ele, obediente e fiel ao Pai até o fim, entregou sua vida por nossa redenção no alto da cruz. Esse é o Coração de Deus: Ama até o fim! Como podemos ser amados tanto assim por Deus? Deixemo-nos tocar por ele.


Responsório (Sl 22)
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
Oração

Espírito de comiseração pelos pecadores, leva-me a buscar quem vive transviado pelo pecado e pelo egoísmo, e a manifestar-lhe a grandeza do amor do coração de Jesus.

Evangelho
A ovelhinha que se extraviou - Lc 15,3-7

Então Jesus contou esta parábola: - Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida." - Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.

Comentário do Evangelho

Jesus tornar-se próximo dos "pecadores"
Jesus conta esta parábola aos fariseus e escribas que murmuravam contra ele porque comia com os excluídos, considerados "pecadores" (cf. 4 nov.). A categoria discriminatória de "pecador" tem origem nas normas jurídicas contidas na Lei, com as exigências de suas inúmeras observâncias, as quais eram infringidas pelo povo carente, em seu esforço para sobreviver. Eram normas emanadas das elites religiosas de Judá e do Judaísmo, e os seus inobservantes eram considerados "pecadores". A discriminação visava manter submisso o povo trabalhador e humilde, explorado pelo sistema do Templo e das sinagogas. A santidade era privilégio das castas que praticavam frequentes rituais de purificação, e usufruíam de privilégios e riquezas. Os fariseus e escribas escandalizam-se, e ficavam temerosos, com o fato de Jesus tornar-se próximo destes "pecadores", libertando-os de sua humilhação. Jesus deixa claro: ele vem buscar todo aquele que é excluído pelo sistema dos "justos". Com seu coração manso e humilde, Jesus acolhe a todos, restituindo-lhes a dignidade e a alegria de viver. (Autor: José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje : SÃO BARNABÉ (APÓSTOLO) - FESTA NA IGREJA
Seu nome de Batismo era José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que quer dizer filho da consolação.Levita, natural de Chipre, tinha um sítio, o qual vendeu-o e trouxe o dinheiro e o depôs aos pés dos Apóstolos. Assim nos apresenta o livro dos Atos dos Apóstolos. Fontes antigas referem-se a Barnabé como Apóstolo, embora não fizesse parte do grupo dos Doze, teria sido um dos inúmeros discípulos enviado por Jesus.São Barnabé era muito querido pelos Apóstolos, os quais, o escolheram para evangelizar em Antioquia. Conhecido como o homem das FELIZES INTUIÇÕES, devido sua percepção quanto à Antioquia ser o lugar certo para Evangelizar. Paulo e Barnabé eram amigos e companheiros de Missão. Duas personalidades diferentes que se completavam reciprocamente.Depois que se separou de Paulo não há mais notícias suas. Escritos apócrifos falam de uma viagem sua a Roma e do seu martírio acontecido próximo aos anos 70, em Salamina, pelas mãos dos judeus da diáspora, que o teriam apedrejado. Peçamos no dia de hoje a intercessão de São Barnabé por todos os missionários.São Barnabé rogai por nós. Fonte: tjl@ -
www.paulinas.org.br - www.arautos.org..br -http://www.editorasantuario.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário