quinta-feira, 31 de maio de 2012


http://sao-tarcisio.blogspot.com/

BOM DIA EVANGELHO
Dia 31 de Maio — Quinta-feira-Visitação de Nossa Senhora-(Gl., Pref. da BVM, Cor Branca)

A festa litúrgica de hoje enche a Igreja inteira e cada coração humano de paz e de alegria. Ela nos lembra o Deus que veio ao encontro de nossa humanidade. Em seu amor, escolheu Maria para Mãe de seu Filho. E Maria, imediatamente, se põe a servir a Deus, indo ao encontro de Isabel. Duas mamães que acolhem o desígnio divino, e cantam o Deus que se lembrou dos pobres, dos desprezados no mundo. Maria é a morada de Deus, o Templo santo do Senhor, e com ela aprendemos a construir o templo da vida no amor, na oblação e na esperança.

Antífona de Entrada (Sl 65,16)-:Vinde e escutai, todos os que temeis a Deus, e eu vos direi tudo o que o Senhor fez por mim.

Deus nos fala-:As profecias falaram do Menino Deus e Maria acolheu-o em seu seio. Por isso, ela pode cantar a presença do Deus que veio ao encontro de seu povo. E Isabel alegrou-se juntamente com João Batista em seu seio, porque o Senhor se lembrou dos pobres e dos humildes. Acolhamos a Palavra do Senhor.

      Maria visita Isabel-Evangelho (Lc 1,39-56)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas. Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Encontro das duas mães Lucas faz as narrativas paralelas dos anúncios do anjo e dos nascimentos de Jesus e de João Batista. Com isto ele destaca a íntima relação entre a missão de João Batista e a missão de Jesus. João Batista significa a ruptura com a religião do Templo e da Lei, e Jesus, na esteira desta ruptura, significa a inauguração dos novos tempos da manifestação da misericórdia e do amor paternal de Deus.
Nesta narrativa da visitação de Maria a Isabel, com o encontro das duas mães, fica realçada a subordinação do menino no ventre de Isabel ao menino no ventre de Maria. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, trazendo Jesus em seu ventre, seu menino pulou de alegria.
Maria é bem-aventurada por trazer consigo aquele que renova o mundo.
(José Raimundo Oliva)

Nossa Senhora da Visitação

Neste dia a Igreja festeja a visita de Nossa Senhora (que já portava em seu seio puríssimo a Nosso Senhor Jesus Cristo) a sua prima Santa Isabel, que se achava grávida e da qual nasceria São João Batista, o Precursor.


Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

Nenhum comentário:

Postar um comentário