quarta-feira, 9 de junho de 2010

Bom dia Evangelho
Quarta-feira, 9 de junho de 2010
Beato José de Anchieta , Presbítero e Missionário, 2ª do Saltério, cor Branca
Hoje: Dia Nacional de Anchieta, Apóstolo do Brasil, dia do Tenista e dia do Porteiro.

Antífona: Estes são homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

Oração:
Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo do bem-aventurado José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 15(16), 1-2a.4.5 e 8.11 (R/. 1)Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Guardai-me, Ó Deus, porque em vós me refúgio! Digo ao Senhor: "Somente vós sois meu Senhor".
Multiplicam, no entanto, suas dores os que correm para os deuses estrangeiros; seus sacrifícios sanguinários não partilho, nem seus nomes passarão pelos meus lábios.
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!


Evangelho: Mateus (Mt 5, 17-19) Não vim para abolir a lei
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17"Não penseis que vim abolir a Lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos céus". Palavra da Salvação!

Comentando o Evangelho
A lei plenificada

As suspeitas dos adversários a respeito de Jesus não tinham fundamento. Se, à primeira vista, ele parecia estar passando por cima da Lei, negando-lhe qualquer valor, na realidade, só tinha a intenção de cumpri-la de maneira plena. A afirmação seria mal-interpretada, se levasse a pensar que Jesus estivesse disposto a porfiar com os escribas e fariseus, conhecidos por seu servilismo às prescrições da Lei.
Longe de pretender ser um superfariseu, a intenção de Jesus era bem outra. Para ele, o pleno cumprimento da Lei, a que se dispunha, consistiria em sintonizar com o pensamento e a vontade do Pai, autor e princípio da Lei, antes mesmo de ela ter sido formulada. Esta, ao ser elaborada, visava ajudar a humanidade, marcada pelo pecado, a encontrar o caminho de volta para Deus. Destinava-se a um povo pecador, necessitado de ser guiado no seu processo de conversão!
A intenção de Jesus era a de retroceder ao momento anterior ao pecado, quando o projeto de Deus tinha como objetivo colocar a humanidade em comunhão com ele. Tratava-se de plenificar maximamente, no ser humano, seu lado positivo.
Esta é a vontade radical de Deus, que não deve ser violada, nem na sua exigência mais insignificante. O discípulo do Reino saberá praticá-la e transmiti-la com a vida. [Evangelho nosso de cada dia, Pe. Jaldemir Vitório, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: Jesus expõe sua posição perante a lei, a Torá. Primeiro, em termos genéricos, incluindo toda a Escritura na já conhecida fórmulas “lei e profetas”; depois, em sua série de seis contraposições agudamente perfiladas, encabeçadas pelas famosas antíteses de Mateus: “Ouvistes o que foi dito (...). Mas eu vos digo”. Jesus fala com uma autoridade que está acima da legislação antiga. Jesus reconduz os mandamentos à sua raiz e ao seu objetivo último: o serviço à vida, à justiça, ao amor, à verdade. Não opõe à lei antiga uma nova lei, e sim que a transforma e a leva para uma realidade sem precedentes, rompendo todos os moldes e critérios que deram origem a qualquer legislação humana. (Novo Testamento, Edição de Estudos, Ave-Maria)
A igreja celebra hoje
Santos: Bem-Aventurada José de Anchieta (Tenerife, Ilhas Canárias, pertenceu à Companhia de Jesus e foi chamado de "Apóstolo do Brasil), Ricardo (Séc. XII, bispo de Andria), Ana Maria Taig (1837, matrona), Diana d'Andalo (1236, virgem), Primo e Feliciano (297, mártires romanos), Columba (597, abade de Iona), Vicente de Agen (300, mártir), Pelágia de Antioquia (311, virgem e mártir), Cecília e Amata (1290, virgens), Silvestre de Valdiseve (1348, beato), Henrique (1666, beato, "o sapateiro")


Beato José de Anchieta
Aos 14 anos ingressou no Colégio de Artes, anexo à Universidade em Coimbra, destacando-se como um dos melhores alunos e grande poeta. Compunha versos latinos com extrema facilidade e era chamado o "Canário de Coimbra". Em 1° de maio de 1551 ingressou à Companhia de Jesus e iniciou seus estudos de Filosofia. Devido a uma enfermidade em 1553 partiu de Tejo (Lisboa) para o Brasil, onde iniciou seu primeiro trabalho de catequese com os índios tupis. Tornou-se o braço direito do Padre Manuel da Nóbrega, que já estava no Brasil desde 1549. A vida do Padre Anchieta é um tecido de episódios milagrosos. Tal era o domínio que tinha sobre a natureza e sobre os animais que foi chamado "o Novo Adão". Converteu e batizou muitos milhares de indígenas e assentou as bases da civilização cristã na América portuguesa. Ajudou o Padre Nóbrega na fundação e consolidação da cidade de São Paulo. Teve papel eminente na expulsão dos calvinistas franceses da Baía da Guanabara e na fundação da cidade do Rio de Janeiro. É autor de um famoso poema latino dedicado à Imaculada Virgem, além de muitas obras poéticas e teatrais. Entre 1577 e 1587 foi designado como superior dos jesuítas no Brasil, incentivando ainda mais o trabalho nas escolas e a catequese com as crianças. Faleceu em 9 de junho de 1597, com a idade de 63 anos. Em 10 de agosto de 1736 o Papa Clemente XII declarou ao Pe. Anchieta como "Venerável". É autor de um famoso poema latino dedicado à Imaculada Virgem, além de muitas obras poéticas e teatrais. Foi beatificado em 1980. É chamado como "Apóstolo do Brasil".

Amor e tosse não dá para esconder. (Provérbio romano)


Nenhum comentário:

Postar um comentário