terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

bom dia evangelho - 12.fevereiro. 2020

BOM DIA EVANGELHO

Dia 12 de Fevereiro - Quarta-feira
V SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde - Ofício do Dia)
Pessoas com máscaras cirúrgicas na China. Créditos: EWTN Noticias
Macau, 11 Fev. 20 / 04:43 pm (ACI).- A Diocese de Macau decidiu seguir as instruções do Governo local para a prevenção do novo tipo de coronavírus e emitiu um comunicado determinando o fechamento das igrejas e suspensão da celebração de missas até o próximo dia 19 de Fevereiro. Entretanto, os fiéis poderão assistir missas, incluindo a missa dominical, pela internet.
Segundo o comunicado divulgado pela Cúria Diocesana, o bispo de Macau, Dom Stephen Lee, ordenou a suspensão de todas as missas para o público nas igrejas, capelas e lares de idosos.
“As congregações masculinas e femininas, as sociedades de vida apostólica, a Prelatura Pessoal [do Opus Dei], as comunidades religiosas e os vários centros podem celebrar as suas próprias missas, mas não devem ser abertas ao público”, pode ler-se no comunicado.
Os fiéis podem assistir às missas de domingo e dos restantes dias da semana através do site da internet www.catholic.org.mo.
A Diocese de Macau aconselha os fiéis a não sairem de casa, a não ser em caso de necessidade, sendo que devem cumprir outros atos de piedade, como a lectio divina, a comunhão espiritual e o rosário.
Todos os fiéis que queiram confessar-se devem previamente contactar os sacerdotes das paróquias e as confissões ser realizadas em lugares bem ventilados. Também os serviços matrimoniais e funerários podem ser celebrados mediante acordo entre os párocos, as partes envolvidas e as suas famílias.
Numa carta dirigida aos fiéis, Dom Stephen Lee pede que “neste crítico e aflitivo momento, sejamos unidos para ultrapassá-lo e não esqueçamos a mais sublime e forte virtude da humanidade do mundo – o Amor”.
O prelado exorta as pessoas a manter-se “calmas e pacientes”, procurando participar nas medidas preventivas em total cooperação com o Governo.
“Devemos apoiar todos os Serviços Públicos e grupos voluntários, especialmente o pessoal médico que trabalha na primeira linha para combater a propagação da epidemia. Devemos expressar a nossa gratidão, apreciação e encorajamento aos profissionais médicos pelo seu espírito de sacrifício, por quaisquer meios que dispomos”, afirma Dom Lee.
Numa primeira fase, o Governo de Macau ordenou a alguns funcionários públicos que trabalhassem desde suas casas, tendo no entanto encerrado todos os serviços, os quais só abrem para o atendimento de casos urgentes. No setor privado, negócios, cassinos e alguns hotéis suspenderam a atividade por um período de quinze dias, o que poderá ter consequências negativas para a economia de Macau. As escolas estão encerradas por tempo indeterminado.
O novo tipo de coronavírus, que teve origem em Wuhan, capital da província chinesa de Hubei, causou até ao dia de hoje 1 013 mortes, tendo sido contagiadas 43 173 pessoas. De acordo com as autoridades, 4 043 pessoas já tiveram alta hospitalar.
Em Macau foram confirmados dez casos de contaminação, entre os quais uma residente local. O primeiro caso verificado no território, uma cidadã da China continental, já teve alta.

