quarta-feira, 27 de setembro de 2017

bom dia evangelho - 28.setembro.017 - quinta-feira

Bom dia evangelho

28 de setembro do ano da graça do Senhor de 2017
Dia Litúrgico: Quinta-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Papa tira uma foto com alguns imigrantes na Praça de São Pedro. Foto: Daniel Ibáñez/ ACI Prensa
Vaticano, 27 Set. 17 / 11:30 am (ACI).- Acolher os imigrantes com os braços abertos. É a mensagem que o Papa Francisco enviou no final da Audiência Geral desta quarta-feira por ocasião da nova campanha da Caritas “Compartilhe a viagem”.
“Hoje começa a campanha de Caritas Internationalis, ‘Compartilhe a viagem’, para apoiar as famílias obrigadas a migrar; encorajo-os a aderir a esta iniciativa louvável como sinal de solidariedade com estes nossos irmãos e irmãs necessitados. Desejo a todos vocês e a suas famílias a alegria e a paz do Senhor Jesus Cristo”, disse o Pontífice na Praça de São Pedro.
O Papa saudou os representantes da Caritas que participaram da Audiência e deu as boas-vindas aos “migrantes, que pedem abrigo e aos refugiados que, junto com os trabalhadores da Caritas Italiana e outras organizações católicas, são sinal de uma Igreja que procura estar aberta, inclusiva e acolhedora. Obrigado a todos pelo seu serviço infatigável”.
“O próprio Cristo nos pede acolher nossos irmãos e irmãs imigrantes e refugiados com os braços abertos”, afirmou. “A viagem é entre dois: aqueles que vêm à nossa terra e nós, que vamos ao seu coração a fim de compreendê-los, entender a sua cultura, o seu idioma”, sublinhou.

ORAÇÃO
 Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém.

EVANGELHO (LC 9,7-9)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7 o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8 Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9 Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Herodes não se conformava ouvindo tudo aquilo que falavam de Jesus! O Evangelho me incomoda? - Incomodam-me os que anunciam o Evangelho? Tenho coragem de ajudar a incomodar o mundo? - Como é o mundo no qual vivo? - Dou testemunho público de minha fé?(Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R)
«Procurava ver Jesus»
Rev. P. Jorge R. BURGOS Rivera SBD
(Cataño, Porto Rico)
Hoje o texto do Evangelho nos diz que Herodes queria ver Jesus (cf. Lc 9,9). Esse desejo de ver Jesus vem da curiosidade. Falava-se muito de Jesus pelos milagres que ele ia realizando por onde passava. Muitas pessoas falavam dele. A atuação de Jesus trouxe à memória do povo diversas figuras de profetas: Elias, João Batista, etc. Mas, por ser simples curiosidade, esse desejo não transcende. Tal é o fato que quando Herodes vê não lhe causa maior impressão (cf. Lc 23,8-11). Seu desejo se desvanece ao vê-lo cara a cara, porque Jesus se nega a responder suas perguntas. Esse silêncio de Jesus delata Herodes como corrupto e depravado.
Nós, ao igual que Herodes, com certeza sentimos, alguma vez, o desejo de ver Jesus. Mas já não contamos com ele Jesus em carne e osso como nos tempos de Herodes, no entanto contamos com outras presenças de Jesus. Quero ressaltar duas delas.
Em primeiro lugar, a tradição da Igreja fez das quintas-feiras um dia por excelência para ver Jesus na Eucaristia. São muitos os lugares onde hoje está exposto Jesus - Eucaristia. «A adoração eucarística é uma forma essencial de estar com o Senhor. Na sagrada custódia está presente o verdadeiro tesouro, sempre esperando por nós: não está ali por Ele, e sim por nós» (Bento XVI). -Aproxime-se para que lhe deslumbre com sua presença.
Para o segundo caso podemos fazer referência a uma canção popular, que diz: «Conosco está e não o conhecemos». Jesus está presente em tantos e tantos de nossos irmãos que têm sido marginados, que sofrem e não têm ninguém que os queira ver. Na sua encíclica Deus é Amor, diz o Papa Bento XVI: «O amor ao próximo enraizado no amor a Deus é ante tudo uma tarefa para cada fiel, mas é também para toda a comunidade eclesial». Assim, então, Jesus está lhe esperando, com os braços abertos lhe recebe em ambas as situações. Aproxime-se!
SANTO DO DIA
SÃO VENCESLAU
Venceslau nasceu em 907 e logo se tornou herdeiro do trono da Boêmia. Sua ascensão ao trono provocou a ira da própria mãe, que desejava assumir o comando do país ou então dar o reinado ao outro filho Boleslau. A ganância de sua mãe foi tão grande que Boleslau acabou assassinando seu próprio irmão.
A história nos conta que Draomira, mãe de Venceslau, tentou assumir o trono. Sua presença foi terrível para o cristianismo, que foi perseguido em todas as províncias. O povo porém, sabendo da eleição de Venceslau, obrigou a malvada rainha a abandonar o trono. A avó de Venceslau o ajudou a valorizar o cristianismo. A pobre velhinha foi também assassinada enquanto rezava.
Venceslau tinha conquistado a confiança, a graça e simpatia do povo, que viam nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo. Sua mãe eastava cada vez mais disposta a eliminá-lo e reasssumir o trono.
Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Venceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Venceslau se retirou à capela para rezar. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja.
O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então passou a ser cultuado como santo. Sua mãe, dias depois, teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pela rei Otão I. De nada valeu tanta violência.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO :  A maldade do coração humano parece não ter limites, sobretudo quando este se move em busca do poder e da dominação. A história de Venceslau nos mostra que, às vezes, é preciso contrariar até mesmo nossa família para viver o projeto de Deus, principalmente se nossa família é uma influência negativa para nosso crescimento cristão.

tjl@ -são-tarcisio-blogspost.com – acidiital.com – a12.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário