segunda-feira, 14 de junho de 2010


BOM DIA EVANGELHO
Segunda-feira, 14/JUNHO - 11ª semana do Tempo ComumHoje a Igreja celebra :
Fernando de Portugal, o "Infante Santo", +14431
Pelos cristãos Leigos
(Cor Verde)


Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!” E “se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!”, diz-nos Jesus. O projeto do Reino é diferente. A justiça do Reino é diferente da dos homens. Se o cristão repete a justiça do mundo, a do Reino não se torna proposta de vida, de reconciliação e de gratuidade. Viver autenticamente é a exigência do evangelho de Cristo, é contrário ao jeito do mundo, e caminhar além do que nos pede o irmão. O amor sempre oferece mais!

Livro de Salmos 5,2-3.5-6.7.
Ouve, SENHOR, as minhas palavras e atende a minha súplica.Escuta a voz do meu clamor, ó meu Rei e meu Deus, pois eu elevo a ti a minha oração.Tu não és um Deus que se agrade do mal; os maus não podem viver a teu lado.Os arrogantes não poderão subsistir na tua presença, pois detestas os que praticam a iniquidade.Exterminas os mentirosos. O homem sanguinário e fraudulento é detestado pelo SENHOR.

Oração
Pai, não permitas que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal.

EVANGELHO
Mt 5,38-42Violência e resistência
-* 38 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39 Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda! 40 Se alguém faz um processo para tomar de você a túnica, deixe também o manto! 41 Se alguém obriga você a andar um quilômetro, caminhe dois quilômetros com ele! 42 Dê a quem lhe pedir, e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado.»
· 38-42: Como se pode superar a vingança ou até mesmo a «justa» punição? O Evangelho propõe atitude nova, a fim de eliminar pela raiz o círculo infernal da violência: a resistência ao inimigo não deve ser feita com as mesmas armas usadas por ele, mas através de comportamento que o desarme.(Bíblia Sagrada - Edição Pastoral)

Comentário do Evangelho
Não retribuir o mal recebido com outro mal
O princípio do "olho por olho e dente por dente" (lei do talião), com um caráter jurídico-social (Ex 21,23-24), abre as portas para a vingança pessoal. A prática da vingança gera uma espiral de violência. Não retribuir o mal recebido com outro mal é uma maneira de resistir ao círculo vicioso da violência. A questão se coloca também ao nível de relações internacionais. O terrorismo de estado com imenso poderio militar empreende violentas e cruéis guerras de ocupação, visando a ganhos financeiros, que geram a reação terrorista dos pequenos, precariamente armados, com sacrifício de suas próprias vidas. Permanece acesa a chama da violência. O "não resistir" ao malvado não significa a submissão passiva ao mal que se propaga. Trata-se de não resistir violentamente. Entende-se que se sugere uma resistência não violenta ativa. Quando a reação do malvado que esbofeteia é causada por algum bem que o outro fez, oferecer a outra face é perseverar na prática do mesmo bem. Jesus questionou aquele que o esbofeteou (Jo 18,22-23). O pobre que luta por seus direitos e é agredido pelos poderosos não vai submeter-se à prepotência e abandonar a sua luta, e sim a manterá com firmeza. Na prática de Jesus encontramos a esperança da paz. (Autor: José Raimundo Oliva)

Santa Clotilde
A Santa que lembramos neste dia marcou a história política cristã da França, já que era filha de rei Ariano. Santa Clotilde nasceu em Leão - França - no ano de 475, e ao perder os pais muito cedo, acabou sendo muito bem educada pela tia que a introduziu na vida da Graça.Clotilde era ainda uma bela princesa que interiormente e exteriormente comunicava formosura, quando casou-se com um rei pagão, ambicioso e guerreiro, tendo com ele cinco filhos que acabaram herdando o gênio do pai. Como rainha Clotilde foi paciente, caridosa, simples e como mãe e esposa investiu tudo na conversão destes que amava de Coração, por amor a Deus.O Soberano se propôs a conversão caso vencesse os alemães que avançavam sobre a França; ao conseguir este feito cumpriu sua Palavra, pois tocado por Jesus e motivado pela esposa entrou na Catedral para receber o Batismo e começar uma vida nova. O esposo morreu na Graça, ao contrário dos filhos revoltados e mortos a espada em guerras, desta forma Santa Clotilde mudou para Tours, empenhou-se nas obras religiosas, e ajudou na construção de Igrejas e Mosteiros, isto até entrar no Céu em 545.Santa Clotilde...rogai por nós!
ORAÇÃO DIÁRIA:
Sinal da Cruz

Pelo sinal X da santa cruz, livrai-nos, Deus X nosso Senhor, dos nossos X inimigos.Em nome do Pai X, e do Filho X e do Espírito Santo X.Amém.
Signum Crucis
Per signum X crucis, de X inimicis nostris libera-nos Deus X noster.In nonime Patris X et Fílii X et Spitiui Sancto X.
Você conhece alguém que gostaria de receber o boletim Semanal de Virtudes e Valores? Envie o e-mail dos seus amigos à valores@arcol.org e eles também poderão contar com esses artigos de grande valor.
FONTE: http://odiadossantos.carissimus.com/Cas/CalendarioDosSantos.htm- http://www.opusdei.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário