quinta-feira, 7 de novembro de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 8.NOVEMBRO. 2019


BOM DIA EVANGELHO

08 DE NOVEMBRO DE 2019
SEXTA-FEIRA | 31ª SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERDE | ANO VERDE
Protestos no Chile. Crédito: Flickr - Christianc (CC BY-NC 2.0)
SANTIAGO, 07 Nov. 19 / 03:00 pm (ACI).- O Bispo de Villarrica (Chile), Dom Francisco Javier Stegmeier, explicou que o que acontece no país sul-americano se deve à "construção de uma sociedade sem Deus".
“Via-se aproximar o que está acontecendo no Chile hoje. E a causa última e principal não é a desigualdade social, que é o efeito de algo mais profundo. O que está acontecendo conosco se deve à construção de uma sociedade sem Deus”, afirmou em mensagem divulgada em 5 de novembro.
“Somente Ele, o Deus vivo e verdadeiro, transcendente e soberano de tudo, pode ser o fundamento da paz social. A convivência baseada na justiça, que assegure o direito à diversidade das pessoas, só pode ser garantida no reconhecimento, no respeito e na promoção da lei de Deus”, acrescentou.
A reflexão do Bispo se refere à crise sociopolítica que o Chile está passando e cuja face visível são os protestos sociais em massa. Entre as demandas estão a melhoria das políticas públicas, a formação de uma Assembleia Constituinte para mudar a Constituição e a renúncia do presidente Sebastián Piñera.
No entanto, além de marchas pacíficas, outros manifestantes destruíram edifícios patrimoniais e vias públicas, saquearam e incendiaram o comércio. Também há confrontos duros entre a polícia e grupos de manifestantes.
Em sua mensagem, o Bispo assegurou que "a ausência de Deus levou à destruição da família", sendo "o primeiro ataque" "quando se introduziu a contracepção, continuou quando se eliminou a distinção entre os filhos nascidos dentro do matrimônio e fora dele, depois veio o divórcio, o acordo de união civil e a ideologia de gênero”.
"Virá o mal chamado casamento igualitário com a possibilidade de adotar crianças”, alertou.
"Estamos colhendo o que semeamos há dezenas de anos: ‘Pois quem vento semeia, colherá tempestade’”. "Somente se nos convertermos a Cristo é possível um Chile melhor", assegurou Dom Stegmeier.
O Bispo aprofundou em sua reflexão e explicou que "os atuais critérios de 'felicidade' deixam completamente de lado os fundamentos da plena realização do homem, ou seja, Deus. E não leva em consideração que o único que é capaz de nos fazer realmente felizes em plenitude é Jesus Cristo, que nos libertou da escravidão do pecado, da morte e da condenação eterna”.
ORAÇÃO
 Deus, nosso Pai, ficai conosco, dissipai todo o medo e apaziguai os nossos corações, para que, mediante vossa ação libertadora em nós, a luz da fé renasça em nossas vidas. A exemplo de Godofredo, dai-nos a calma tranqüilidade para enfrentar as dificuldade do dia-a-dia. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Lucas 16,1-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua palavra fielmente (1Jo 2,5).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

16 1Jesus disse também a seus discípulos: "Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens.
2Ele chamou o administrador e lhe disse: 'Que é que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens'.
3O administrador refletiu então consigo: 'Que farei, visto que meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não o posso. Mendigar? Tenho vergonha.
4Já sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego'.
5Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patrão e perguntou ao primeiro: 'Quanto deves a meu patrão?'
6Ele respondeu: 'Cem medidas de azeite'. Disse-lhe: 'Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinqüenta'.
7Depois perguntou ao outro: 'Tu, quanto deves?' Respondeu: 'Cem medidas de trigo'. Disse-lhe o administrador: 'Toma os teus papéis e escreve: oitenta'.
8E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes.

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
APRENDENDO DE UM ESCÂNDALO
Um autêntico caso de corrupção ofereceu a Jesus a chance de ensinar aos discípulos, mediante uma parábola, a importância de ser esperto em relação ao Reino de Deus.
Naquele tempo, os gerentes de propriedades alheias agiam com muita liberdade, sem um controle imediato. O patrão confiava na responsabilidade do empregado. Este era recompensado pelo que produzia: quanto mais os bens se multiplicavam, tanto maior era o seu salário.
O Evangelho fala de um administrador que, agindo com irresponsabilidade e imprudência, estava desperdiçando os bens que lhe tinham sido confiados. Quando o patrão começa a cobrá-lo por isso, esse administrador arquiteta um plano para garantir seu futuro e sua segurança. Com uma ação fraudulenta, busca granjear a benevolência dos devedores, prejudicando o patrão. Uma vez despedido, teria quem se sentisse na obrigação de recebê-lo, como sinal de gratidão.
Comparando com o Reino, os discípulos são instruídos a serem tão hábeis e espertos como o administrador desonesto. Este, no trato com as coisas humanas, obstinou-se em buscar caminhos para alcançar os seus objetivos. Do mesmo modo, o discípulo do Reino, com relação às realidades celestes, deve ter claro o fim a ser atingido e a maneira mais conveniente de fazê-lo. Neste caso, basta ser obstinado na prática da misericórdia.
SANTO DO DIA
SÃO GODOFREDO
Godofredo, cujo nome significa “paz de Deus”, nasceu em 1066, filho de família nobre francesa. Com cinco anos foi entregue para ser educado pelos monges beneditinos. Ordenou-se sacerdote aos vinte e cinco anos de idade.
A sua integridade de caráter, profundidade nos conhecimentos dos assuntos da fé, bem como a visão social que demonstrava, logo chamaram a atenção dos superiores. Foi nomeado abade, com a delicada missão de restabelecer as regras disciplinares dos monges, muito afastados do ideal da vida cristã.
Ele próprio viveu uma vida simples e dedicada ao seguimento de Cristo. Era comum ver os mendigos e leprosos participando da sua mesa, pois acolhia todos os necessitados com abrigo e esmolas fartas. Suas virtudes levaram o povo e o clero a eleger Godofredo como Bispo de Amiens.
Nesta diocese enfrentou os ricos e poderosos, que viviam apegados ao vício e aos prazeres corporais. Sua pregação era dura e acabou atraindo para si a ira de muitas pessoas. Houve uma ocasião em que tentaram envenená-lo.
Godofredo ainda viveu longo tempo como pastor e reformador da sua diocese. Morreu no dia 08 de novembro de 1115.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Godofredo foi um homem do povo. Sua simplicidade cativava homens e mulheres que o procuravam para conselhos espirituais. Colocou-se ao lado do povo simples, defendendo-o contra a ganância dos poderosos. Condenou com veemência os abusos do clero e procedeu à reforma das comunidades religiosas. Sua persistência custaram-lhe a vida, mas como prêmio recebeu a coroa da imortalidade ao lado de Deus.
TJL – ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário