segunda-feira, 11 de novembro de 2019

BA EVANGELHO - 12 DE NOVEMBRO DE 201


BOM DIA EVANGELHO

12 DE NOVEMBRO DE 2019
TERÇA-FEIRA | 32ª SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERMELHO | ANO C
Chiara Lubich. Crédito: Flickr Finizio (CC BY-SA 2.0 IT)
Roma, 11 Nov. 19 / 12:00 pm (ACI).- No domingo, 10 de novembro, foi encerrada em Frascati (Itália) a fase diocesana do processo de beatificação e canonização da Serva de Deus Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.
A cerimônia foi presidida pelo Bispo de Frascati, Dom Raffaello Martinelli. Entre os presentes estava a atual presidente dos Focolares, a italiana Maria Voce.
In Cattedrale a Frascati durante la fase di chiusura della causa di canonizzazione e beatificazione di Chiara Lubich
In the Cathedral in Frascati during the closing phase of the canonization and beatification cause of Chiara Lubichhttp://www.focolare.org #focolaremedia

Com a conclusão da fase diocesana do processo, que começou em 27 de janeiro de 2015, este passou para a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano.
O co-presidente dos Focolares, Pe. Jesús Morán, disse a Vaticano News que, com essa nova fase, começa um novo tempo de espera para os Focolares, mas comentou que “não esperamos que Chiara seja proclamada santa, para que o movimento adquira maior prestígio".
"O que realmente nos interessa é que, a luz que recebemos de Chiara adquira uma universalidade maior, no sentido de que essa mesma luz possa ser mais conhecida e possa iluminar muitas outras pessoas", continuou.
“Nós sabemos bem que, com o início da segunda fase, a fase vaticana, começamos a perder Chiara no sentido em que Chiara é reconhecida em sua santidade e não nos pertence mais, mas pertence à Igreja, à humanidade e a Deus”, ressaltou o sacerdote.
Lucas 17,7-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra, e meu Pai o amará e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus: 17 7"Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: 'Vem depressa sentar-te à mesa?'
8E não lhe dirá ao contrário: 'Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu?'
9E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação?
10Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: 'Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer'".

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
SOMOS SERVOS INÚTEIS
O discípulo do Reino comporta-se, na comunidade, como um servidor. Tudo quanto faz prima pela gratuidade. Não se poupa, em se tratando de ser útil aos irmãos, pelo fato de servir por vocação. E faz tudo quanto está a seu alcance, sem optar pelo serviço que lhe é mais cômodo. Também se recusa a fazer exigências.
Rompe com o projeto do Reino, o discípulo que se deixa contaminar pelo espírito farisaico e serve aos outros com segundas intenções. Serve para ser visto e louvado, para poder exigir de Deus a salvação, para fazer penitência pelos próprios pecados, para pagar alguma promessa. Todas essas são motivações que desmerecem o serviço realizado.
A correta compreensão do serviço cristão decorre do tipo de relacionamento do  discípulo com Jesus. O servidor cristão sabe que seu Senhor olha para além das aparências; que concede a salvação movido por misericórdia, e que é inútil pretender apresentar-se diante dele com o título de justo. O Mestre recusa-se a estabelecer relações comerciais com seus discípulos, na base do dar e receber. Não impõe a ninguém um serviço para castigá-lo ou levá-lo a penitenciar-se, e sim, como sinal de superação do próprio egoísmo e demonstração da capacidade de fazer-se solidário.
Quando o discípulo serve, movido por este espírito, tem consciência de estar fazendo o que lhe compete. E não passa de um servo inútil.
SANTO DO DIA
SÃO JOSAFÁ KUNCEWYCZ
João nasceu de família cristã ortodoxa da Ucrânia, em 1580. Estudou filosofia e teologia. Aos vinte anos se tornou monge na Ordem de São Basílio, recebendo o nome de Josafá. Em pouco tempo era nomeado superior do convento e, logo depois, com apenas trinta e sete anos assumiu o arcebispado de Polotsk.
Os escritos sobre são Josafá nos dizem de sua enorme capacidade intelectual e de sua vivência da caridade cristã. Além disso, São josafá era um monge exemplar no seguimento das regras monásticas.
Josafá defendia com coragem a autoridade do Papa, lutando para evitar o cisma entre ocidente e oriente. Pregava e fazia questão de seguir os ensinamentos de Jesus numa só Igreja, sob a autoridade de um único pastor. Sua luta incansável reconquistou muitos cristãos afastados da Igreja.

Por causa de suas ações foi vítima de calúnias, difamação, acusações absurdas. Em uma pregação chegou a prever que seu fim estava próximo e seria na mão dos inimigos. Não demorou muito para que o bispo fosse perseguido, torturado e morto e teve seu corpo lançado nas águas escuras de um rio.
Tudo ocorreu no dia 12 de novembro de 1623. O seu corpo depois foi recuperado e venerado pelos fiéis. É chamado de padroeiro do ecumenismo(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : O mundo de hoje precisa reencontrar o caminho da unidade na diversidade. O Ecumenismo, movimento religioso que pretende a união dos cristãos ao redor de uma mesma postura religiosa, precisa encontrar apoio de todos os grupos que têm no Cristo a grande referência da vida. Que são Josafá, padroeiro do ecumenismo, ajude-nos nesta tarefa.
TJL- DOMTOTAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET – ACIDIDIGTAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário