quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

BOM DIA EVANGELHO -6 DE FEVEREIRO DE 2020


BOM DIA EVANGELHO

Dia 6 de Fevereiro - Quinta-feira
SÃO PAULO MIKI Mártir (Vermelho, Pref. comum ou dos mártires - Ofício da Memória)
Foto referencial. Crédito: Pixabay
WASHINGTON DC, 05 Fev. 20 / 03:00 pm (ACI).- Os bispos dos Estados Unidos expressaram sua oposição à ampliação das restrições à imigração, recentemente estabelecida pelo governo de Donald Trump.
Em 31 de janeiro, o governo Trump expandiu as restrições de viagem para incluir aqueles que querem emigrar para os Estados Unidos da Nigéria, Sudão, Tanzânia, Eritreia, Mianmar e Quirguistão.
Em seu anúncio, a Casa Branca assinala que cada um desses seis países tem sérias deficiências para compartilhar informações sobre terroristas, criminosos ou a identidade destes com os Estados Unidos.
"A medida que restringe mais a imigração prejudica os esforços para reunir as famílias e dificulta garantir a ajuda para aqueles que são obrigados a emigrar dos países designados", assinala uma declaração dos bispos norte-americanos de 2 de fevereiro.
“Respeitamos a existência de desafios para garantir a troca de informações entre países para garantir a documentação dos viajantes, como um meio de salvaguardar a segurança dos cidadãos. No entanto, também acreditamos que as proibições mal concebidas como essas prejudicam famílias inocentes. Por isso, apelamos à administração para que reverta esta ação e considere os custos humanos e estratégicos destas proibições prejudiciais”, indicaram.
A declaração está assinada por Dom Mario Dorsonville, Bispo Auxiliar de Washington e chefe do Comitê de Assuntos Ecumênicos e Inter-religiosos; Dom Jaime Soto, Bispo de Sacramento e Chefe da Catholic Legal Immigration Network, Inc; Sean Callahan, presidente da Catholic Relief Services; e Irmã Donna Markham, presidente da Catholic Charities USA.
A Nigéria é um dos países mais populosos da África e mais de 50% de seus habitantes se declaram cristãos.
Para este país, os Estados Unidos emitiram mais de 7.920 vistos de imigrante no ano fiscal de 2018. Do total, 4.525 foram destinados a familiares diretos de cidadãos norte-americanos, enquanto 2.820 se destinaram a outros membros da família, segundo The New York Times. Os imigrantes nigerianos enviaram 24 bilhões de dólares para seu país apenas em 2018, informou o jornal, segundo um relatório de PwC.
O jornal de Nova York, citando números do Departamento de Segurança Interna, também indicou que em 2018 cerca de 30 mil nigerianos ficaram nos Estados Unidos por mais tempo do que o indicado em seus vistos de não imigrante.
As novas medidas entrarão em vigor em 21 de fevereiro. A Casa Branca disse que os imigrantes dos países indicados poderão viajar para os Estados Unidos se obtiverem um visto antes da data indicada.
Além dos países indicados em 31 de janeiro, a proibição já considerava cidadãos do Irã, Líbia, Somália, Síria, Iêmen, Venezuela e Coréia do Norte.
Os defensores dos imigrantes apontam que essa proibição é realmente uma "restrição muçulmana", uma vez que a maioria dos países incluídos na lista professa o Islã.
Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Antífona de Entrada
Alegram-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.
Oração
Bendito seja Deus, que concedeu a São Paulo Miki e seus companheiros o grande dom da firmeza apostólica. Concedei-me ser sempre um corajoso apóstolo de vossos caminhos. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Marcos 6,7-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegado! (Mc 1,15)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Então, Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois; e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos.
Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, senão somente um bordão; nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto;
como calçado, unicamente sandálias, e que se não revestissem de duas túnicas.
10 E disse-lhes: “Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela, até vos retirardes dali.
11 Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, saí dali e sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra ele”.
12 Eles partiram e pregaram a penitência.
13 Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
PREGAR NA POBREZA
Quando Jesus enviou seus discípulos para anunciar o evangelho do Reino, ordenou-lhe pregar na pobreza. Só lhes foi permitido levar um simples bastão, talvez para se protegerem de animais ferozes, e calçar sandálias, por causa das longas caminhadas. Tudo mais se reduzia às roupas do corpo. Por que tanto rigor da parte de Jesus?
Agindo assim, os apóstolos não corriam o risco de atrair gente por motivos alheios à proposta do Reino. Seria inútil recorrer aos apóstolos esperando encontrar o que não fosse estritamente a palavra de Deus e seu apelo de conversão. Por outro lado, os apóstolos ficavam livres da tentação de atrair discípulos para si mesmos, esquecendo de que sua missão era a de fazer discípulos para o Senhor. Os apóstolos, pregando na pobreza, eram forçados a se entregarem totalmente à providência de Deus. Ela não haveria de permitir que lhes faltasse pão, nem o necessário para a sobrevivência. Esta dependência da caridade alheia, porém, não podia por em questão a gratuidade do ministério dos apóstolos. Esses não pregavam, com espírito venal, pensando em tirar partido e obter proveitos. E, sim, desempenhavam sua função de maneira desinteressada, deixando à providência a questão do próprio sustento.
Apesar de sua opção pelo despojamento, os discípulos deveriam manter no horizonte a possibilidade de serem rejeitados. Nem por isso estariam dispensados da missão.

Santo do Dia

Santos Paulo Miki e seus companheiros

Miki nasceu em 1564, era filho de pais ricos e foi educado no colégio jesuíta em Anziquiama, no Japão. A convivência do colégio logo despertou em Paulo o desejo de se juntar a Companhia de Jesus. Com esforço conseguiu ordenar-se sacerdote, o primeiro japonês da companhia.
Mas o imperador japonês não era admirador do cristianismo. Por causa da conquista da Coréia pela Espanha, o Japão motivou uma perseguição contra todos os cristãos ocidentais. Os católicos foram expulsos do país, mas muitos resistiram e ficaram. Só que a repressão não demorou. Primeiro foram presos seis franciscanos, logo depois Paulo Miki com outros dois jesuítas e dezessete leigos.
Os vinte e seis cristãos sofreram terríveis humilhações enquanto seguiam para o local onde seria executada a pena de morte por crucificação. Alguns dos companheiros de Paulo Miki eram muito jovens, adolescentes ainda, mas enfrentaram a pena de morte com a mesma coragem do líder.
A elevação sobre a qual os vinte e seis heróis de Jesus Cristo receberam o martírio pela crucificação em fevereiro de 1597 ficou conhecida como Monte dos Mártires.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: Antes de morrer, São Paulo Miki afirmou: “Se cheguei a este grave momento, espero que ninguém tenha dúvidas quanto a minha sinceridade ou pense que eu estou mentindo. Por isso eu lhes digo: Não há outro caminho de salvação a não ser Cristo Jesus”.
TJL@ - A12.COM – DOMTOTAL.COM – EVANGELI.NET- ACIDIGITAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário