quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bom dia evangelho - 17 de Maio — Quinta-feira

         
6ª Semana da Páscoa-(Pref. Pascal, Cor Branca)

Jesus vai preparando os discípulos para que sua morte não os apanhe de surpresa. A morte significa ausência e tristeza, mas transformar-se-á em alegria, porque ele estará presente como Ressuscitado. Por isso lhes diz Jesus: “Vossa tristeza transformar-se-á em alegria”. Ele agirá neles de agora em diante por meio do Espírito Santo. É nessa mesma confiança que nós hoje vivemos a fé no Cristo ressuscitado.

Antífona de Entrada (Sl 67,8-9.20)-Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia!

Oração
Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.

Deus nos fala-Vemos na Palavra de Deus, que agora será anunciada, a gratuidade do Ministério da Palavra, como dom para todo o povo de Deus. E ainda, que Cristo aproxima-se dos discípulos e prepara-os para que compreendam que sua presença será agora a de ressuscitado.

 
Tristeza e alegria - Evangelho (Jo 16,16-20)

O Senhor esteja convosco.Ele está no meio de nós.Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”. 18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’ 20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
A promessa do Espírito é Verdade e Amor

Uma das características do evangelho de João é o uso da repetição didática de palavras ou frases. A afirmação sobre o ver e o não ver Jesus é repetida três vezes, e a dificuldade de entendimento dos discípulos fica patente.
Jesus já mencionara a sua partida, causando receios e tristeza nos discípulos que já vinham experimentando as ameaças do poder religioso do Templo e das sinagogas. Jesus os confortara com a promessa do Espírito que é Verdade e Amor. Agora esclarece que ele próprio voltará a estar presente entre os discípulos. Dentro de pouco tempo os discípulos não mais verão (theôreite - visão sensível) Jesus. Com mais um pouco de tempo eles o perceberão (opsesthe) em sua presença que foge aos sentidos.
De início os discípulos se entristecem com a morte de cruz e a ausência de Jesus. Mas logo se alegrarão com a presença do Espírito e do próprio Jesus, percebendo que a todos é concedido o dom da vida eterna, o que renova a face da terra, gerando um mundo novo.
(José Raimundo Oliva)

Santo do dia-Basília, Bruno Wurzburg, Paschoal Baylon, Waldo, Brenda, Adolfo
    São Pascal Baylon ou São Paschoal Baylon

Nasceu em 24 de maio de 1540 em Torre Hermosa em Aragão. Ele foi crismado na Páscoa em honra da festa. De acordo com os registro de sua juventude, ele foi um pastor de ovelhas como o seu pai mas tinha uma austeridade destinguida dos demais e ainda teria feito vários milagres. Ele aprendeu sozinho a ler. Recebeu um visão que disse a ele para entrar no Mosteiro Franciscano mais próximo e então ele se tornou um irmão franciscano em Alcantrine em 1564, sendo cozinheiro e porteiro e passou a sua vida em humildade e em uma rigoroso ascetismo e possuía um amor intenso a Santíssima Eucaristia. Em uma missão a França ele defendeu a doutrina da Real Presença de Cristo na Eucaristia com pastores Calvinistas com tal veemência que foi ameaçado pelos irados Hugenotes. Apesar de sua pouca educação ele foi conselheiro de ricos e pobres. Pascal faleceu em Villareal e ele é especialmente venerado na Espanha e na Itália.

Foi beatificado em 1618 e canonizado em 1690.

Foi declarado padroeiro das Confraternidades Eucarísticas em 1897 pelo Papa Leão XIII.

Sua festa é celebrada no dia 17 de maio.
   
Compartilhe com seus amigos e familiares esses momentos de reflexão em Cristo.

 Santo Anjo
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.
   
Catequese: Bento XVI fala sobre o trabalho e a família e saúda Comunidade Shalom
VATICANO, 16 Mai. 12 (ACI) .- Nesta quarta-feira, 16 de maio, Bento XVI pronunciou sua catequese semanal recordando a oração nas cartas de São Paulo e destacou o dia mundial das famílias instituído pela ONU, pedindo que o trabalho jamais seja um obstáculo para a vida familiar. Logo após a sua alocução, o Papa saudou os peregrinos de diversos países e de maneira especial a comunidade católica Shalom, fundada no Brasil há 30 anos, e que recebeu neste último fim de semana a aprovação pontifícia dos seus estatutos.
NOTÍCIA COMPLETA- 

NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário