terça-feira, 22 de junho de 2010


BOM DIA EVANGELHO
23 de junho de 2010 — Quarta-feira
12ª Semana Comum
Formulário do 12º Domingo Comum
(Cor Verde)
Santos:
José Cafasso, Edeltrudes, Felício, Zenon, Jacob, Walter, Agripina, Alice

Jesus chama nossa atenção para a autenticidade cristã. O Senhor não aprova o fingimento e a falsidade. Os falsos profetas se revestem de hipocrisia. O conselho de Jesus é claro: “Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes”. O evangelho nos alimenta por dentro, e por isso, quando a exterioridade não corresponde com nosso interior, ainda estamos longe do Reino.
Deus nos fala

Antes o Livro da Aliança orientou o povo; hoje é o próprio Jesus Cristo quem nos conduz no caminho da salvação. Jesus nos pede coerência de vida, e alerta aos que anunciam o evangelho, pois é a fidelidade que produz frutos bons.
Oração
Pai, dá-me o discernimento necessário para perceber quem, revestido de pele de cordeiro, pode levar-me a arrefecer meu entusiasmo por ti e por teu Reino.
Responsório (SALMO 118)
Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
Ensinai-me a viver vossos preceitos; quero guardá-los fielmente até o fim!
Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.
Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade.
Inclinai meu coração às vossas leis, e nunca ao dinheiro e à avareza.
Desviai o meu olhar das coisas vãs, dai-me a vida pelos vossos mandamentos!
Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo!
Os falsos profetas
Evangelho (Mt 7,15-20)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhe­ce­reis”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Os verdadeiros profetas
Mateus articula, aqui, dois temas: o dos falsos profetas e o da árvore e seus frutos. O tema dos falsos profetas pertence à tradição profética de Israel e está presente no discurso escatológico (Mt 24,5.11) e no Apocalipse (Ap 16,13; 19,20; 20,10). Está também na narrativa de um conflito entre Jesus e os fariseus (Mt 24,4-5.24). O tema da árvore e seus frutos pode ser encontrado em Eclo 27,6, bem como a pregação de João Batista (Mt 3,10) dirigida contra os chefes religiosos de Jerusalém. Mateus insere os dois temas neste bloco do Sermão da Montanha como atualização das palavras de Jesus dirigidas, agora, às comunidades. Percebe-se que havia, nestas, alguns problemas graves de comportamento. Não há elementos para precisar estes problemas. Seriam pessoas que mantinham uma aparência de sinceros seguidores de Jesus, mas na prática agiam em proveito próprio. Seus frutos não eram bons. A comunidade não devia deixar-se seduzir por suas palavras e por sua prática incoerente. Os verdadeiros profetas são aqueles cujos frutos são o dom de sua vida para restaurar a vida no mundo, integrando-a no amor e na vida de Deus. (Autor: José Raimundo Oliva)
A igreja celebra hoje:
São José Cafasso

O Santo de hoje nasceu em Castelnuevo em 1811, onde também nasceu o grande Dom Bosco. São José Cafasso desde de criança sentiu o chamado ao Sacerdócio que foi tornando cada vez mais evidente no decorrer de sua vida com Deus.Aconteceu que entrou para a formação sacerdotal e chegou a padre com 23 anos; destacando-se no meio de tantos pelo seu amor aos pobres e zelo pela salvação das almas. Depois de comprovado e dedicado trabalho na Igreja de São Francisco em Turim, José Cafasso assumiu com toda sua bagagem de pregador, confessor e iluminado diretor espiritual, a função de reitor e formador de novos sacerdotes.Dom Bosco foi um dos vocacionados que desfrutou da formação e muito se aconselhou com São José Cafasso, pois como um sacerdote sintonizado ao Coração do Cristo Pastor, sabia muito bem colocar sua cultura eclesiástica, dons e carismas a serviço da salvação do próximo. Dentre tantos ofícios assumidos por este homem incansável que foi para o Céu em 1860, despontou José Cafasso na evangelização dos condenados a forca, tanto assim que ficou conhecido com o "Santo da Forca". Fonte:
http://www.cademeusanto.com.br - www.paulinas.org.br- http://odiadossantos.ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário