segunda-feira, 2 de setembro de 2024

bom dia evangelho - 3. setembro . 024

 

BOM DIA EVANGELHO

3 DE SETEMBRO DE 2024 - Terça-feira da 22ª semana do Tempo Comum

Oração a São Gregório Magno: Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Gregório Magno governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. (EPC)

Evangelho (Lc 4,31-37):

Naquele tempo, Jesus desceu para Cafarnaum, cidade da Galiléia, e lá os ensinava, aos sábados. Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade. Na sinagoga estava um homem que tinha um espírito impuro, e ele gritou em alta voz: «Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!». Jesus o repreendeu: «Cala-te, sai dele!». O demônio então lançou o homem no chão e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram espantados e comentavam: «Que palavra é essa? Ele dá ordens aos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem». E sua fama se espalhava por todos os lugares da redondeza.

«Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade» - Rev. D. Joan BLADÉ i Piñol(Barcelona, Espanha)

Hoje vemos como a atividade de ensinar foi, para Jesus, a missão central de sua vida pública. Porém a pregação de Jesus era muito diferente da dos outros mestres e isso fazia com que as pessoas se espantassem e se admirassem. Certamente, ainda que o Senhor não tivesse estudado (cf. Jo 7,15), desconcertava a todos com sua doutrina, porque «falava com autoridade» (Lc 4,32). Seu estilo possuía a autoridade de quem se sabia o “Santo de Deus”.
Precisamente aquela autoridade no seu falar era o que dava força a sua linguagem. Utilizava imagens vivas e concretas, sem silogismos nem definições; palavras e imagens que extraía da própria natureza quando não das Sagradas Escrituras. Não há dúvida de que Jesus era um bom observador, homem próximo das situações humanas: ao mesmo tempo em que o vemos ensinando, também o contemplamos perto das pessoas fazendo-lhes o bem (curando as doenças e expulsando demônios, etc.). Lia no livro da vida diária as experiências que depois lhe serviriam para ensinar. Ainda que fosse um material tão simples e “rudimentar”, a palavra do Senhor era sempre profunda, inquietante, radicalmente nova, definitiva.
O mais admirável da fala de Jesus Cristo, era esse saber harmonizar a autoridade divina com a mais incrível simplicidade humana. Autoridade e simplicidade eram possíveis em Jesus graças ao conhecimento que possuía do Pai e de sua relação de amorosa obediência a Ele (cf. Mt 11,25-27). Esta relação com o Pai é o que explica a harmonia única entre a grandeza e a humildade. A autoridade de seu falar não se ajustava aos parâmetros humanos; não havia disputa, nem interesses pessoais ou desejo de sobressair. Era uma autoridade que se manifestava tanto na sublimidade da palavra ou da ação como na humildade e simplicidade. Não houve nos seus lábios nem alabança pessoal, nem soberba nem gritos. Mansidão, doçura, compreensão, paz, serenidade, misericórdia, verdade, luz, justiça... Foi o aroma que rodeava a autoridade de seus ensinos.

São Gregório Magno

(Gaudium Press) São Gregório Magno, que nasceu em Roma no ano 540, foi prefeito de Roma até se sentir inspirado por Deus à vender tudo o que possuia para ajudar os pobres e a Igreja Católica. Influenciado por São Bento, Gregório ingressou na vida monástica, sendo nomeado diácono pelo papa Pelágio e enviado a Constantinopla como núncio apostólico. Algum tempo depois, foi chamado até Roma para ser secretário do Santo Padre. Com a morte do Papa, o religioso foi escolhido como sucessor de São Pedro, assumindo a cátedra pontifícia no ano 590. Os frutos de seu trabalho religioso são inúmeros. Destacamos aqui a conversão da Inglaterra e a compilação do Antifonário, a revisão e reestruturação do sistema de música sacra, a fundação da Schola Cantorum de Roma e a composição de vários hinos famosos. Entregou sua alma a Deus no ano de 604, tornou-se o quarto Doutor da Igreja.

Frases de São Gregório Magno: 01 – “Diante dos homens é virtude suportar os inimigos, mas diante de Deus, a virtude é amá-los”. 02 – “É melhor resultar algum escândalo de se dizer a verdade, do que deixar abandonada e indefesa a mesma verdade”. 03 – “Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela desgraça do próximo e o desprazer causado por sua prosperidade.” 04 – “Os que aqui na terra são afligidos por causa da verdade, lá no Céu serão saciados com a verdadeira doçura”. 05 – “Muitos ensinam o que adquiriram com o estudo, não com a conduta, e assim o que pregam com a palavra destroem com o seu modo de vida”. 06 – “Assim como da pedra fria, talhada pelo martelo, saltam faíscas, da palavra divina, por inspiração do Espírito Santo, brota fogo”. 07 – “O caminho é estreito e difícil para aquele que caminha por ele triste e com pena de si; porém é largo e fácil para aquele que caminha com amor”. 08 – “Aos olhos de Deus, o desejo tem o mesmo valor que a obra, quando a execução desta não depende de nossa vontade”. 09 – “Todos os santos foram mártires ou pela espada ou pela paciência.” 10 – “Da mesma forma que uma palavra inconsiderada arrasta ao erro, o silêncio inoportuno deixa no erro aqueles a quem poderia instruir”

TJL- A12.COM – EVANGELI.NET – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário