segunda-feira, 16 de outubro de 2017

bom dia evangelho - 2ª feira - 17.out.017

BOM DIA EVANGELHO

17 DE OUTUBRO DO ANO DA GRAÇA DO SENHOR DE 2017
Dia Litúrgico: Terça-feira da 28ª semana do Tempo Comum Ano A Cor Vermelha
Papa Francisco na sede da FAO. Foto: Captura Youtube(acidigital.com)
Vaticano, 16 Out. 17 / 09:35 am (ACI).- Em um discurso dirigido à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Papa Francisco lamentou os efeitos da insegurança alimentar entre as populações mais pobres do mundo e apelou a pôr fim nas guerras e na degradação do meio ambiente, principais obstáculos na luta contra a fome.
O Santo Padre visitou na manhã de ontem a sede da FAO em Roma, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, cujo tema deste ano é “Mudar o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.
Depois de ouvir as palavras do Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva, e do Observador Permanente da Santa Sé nas Organizações e nos Organismos das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, Dom Fernando Chica Arellano, mostrou o presente do Papa à FAO: uma escultura de mármore que representa Aylan, o menino sírio que morreu afogado no Mar Mediterrâneo, na costa da Turquia, em outubro de 2015.

ORAÇÃO 
Deus, nosso Pai, que as palavras de Santo Inácio de Antioquia sirvam hoje para nossa meditação. Animados pelo seu exemplo de fé e de confiança em vós, sejamos fortalecidos pela vossa graça. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!


EVANGELHO (LC 11,37-41)
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa.38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Posso dizer que tenho muita bondade no coração? - Será que às vezes não estou preocupado demais com exterioridades apenas? - Não sou muitas vezes fariseu disfarçado? - Como trabalho com o ar de superioridade que se encontra por toda parte? - Sou fácil em criticar os outros?(Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R)
«Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós»
Rev. D. Pedro IGLESIAS Martínez
(Rubí, Barcelona, Espanha)
Hoje, o evangelista situa a Jesus num banquete: Um fariseu rogou-lhe que fora a comer com ele (Lc 11,37). A boas horas teve tal ocorrência! Que cara deveu pôr o anfitrião quando o convidado saltou a norma ritual de se lavar (que não era um preceito da Lei, senão da tradição dos antigos rabinos) e além disso lhes censurou categoricamente a ele e ao seu grupo social. O fariseu não acertou no dia e, o comportamento de Jesus, como dizemos hoje, não foi politicamente correto.
Os evangelhos mostram-nos que ao Senhor lhe importava pouco o que dirão e o politicamente correto; por isso, pese a quem pese, ambas coisas não devem ser norma de atuação de quem se considere cristão. Jesus condena claramente a atuação própria da dupla moral, a hipocrisia que procura conveniência ou o engano: Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades (Lc 11,39). Como sempre, a Palavra de Deus nos interpela sobre usos e costumes de nossa vida quotidiana, na que acabamos convertendo em valores ciladas que tentam dissimular os pecados de soberbia, egoísmo e orgulho, numa tentativa de globalizar a moral no politicamente correto, para não destoar e não ficar marginados, sem que importe o preço a pagar, nem como enegreçamos nossa alma, pois, afinal de contas, todo mundo o faz.
Dizia São Basilio que de nada deve fugir o homem prudente tanto como de viver segundo a opinião dos demais. Se somos testemunhas de Cristo, temos de saber que a verdade sempre é e será verdade, ainda que chovam chuços. Esta é nossa missão no meio dos homens com quem compartilhamos a vida, tentando nos manter limpos segundo o modelo de homem que Deus nos revela em Cristo. A limpeza do espírito passa acima das formas sociais e, se em algum momento surge-nos a dúvida, lembre-se que os limpos de coração verão a Deus. Que a cada um escolha o objetivo de sua mirada para toda a eternidade.
SANTO DO DIA
SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
Inácio nasceu por volta do ano 35 da era cristã. Ao que parece era um pagão que foi convertido ao cristianismo. Sua educação cristã aconteceu sob o acompanhamento dos próprios apóstolos. Sucedeu Pedro no posto de bispo de Antioquia. Viveu toda vida sendo um portador da vontade de Deus.
Antioquia era a terceira cidade mais importante do Império Romano. Foi aí que o bispo Inácio exerceu seu apostolado até ser conduzido para Roma, onde morreu mártir no Coliseu, entre os dentes das feras. Foi o imperador Trajano que decretou sua prisão.
A viagem de Inácio, acorrentado de Antioquia até Roma, foi o apogeu de sua vida e de sua fé. Feliz por poder ser imolado em nome do Salvador da humanidade, pregou por todos os lugares onde passou, até o local do martírio.
Durante esta viagem final escreveu sete cartas que figuram entre os escritos mais notáveis da Igreja, concorrendo em importância com as do apóstolo Paulo. Em todas faz profissão de sua fé e contém ensinamentos e orientações, até hoje adotados e seguidos pelos católicos. Numa dessas cartas estava o seu especial pedido: "Deixai-me ser alimento das feras. Sou trigo de Deus. É necessário que eu seja triturado pelos dentes dos leões para me tornar um pão digno de Cristo".(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Numa de suas cartas Inácio escreveu: “Mantém-te firme como bigorna sob os golpes. É próprio de um grande atleta receber pancadas e vencer. Não tenhas nenhuma dúvida, temos que suportar tudo pela causa de Deus, para que também Ele nos suporte. Torna-te ainda mais zeloso do que és; aprende a conhecer os tempos. Aguarda o que está acima do oportunismo, o atemporal, o invisível que por nossa causa se fez visível, o impalpável, o impassível que por nós se fez passível, o que de todos os modos por nós sofreu!”.

tjl@ - São-tarcisio.blogspot.com – acidigital.com – a12.com – Evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário