terça-feira, 15 de maio de 2012

Bom dia evangelho  15 de Maio — Terça-feira
6ª Semana da Páscoa-(Pref. Pascal, Cor Branca)

Aos povos e nações ainda falta um verdadeiro conhecimento da pessoa de Jesus. Conduzidos pelo Espírito de Cristo, os apóstolos de hoje serão capazes de interpretar os fatos e acontecimentos, ideias e atitudes das pessoas, dos povos ou das nações. É preciso estar atentos aos sinais dos tempos e abertos ao espírito de Cristo, para que nossa vida seja uma resposta autêntica da fé em nossos dias.

Antífona de Entrada-: Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia!

Oração
Pai, concede-me o Espírito que me dá forças para enfrentar e vencer o mundo, e manter-me fiel a teu Filho Jesus.

Deus nos fala-: Deus intervém para libertar os oprimidos, como ouviu o clamor do povo oprimido no Egito, e também libertou Paulo e Silas. É impossível para o homem, com seu poderio, deter a Palavra do Senhor. Por isso, o próprio Cristo promete o Defensor, o Espírito Santo.


      O trabalho do Espírito Santo-Evangelho (Jo 16,5-11)

 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
A nova forma de presença de Jesus

Tendo já anunciado o envio do Espírito (Jo 15,26), Jesus esclarece seus discípulos com mais detalhes. João é o único evangelista a referir-se ao Espírito com um termo (paráklêtos) que tem um amplo sentido, englobando as várias traduções adotadas (Defensor, Consolador, Advogado, etc.).
Jesus fala em sua partida, o que causa tristeza nos corações dos discípulos. Sentir-se-ão sós, em um mundo de conflitos. A partida de Jesus é o fecho de sua vida que foi plenitude de dom de amor aos discípulos e ao mundo. O amadurecimento da compreensão da vida de Jesus exige tempo. Na ausência de Jesus é o Espírito de Verdade e de Amor que os iluminará neste amadurecimento e os fortalecerá na perseverança no seguimento de Jesus. Pelo Espírito, os discípulos encontram a nova forma de presença de Jesus.
O Espírito fará os discípulos verem que os valores oferecidos pelo mundo levam ao pecado da rejeição a Jesus. Verão também que o anúncio da justiça feito por Jesus foi coroado com sua ida para o Pai, e que a estrutura opressora do mundo e seu chefe estão condenados. (José Raimundo Oliva)

Santo do dia: Cássia, Isidoro, Torquato, Dionísia, Dymphna, Pedro de Lampacus, Silvanus,

São Isídro

São Isídro nasceu em Madri, Espanha na metade do seculo 12. Grande parte da sua vida foi empregado rural no campo. Maravilhas acompanharam a sua vida e por muito tempo o acompanharam após a sua morte Ele foi favorecido com visões celestiais e dizem que os anjos algumas vezes o ajudavam nos campos. Foi canonizado em 1622. Conta a tradição que denunciaram ao seu patrão que ele ia a igreja rezar e por isto chegava tarde ao trabalho. Certa vez o patrão escondeu-se no matagal a meio caminho entre a igreja e o campo e o flagrou. Após repreende-lo, voltaram para o campo onde maravilhados, viram que os bois estavam sozinhos, lavrando o campo onde era para Isídro lavrar.Em 1947 foi proclamado patrono da Conferencia Nacional Rural dos Estados Unidos.É o padroeiro dos fazendeiros e trabalhadores do campo. Sua festa é celebrada em 15 de maio

Santa Dymphna

Santa muito popular na Europa e é conhecida pela sua lendária historia, na qual era uma linda filha de um chefe Céltico pagão. Convertida ao cristianismo, ela fugiu de casa após a morte de sua mãe para escapar aos torpes assédios de seu pai, que tentou até mesmo violenta-la. Fugiu para a Bélgica em companhia do seu confessor São Gerebernus, um velho padre amigo da família e dois companheiros ajudantes. Eles fundaram um oratório perto de Amsterdã e passaram a viver como eremitas. O pai de Dymphna entretanto mandou caça-los e acabou encontrando-os e ele matou Gerebernus e os dois companheiros. Ele ordenou que ela retornasse com ele, mas ela se recusou e acabou sendo torturada e finalmente num acesso de fúria ele a degolou. As relíquias dos quatro mártires foram descobertos anos mais tarde em Gheel, perto de Amsterdã, no século 13 e milagres foram relatados entre os doentes de insanidade, possessão e epilepsia. Por isto um asilo foi construído no exato local do achado, e ainda está por lá e continua a tratar dos mentalmente doentes e milagres ainda são reportados como creditados a intercessão de Santa Dymphna. Ela é protetora dos mentalmente insanos, dos que sofrem colapsos nervosos, stress, dos epilépticos e é invocada contra o sonambulismo e a insônia. É a padroeira do profissionais que trabalham com a saúde mental, psiquiatras e psicólogos.

Em alguns locais é comum orar o Rosário de Santa Dymphna com 18 contas amarelas representando seus poucos anos de vida e duas contas límpidas e transparentes representando sua pureza e no final a sua medalha.

Na arte litúrgica da Igreja, ela é representada 1) com uma princesa segurando uma espada, 2) afugentando o demônio com a espada, 3)com São Gerebernus, 4) como uma princesa segurando uma lâmpada, 5)orando enquanto seu pai assassinava Gerebernus, 6) orando numa nuvem cheia de lunáticos presos com correntes de ouro, 7) sendo decapitada pelo pai. -          Sua festa é celebrada no dia 15 de maio.

Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.sant



Nenhum comentário:

Postar um comentário