Bom dia evangelho
9
de junho do ano do senhor de 2017
Dia Litúrgico: Sexta-feira da
9ª semana do Tempo Comum
Dom Victor Manuel Ochoa Cadavid com um grupo de
migrantes / Foto: CEC
BOGOTÁ, 08 Jun. 17
/ 12:00 pm (ACI).- A Diocese colombiana de Cúcuta, na
fronteira coma Venezuela, abriu a casa de passagem “Divina Providência” para
colher os imigrantes venezuelanos que deixam o país, que enfrenta uma crise
social, econômica e política.
O site da
Conferência Episcopal Colombiana (CEC) informou que a casa “Divina Providência”
foi inaugurada no dia 5 de junho e oferecerá “ajuda material, pastoral e espiritual
aos milhares de venezuelanos que a cada dia atravessam a fronteira” em busca de
alimentos, remédios, artigos de higiene, entre outros, e possibilidades de
sustento.
ORAÇÃO
São José de
Anchieta que deixaste vossa pátria, família, amigos, para servir a Deus sobre
todas as coisas, vós que sofreste a solidão e as dificuldades de um Brasil
recém descoberto, e cercastes os índios de cuidados espirituais, peço-vos
exatamente por todos os índios, para que se sintam amados e protegidos,
continuando assim vossa santa missão no mundo. Amém!
Evangelho (Mc 12,35-37):
Então Jesus tomou a palavra e ensinava, no
templo: «Por que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? O próprio
Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu senhor:
Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’.
Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho?». E a
grande multidão o escutava com prazer.
«Se o próprio Davi o chama de
‘senhor’»
P. Josep LAPLANA OSB Monje de Montserrat
(Montserrat, Barcelona, Espanha)
(Montserrat, Barcelona, Espanha)
Hoje, o judaísmo ainda sabe que o Messias tem de ser “o filho de
Davi” e deve inaugurar uma nova era do reinado de Deus. Os cristãos “sabemos”
que o Messias filho de Davi é Jesus Cristo, e que este reino tem começado já
incoativamente –como semente que nasce e cresce- e se fará realidade visível e
radiante quando Jesus volte no final dos tempos. Mas agora já Jesus é o filho
de Davi e nos permite viver “na esperança” os bens do reino messiânico.
O título “Filho de Davi” aplicado a Jesus Cristo forma parte da medula do Evangelho. Na Anunciação, a Virgem recebeu esta mensagem: «Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó» (Lc 1,32-33). Os pobres que pediam a sanação a Jesus clamavam: «Filho de Davi, tem compaixão de mim!» (Mc 10,48). Na sua entrada solene em Jerusalém, Jesus foi aclamado: «O Bendito o Rei?que vai começar, o reino de Davi, nosso pai!» (Mc 11,10). O antiqüíssimo livro da Didaké agradece a Deus «a vinha santa de Davi, teu servo, que nos tem dado a conhecer por meio de Jesus, teu servo».
Mas Jesus não é só filho de Davi, senão também Senhor. Jesus o afirma solenemente ao citar o Salmo davídico 110, cita incompreensível para os judeus: pois resulta impossível que o filho de Davi seja “Senhor” de seu pai. São Pedro, testemunha da ressurreição de Jesus, viu claramente que Jesus tinha sido constituído “Senhor de Davi”, porque «Davi morreu e foi sepultado, seu sepulcro ainda se conserva entre nós (...). A este Jesus Deus o tem ressuscitado, e disso somos testemunha todos nós» (Ac 2,14).
Jesus Cristo, «nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos» como diz São Paulo (Rm 1,3-4), tem se convertido no foco que atrai o coração de todos os homens, e assim, mediante a sua atração suave, exerce seu senhorio entre todos os homens que se dirigem a Ele como amor e confiança.
O título “Filho de Davi” aplicado a Jesus Cristo forma parte da medula do Evangelho. Na Anunciação, a Virgem recebeu esta mensagem: «Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó» (Lc 1,32-33). Os pobres que pediam a sanação a Jesus clamavam: «Filho de Davi, tem compaixão de mim!» (Mc 10,48). Na sua entrada solene em Jerusalém, Jesus foi aclamado: «O Bendito o Rei?que vai começar, o reino de Davi, nosso pai!» (Mc 11,10). O antiqüíssimo livro da Didaké agradece a Deus «a vinha santa de Davi, teu servo, que nos tem dado a conhecer por meio de Jesus, teu servo».
Mas Jesus não é só filho de Davi, senão também Senhor. Jesus o afirma solenemente ao citar o Salmo davídico 110, cita incompreensível para os judeus: pois resulta impossível que o filho de Davi seja “Senhor” de seu pai. São Pedro, testemunha da ressurreição de Jesus, viu claramente que Jesus tinha sido constituído “Senhor de Davi”, porque «Davi morreu e foi sepultado, seu sepulcro ainda se conserva entre nós (...). A este Jesus Deus o tem ressuscitado, e disso somos testemunha todos nós» (Ac 2,14).
Jesus Cristo, «nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos» como diz São Paulo (Rm 1,3-4), tem se convertido no foco que atrai o coração de todos os homens, e assim, mediante a sua atração suave, exerce seu senhorio entre todos os homens que se dirigem a Ele como amor e confiança.
SANTO
DO DIA
SÃO JOSÉ DE ANCHIETA
José de Anchieta nasceu no arquipélago
das ilhas Canárias no dia 19 de março de 1534. Ainda adolescente, Anchieta foi
enviado à Universidade de Coimbra, em Portugal. Aos 17 anos fez votos como
religioso e entrou para a Companhia de Jesus.
Aos 18 anos, decide-se pela missão
evangelizadora do Novo Mundo e inscreve-se para participar de uma missão no
Brasil no ano seguinte. Em Salvador, Anchieta tem sua primeira tarefa: ajudar
na organização do Colégio de Jesus. Nesse mesmo ano, Anchieta visita pela
primeira vez a aldeia de Reritiba, lugar onde vai encontrar no futuro seu
repouso eterno.
Anchieta segue para o litoral paulista.
Ao tomar contato com a injustiça sofrida pelos nativos, Anchieta se posiciona
firmemente a favor dos humilhados e ofendidos indígenas. Em 25 de janeiro de
1554, junto com Manuel de Nóbrega, Anchieta funda outra escola jesuíta, o
Colégio Piratininga, núcleo do que mais tarde veio a ser cidade de São Paulo.
Em 1556, Anchieta recebe sua ordenação
sacerdotal em Salvador, Bahia. Logo depois ele passa um período de tempo em
Reritiba, entre os índios puris e tupiniquins. Foi autor da primeira gramática
na língua tupi. Em 15 de agosto de 1579 a imagem de Nossa Senhora da Assunção,
trazida de Portugal é entronizada no Santuário de Reritiba.
No dia 9 de julho de 1597, o velho
sacerdote morre vítima de um acidente fatal, ao tentar descer a escada da cela
para socorrer um índio doente. O frágil e desengonçado adolescente da Espanha
tinha se tomado um gigante em terras brasileiras. Era chamado de 'paizinho'
pelos indígenas; agora é chamado de "Apóstolo do Brasil". Foi
beatificado por João Paulo II em 1980 e canonizado pelo Papa Francisco em 3 de
abril de 2014.(Colaboração: Padre Evaldo César de
Souza, CSsR)
REFLEXÃO : A
valorização das culturas locais, o respeito pelas tradições indígenas e seu
esforço para entendê-las, a luta contra as injustiças cometidas pelos
colonizadores e o amor ao projeto de Jesus foram as balizas da vida do beato
Padre José de Anchieta. Peçamos hoje as bênçãos do “Apóstolo do Brasil” para
todos os projetos de evangelização do nosso país.
tjl@- acidigital.com – A12.com –
evangeli.net – Arq.Rio.com
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