Antífona de Entrada
Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).
Oração do dia
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho (Mc 7,14-23)
 Chamando outra vez a multidão, dizia: «Escutai-me, vós todos, e compreendei! Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura».
Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe faziam perguntas sobre essa parábola. Ele lhes disse: «Também vós não entendeis? Não compreendeis que nada que de fora entra na pessoa a torna impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a fossa?». Assim, ele declarava puro todo alimento. E acrescentou: «O que sai da pessoa é que a torna impura. Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro».
Palavra de vida etena.
«Nada que de fora entra na pessoa a torna impura»
Rev. D. Norbert ESTARRIOL i Seseras
(Lleida, Espanha)
Hoje Jesus nos ensina que tudo o que Deus tem feito é bom. Pode ser que, nossa intenção não reta seja a que contamine o que fazemos. Por isso, Jesus Cristo diz: «o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura» (Mc 7,15). A experiência da ofensa a Deus é uma realidade. E com facilidade o cristão descobre essa marca profunda do mal e vê um mundo escravizado pelo pecado. A missão que Jesus nos encarrega é limpar —com ajuda de sua graça— todas as contaminações que as más intenções dos homens introduziram neste este mundo.
O Senhor nos pede que toda nossa atividade humana esteja bem realizada: espera que nela ponhamos intensidade, ordem, ciência, competência, preocupação de perfeição, não buscando outro alvo e sim restaurar o plano criador de Deus, que fez o melhor para o bom proveito do homem: «Pureza de intenção. —A terás, se, sempre e em tudo, só buscais agradar a Deus» (São Josemaria).
Só nossa vontade pode estragar o plano divino e, é necessário vigiar para que não seja assim. Muitas vezes se metem a vaidade, o amor próprio, os desânimos por falta de fé, a impaciência por não conseguir os resultados esperados, etc. Por isso, nos advertia São Gregório Magno: «Não nos seduza nenhuma prosperidade aduladora, porque é um viajante teimoso aquele que para no caminho a contemplar as paisagens a menos que ele se esqueça do ponto ao que se dirige».
É conveniente, portanto, estar atentos no oferecimento de obras, manterem a presença de Deus e considerar freqüentemente a filiação divina, de maneira que todo nosso dia —com oração e trabalho— tome sua força e comece no Senhor, e que tudo o que começamos por Ele chegue a seu fim.
Podemos fazer grandes coisas se notamos que cada um de nossos atos humanos é co-redentor quando está unido aos atos de Cristo.

Santo do Dia: Santa Eulália

Lembramos neste dia a santidade de Eulália, virgem e mártir. Viveu em Barcelona no fim do século III numa família que a educou para o bem e para a fé em Jesus Cristo.
Quando pequena Eulália gostava da companhia das amigas cristãs, e por outro lado fugia do pecado e era inimiga da vaidade. Aconteceu que possuía apenas 14 anos quando chegou à Espanha a perseguição contra os cristãos por parte do terrível Diocleciano; Eulália soube dos fatos e desejou alegremente o martírio, para assim glorificar e estar com o Cristo.
Os pais religiosos resolveram viajar a fim de esconderem-se juntamente com a menina, mas uma noite, em segredo, ela deixou sua casa em direção à cidade. Diz-se que um cortejo de anjos iluminava o caminho de Eulália. De manhã, diante do palácio do governador, ela elevava a voz contra os perseguidores e defendia os cristãos.
O imperador não sabia o que fazer. Tentou convencê-la a adorar os deuses romanos. Além disso, se Eulália abandonasse Jesus Cristo, ela seria presenteada com ouro e joias e seus pais seriam também agraciados. Ao ouvir tal proposta, Eulália olhou diretamente para o governador e respondeu-lhe: "Não perca seu tempo. Mande logo que me torturem e matem, pois nunca abrirei mão da minha fé".
Diante da fé e coragem da jovem Eulália o governador mandou os algozes queimarem o seu corpo com ferros em brasa, e sua oração durante os sofrimentos era esta: “Agora, ó Jesus, vejo no meu corpo os traços de vossa sagrada paixão”.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: A fé cristã impulsiona-nos a tomar partido exclusivo por Jesus Cristo. Mesmo diante dos maiores desafios, somos convidados a colocar Jesus como a razão central de nossa vida. Iluminados pelo exemplo de santa Eulália, vamos elevar nossa voz contra as injustiças de nossa sociedade e ficar alerta para denunciar tudo aquilo que fere a dignidade humana.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário