segunda-feira, 18 de novembro de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 19 DE NOVEMBRO E 2019


BOM DIA EVANGELHO

19 DE NOVEMBRO DE 2019
TERÇA-FEIRA | 33º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERMELHO | ANO C
Carlo Acutis Crédito: Associação Carlo Acutis
Vaticano, 18 Nov. 19 / 10:30 am (ACI).- Os médicos especialistas do Vaticano emitiram um parecer positivo sobre o suposto milagre que teria sido realizado através da intercessão de Carlo Acutis, o jovem italiano conhecido como "ciberapóstolo da Eucaristia", e que teria beneficiado uma criança da América do Sul.
O postulador da causa de beatificação de Carlo Acutis, o jovem italiano conhecido como "Ciberapóstolo da Eucaristia", relatou que os especialistas do Vaticano deram um parecer positivo sobre um possível milagre operado pela intercessão do Venerável que morreu em 2006 por causa de leucemia.
“Na quinta-feira de manhã, 14 de novembro de 2019, reuniu-se a Junta Médica da Congregação para as Causas dos Santos. Os especialistas médicos expressaram um parecer positivo sobre um suposto milagre atribuído à intercessão do Venerável Carlo Acutis”, assinala a nota de Nicola Gori publicada no site oficial da Associação Carlo Acutis.
"Portanto, continua o processo da Causa de canonização do Venerável no Dicastério Vaticano”, acrescenta a nota.
Em 18 de outubro, em declarações à ACI Stampa – agência italiana do Grupo ACI –, Gori afirmou que a congregação vaticana recebeu o dossiê de “um suposto milagre ocorrido no Brasil de uma criança. Tudo está em estudo e as cartas estão sendo examinadas”.
O Bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino, Dom Domenico Sorrentino, disse que, “se os outros passos previstos no processo também forem positivos, espera-se que a beatificação não esteja longe. Continuamos rezando para que o Senhor queira glorificar o seu servo em breve, incentivando o caminho de santidade de toda a Igreja, especialmente dos jovens”.
Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), onde sua família viveu por motivos de trabalho. Anos depois, eles se mudaram para Milão (Itália).
Fez a Primeira Comunhão aos 7 anos e, desde então, sua vida foi marcada por um profundo amor pela Eucaristia, a qual considerava como “rodovia para o céu".
Ele participava da Missa todos os dias e também rezava o terço, impulsionado pela sua devoção à Virgem Maria, a qual considerava sua confidente. Além disso, dava aulas de catecismo às crianças e ajudava as pessoas mais necessitadas.
A intensa vida espiritual de Carlo o levou a inventar o que alguns chamaram de um “kit para tornar-se santo”, formado por Missa, Comunhão, Terço, leitura diária da Bíblia, confissão e serviço aos outros.
Acutis também desenvolveu desde pequeno o seu talento pela informática e os adultos que o conheciam o consideravam um gênio. Ele criou exposições virtuais sobre temas de fé, como milagres eucarísticos em todo o mundo. Fez isso quando tinha 14 anos.
Quando foi diagnosticado com leucemia, Carlo decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da festa da Virgem do Pilar, com apenas 15 anos de idade.
Os restos mortais do venerável Carlo Acutis, conhecido como o Ciberapóstolo da Eucaristia, descansam desde abril deste ano no Santuário da Spogliazione (Despojamento), local onde São Francisco de Assis deixou tudo para seguir o Senhor. Antes de morrer, o jovem expressou seu desejo de ser enterrado lá.
Diante de alguns rumores sobre o fato de que o corpo de Carlo Acutis estaria incorrupto, o postulador disse em janeiro deste ano que "qualquer julgamento é prematuro, pois as devidas investigações ainda estão sendo realizadas pela equipe médica".
Em 5 de julho de 2018, o Papa Francisco assinou o decreto que reconhece as virtudes heroicas de Carlo Acutis, um passo importante em uma causa de beatificação pela qual a Igreja reconhece que uma pessoa viveu heroicamente ou excepcionalmente as virtudes teológicas da fé, esperança e caridade.


ORAÇÃO 
Ó Deus, que concedeste ao beato Rafael espírito de fortaleza nas adversidades e extraordinário selo de caridade para promover a unidade da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, ser fortes na fé e amarmos uns aos outros, colaborando fielmente para a união de todos os fiéis em Cristo. Amém.
Lucas 19,1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Por amor, Deus enviou-nos o seu filho como vítima por nossas transgressões (1Jo 4,10).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
19 1Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.
2Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.
3Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.
4Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.
5Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: "Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa".
6Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.
7Vendo isto, todos murmuravam e diziam: "Ele vai hospedar-se em casa de um pecador".
8Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: "Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo".
9Disse-lhe Jesus: "Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão".
10Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
AS ETAPAS DA SALVAÇÃO
O encontro de Zaqueu com Jesus mostra como a conversão acontece em etapas. De certo modo, esta revela como a salvação acontece na vida de quem se torna discípulo do Reino.
O primeiro passo consiste no desejo de ver Jesus. No caso de Zaqueu, o Evangelho não esclarece os motivos deste anseio. Sabemos, apenas, ter sido tão forte que nada deteve o homem até vê-lo realizado.
O segundo passo exige a superação de todos os obstáculos. Para Zaqueu, um empecilho era sua baixa estatura. O problema foi resolvido: subiu numa árvore.
O terceiro passo comporta deixar-se amar por Jesus, sem restrições nem desconfiança, abrindo-lhe as portas do coração. Zaqueu desceu depressa da árvore, para receber Jesus em sua casa, com alegria.
O quarto passo é uma mudança radical de vida. Radical significa deixar de lado os esquemas e mentalidades antigos, para adequar-se às exigências do Reino. Isto não se faz com palavras ou com boas intenções, mas com gestos concretos. Zaqueu dispôs-se a dar metade de seus bens aos pobres e a ressarcir, quatro vezes mais, aquilo que havia roubado. Desta forma, ele provou que, realmente, a salvação tinha entrado em sua casa.
SANTO DO DIA
SÃO RAFAEL DE SÃO JOSÉ
José nasceu no dia primeiro de setembro de 1835, na Polônia, filho de um casal de nobres. Foi batizado com o nome de José e educado pelos pais dentro da religião cristã.
Na juventude estudou engenharia civil na escola Militar de Engenharia. Sua vida na juventude foi marcada pela devoção à Nossa Senhora do Carmo, mas o progresso nos estudos o fez afastar-se da religião. Graças a sua inteligência atingiu altos postos na carreia militar.
Em janeiro de 1863, durante um período de guerra, encontrou sua reconciliação com Deus. Confessou, comungou e iniciou uma vida de intensa espiritualidade e devoção a Jesus, José e Maria. O término da guerra o fez prisioneiro e ele foi deportado para a Sibéria, onde ficou dez anos sob o regime de trabalhos forçados.
Suas únicas companhias foram um crucifixo e o livro “Imitação de Cristo”. Libertado e repatriado entrou na Ordem dos Carmelitas Descalços, aos quarenta e dois anos de idade. Vestiu o hábito dos carmelitas e tomou o nome de Rafael de São José, em 1882, quando recebeu a ordenação sacerdotal. Morreu no dia 15 de novembro de 1907, em Vadovice, na mesma cidade onde, anos mais tarde, nasceria João Paulo II.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO
 São Rafael de São José foi um homem de Deus, vivendo em profunda união com Ele. Foi definido como uma oração vivente, sendo um homem de austeridade e silêncio. Outra marca de sua espiritualidade é o seu profundo amor a Maria e o zelo pelo sacramento da penitência.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário