segunda-feira, 25 de setembro de 2017

bom dia evangelho -26.setembro.017 - terça-feira

Bom dia evangelho

26 de setembro do ano da graça do Senhor de 2017
Dia Litúrgico: Terça-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Papa na visita à Fundação Santa Luzia. Fotos: L'Osservatore Romano
Vaticano, 22 Set. 17 / 02:30 pm (ACI).- Em uma nova Sexta-feira da Misericórdia, o Papa Francisco visitou de surpresa a Fundação Santa Luzia, um centro em Roma especializado em neuroreabilitação de pacientes com dificuldades motora e cognitiva, onde são tratadas doenças provenientes do AVC (Acidente Vascular Cerebral), lesões medulares, Parkinson e esclerose múltipla.
Com esta visita, assinala um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, “o Papa continua a experiência das ‘Sextas-feiras da Misericórdia’ com gestos de proximidade e apoio aos carentes e menos afortunados, que caracterizaram o Jubileu da Misericórdia”.

ORAÇÃO 
Deus Pai de amor e bondade, pela intercessão de São Cosme e São Damião, conserve meu coração simples e sincero. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
EVANGELHO 
(LC 8,19-21)
 O Senhor esteja convosco.
 Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19 a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20 Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21 Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Procuro colocar em prática os ensinamentos de Jesus para assim fazer parte de sua família? - Lembro-me de que, como irmãos, temos os mesmos deveres, os mesmos direitos e os mesmos bens? - É fácil desejar ao próximo tudo aquilo que desejo a mim mesmo? - Posso realmente dizer que coloco a Palavra de Deus em prática? - Colocar os ensinamentos de Jesus em prática consiste em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. Penso nisso?(Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R)
«Minha mãe e meus irmãos são estes aqui, que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática»
Rev. D. Xavier JAUSET i Clivillé (Lleida, Espanha)
Hoje, lemos uma formosa passagem do Evangelho. Jesus não ofende, de modo algum, a Sua Mãe, já que Ela é a primeira a escutar a Palavra de Deus e dela nasce Aquele que é a Palavra. E, simultaneamente, Ela é a que mais perfeitamente cumpriu a vontade de Deus: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38), responde ao anjo na Anunciação.
Jesus revela-nos de que precisamos, também nós, para chegar a ser seus familiares: Aqueles que ouvem...(Lc 8,21) e, para ouvir é necessário que nos aproximemos, tal como os seus familiares, que chegaram até onde Ele estava, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão. Os familiares esforçam-se por se aproximar, seria conveniente que nos perguntássemos se lutamos e procuramos vencer os obstáculos que encontramos na hora de nos aproximarmos da Palavra de Deus. Dedico, todos os dias, uns minutos a ler, escutar e meditar a Sagrada Escritura? S. Tomás de Aquino recorda-nos que: é necessário que meditemos continuamente a Palavra de Deus(...) ; esta meditação ajuda fortemente na luta contra o pecado.
E, finalmente, cumprir a Palavra de Deus. Não basta escutar a Palavra; é necessário cumpri-la, se queremos ser membros da família de Deus. Temos de pôr em prática aquilo que nos diz! Por isso será bom que nos perguntemos se só obedeço quando aquilo que se me pede me agrada ou é relativamente fácil, e, pelo contrário, quando há que renunciar ao bem-estar, ao bom nome, aos bens materiais ou ao tempo disponível para o descanso..., ponho a Palavra entre parêntesis até que cheguem melhores tempos. Peçamos à Virgem Maria que escutemos como Ela e cumpramos a Palavra de Deus para andarmos assim no caminho que conduz à felicidade duradoura.
SANTO DO DIA
SÃO COSME E SÃO DAMIÃO
Cosme e Damião eram irmãos e cristãos. Apesar da tradição, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Desde muito jovens ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e se diplomaram na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos.
Os irmãos não cobravam absolutamente nada pelos tratamentos, mas tudo faziam com caridade e dedicação. A fama de Cosme e Damião despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. O governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.
Mandou que fossem barbaramente torturados por se negarem a aceitar os deuses pagãos. E em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os Santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO :  Entre meados de setembro e outubro ocorrem as Festas de Cosme e Damião. De forma mais sincrética, envolve católicos, outras confissões religiosas e cidadãos sem identidade confessional, de todas as classes sociais. É a festa das crianças, sempre com distribuição de balas, brinquedos, doces e guloseimas em geral. A distribuição é feita no interior nas portas dos templos, de passagem pelas ruas, nas residências, em salões de festas dos prédios, em orfanatos e creches.
Tjl# -acidigital.com – a12.com – evangeli.net – são-tarcisio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário