quarta-feira, 16 de junho de 2010

BOM DIA EVANGELHO
17 de junho de 2010 — Quinta-feira
11ª Semana Comum
Santíssimo Nome de Jesus - 4
(Cor Branca)


Nossa força de cristãos não vem de Deus, que em seu Espírito de Amor nos faz compreender nossa missão e nos torna capazes de agir “em nome de Jesus”. Respeitar o Nome de Jesus é respeitar seu ensinamento. Ele nos ensinou a chamar a Deus de Pai, e também a rezar a verdade do Reino. Se “Ele está no meio de nós”, deixemo-nos amoldar por Ele, como o barro nas mãos do oleiro. Seja, pois, amado e respeitado o Nome de Jesus.
Deus nos fala
O elogio feito a Elias, mostra-nos que Deus é tão próximo de nós, que podemos contemplá-lo nos irmãos, todos os dias. Jesus fala da oração que brota de dentro, feita na intimidade do Pai, porque o que não brota do profundo da alma pode tornar-se um espetáculo de glória pessoal.


Oração
Espírito do Pai, leva-me a transformar em vida a minha oração, e a descobrir, na oração, o sentido da minha vida.

Responsório (Salmo 96)
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas reju­bilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apóia na justiça e no direito.
Vai um fogo caminhando à sua frente e devora ao redor seus inimigos. Seus relâmpagos clareiam toda a terra; toda a terra ao contemplá-los estremece.
As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.
“Os que adoram as estátuas se envergonhem e os que põem a sua glória nos seus ídolos; aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!”

Evangelho
Pai Nosso -Mt 6,7-15
Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. 8Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam. 9Portanto, orem assim: "Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. [Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!]" - Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.

Comentário do Evangelho
A oração
Jesus dirige-se a Deus, chamando-o de Abba ("paizinho, painho, papai"). Jesus nos revela que a relação de Deus com os homens e mulheres é uma relação de geração no amor e para o amor eterno. Para exprimir esta relação, é usada a imagem do "pai", que também pode ser da "mãe". Os Evangelhos registram, com frequência, momentos de oração de Jesus. Esta sua oração estimulava os discípulos, e também nos estimula a orar. E o próprio Jesus nos ensina como fazê-lo. A oração não consiste na exterioridade de gestos e palavras. Supõe o abandono confiante nas mãos de Deus, a consciência de sua presença entre nós, e o cultivo das disposições para a prática dos gestos concretos de união de vontade com Deus. É a conversão do coração à prática da partilha, consolidando as relações fraternas pelo perdão recíproco e pela reconciliação. Assim se constrói o novo mundo possível, de paz entre as pessoas e as nações. (Autor: José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje
São Manuel

Com muito alegria contemplamos neste dia a vida e morte de São Manuel, que tem o nome orieundo de Emanuel, que biblicamente significa Deus-conosco. São Manuel tornou-se uma testemunha do Evangelho que mereceu o mais alto elogio: Mártir do Senhor.Aconteceu que no ano de 313 ocorreu no Império Romano, por parte de Constantino Magno, o Edito de Milão, que deu liberdade religiosa para todos os cultos inclusive o Cristão, o qual estava nas catacumbas devido a ignorância e perseguição de muitos Imperadores. Infelizmente com a morte de Constantino, quem assumiu foi seu sobrinho Juliano, o apóstota, ou seja,um traidor da fé Católica e renegador do Batismo, isto em 361.Com a proclamação de Juliano para o Imperador todo o Império ficou cheio das mitologias pagãs e os cristãos começaram novamente a serem perseguidos, interna e externamente. Neste contexto é que aconteceu o martírio de São Manuel, já que sendo embaixador do Império Persa foi com outros cristãos, em missão de paz para negociar com Juliano. Ao saber que se tratava de cristãos, o tirano Imperador obrigou-os a cultuarem os deuses, coisa que não aconteceu, por isso Manuel preferiu no anos de 363 decapitado juntamente com os outros fiéis a Cristo e sua Igreja.São Manuel...rogai por nós!

Fonte: http://odiadossantos.carissimus.com/Cas/CalendarioDosSantos.htmhttp://www.paulinas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário