quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

bom dia evangelho - 27.janeiro-2017


Bom dia evangelho
 27 de janeiro do ano da graça do senhor de 2017
6ª-feira da 3ª Semana do Tempo Comum
Cor: Verde
São Francisco de Assis / Foto: Wikipédia Domínio Público
Roma, 26 Jan. 17 / 06:00 am (ACI).- O Pe. Gianmarco Arrigoni, pároco do Santuário de São Francisco em Rivotorto, em Assis (Itália), anunciou que em breve começarão a restauração da primeira casa onde o santo viveu junto com seus companheiros, que sofreu danos depois dos terremotos que destruíram o centro da Itália nos dias 24 de agosto e 30 de outubro de 2016.

ORAÇÃO Senhor, Pai de misericórdia, que na virgem Santa Ângela quisestes dar-nos um exemplo de prudência e caridade, concedei-nos que, iluminados pelas suas virtudes e ajudados pela sua intercessão, sejamos fiéis a vossa doutrina em toda a nossa vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Evangelho - Mc 4,26-34
É a menor de todas as sementes e se
torna maior do que todas as hortaliças
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,26-34
Naquele tempo:
26 Jesus disse à multidão:
'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra.
27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo,
mas ele não sabe como isso acontece.
28 A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga
e, por fim, os grãos que enchem a espiga.
29 Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice,
porque o tempo da colheita chegou'.
30 E Jesus continuou: Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus?
Que parábola usaremos para representá-lo? 31 O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra,  a menor de todas as sementes da terra.
32 Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças,
e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'.
33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender.
34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos,
explicava tudo.

Palavra da Salvação.
Reflexão - Mc 4, 26-34
Muitas vezes tentamos explicar a realidade do Reino de Deus de uma forma muito complicada, repleta de elaborações doutrinais e de palavras com significados bem específicos que exigem dicionários e conhecimentos específicos em várias ciências para a sua compreensão. Jesus não age assim. Ele procura revelar as verdades do Reino de forma muito simples, compreensível para todas as pessoas, para que os simples e humildes possam acolher a proposta divina e dar a sua adesão a esta proposta sem desanimar diante de dificuldades teóricas e científicas.

SANTO DO DIA

SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

Ângela Mérici nasceu em 1470 no norte da Itália. Os pais eram camponeses pobres e muito religiosos. E desde pequena ela teve seu coração inclinado pela vida religiosa.
Na infância ficou órfã de pai e de mãe e foi viver na casa de um tio, que a havia adotado, mas que também veio a falecer. Depois de passar dias e dias chorando, com apenas treze anos, pediu para ingressar num convento, entrando para a Ordem Terceira de São Francisco de Assis.
Os seus sofrimentos, sua entrega a Deus e a vida meditativa de penitência lhe trouxeram, através do Espírito Santo, o dom do conselho. Inspirada pela Virgem Maria fundou a comunidade das irmãs Ursulinas, em homenagem a santa Úrsula, a mártir do século IV, que dirigia o grupo das moças virgens, que morreram por defender sua religião e sua castidade.
As "Ursulinas" tinham como finalidade a formação das futuras mães, segundo os dogmas cristãos. Ângela teve uma concepção bastante revolucionária para sua época, quando se dizia que uma sólida educação cristã para as moças só seria possível dentro das grades de uma clausura. A fundadora morreu aos setenta e cinco anos, em 27 de janeiro de 1540 e foi canonizada, em 1807.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO Um dia perguntaram a Ângela como deveríamos viver nossa vida. Ela sabiamente respondeu: Vive hoje como se fosse já o dia de prestar contas a Deus! Sigamos o conselho de Santa Ângela e vivamos o hoje da melhor maneira possível.

tjl@ - acidigital.com – A12.com – ArqRio.com – Evangelli.net – CNBB.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário