domingo, 10 de dezembro de 2017

BOM DIA EVANGELHO - 11.DEZ.017 - 2ª FEIRA

BOM DIA EVANGELHO

11 DE DEZEMBRO DE 2017
Dia Litúrgico: Segunda-feira da 2ª semana do Advento
Papa recebe as crianças do coral. Foto: L'Osservatore Romano
Vaticano, 08 Dez. 17 / 09:50 am (ACI).- O Papa Francisco recebeu as crianças do Pequeno Coral “Mariele Ventre” da organização franciscana Antoniano de Bolonha, por ocasião dos 60 anos da iniciativa italiana “Lo Zecchino d'Oro”, e agradeceu pelas canções cantadas desejando que estas possam ajudar a compreender o “amor e a maravilha” do que aconteceu há dois mil anos.
“Quero expressar o meu carinho pela celebridade que o coral conquistou nesses anos através das belas performances musicais que obtiveram a satisfação de crianças e adultos”, expressou o Santo Padre aos membros do coral, que promove a composição das canções infantis com valores.
O Pontífice também sublinhou o bem que as crianças podem fazer através das suas canções. “E que neste tempo do Advento, suas canções, narrando o nascimento de Jesus, possam ajudar os que os escutam a compreender o amor e a maravilha do que aconteceu em Belém 2000 anos atrás”, desejou.
“Deus se fez criança para estar mais próximo dos homens de todos os tempos, demonstrando-nos sua infinita ternura”, recordou.
“Com suas canções, afirmou dirigindo-se às crianças, com simplicidade e competência, vocês transmitem uma sensação de serenidade tão necessária a todos, especialmente às famílias que vivem em dificuldade e sofrimentos”.
Francisco encorajou as crianças: “Continuem assim, cantando os valores autênticos da vida, louvando a Deus por todo o bem que nos dá”, afirmou.
Depois de terminar seu breve discurso, o Papa saudou todas as crianças que cantaram para ele várias canções do seu repertório.

ORAÇÃO
 Deus, nosso Pai, celebramos hoje a memória do papa São Dâmaso. Fazei que nos descubramos como um povo comprometido convosco, com o vosso Reino e comprometidos com os nossos irmãos e com todo homem. Que o Vosso Espírito de Amor nos faça entender que somos chamados a viver em comunhão, ou seja, em união convosco em Jesus vosso Filho ressuscitado.

EVANGELHO (LC 5,17-26)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
17 Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18 Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19 Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20 Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21 Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22 Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23 O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24 Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25 Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26 Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”  
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«Teus pecados são perdoados»
Rev. D. Joan Carles MONTSERRAT i Pulido
(Cerdanyola del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje, o Senhor ensina e, ao mesmo tempo, cura. Hoje, vemos o Senhor que ensinava os que se consideravam sábios naqueles tempos: os fariseus e os mestres da lei. Às vezes, podemos pensar que neste século em que vivemos, ou pelos estudos que temos feito, pouco temos para aprender. Esta lógica não sobrenatural nos leva frequentemente a querer fazer que os caminhos de Deus sejam os nossos e não ao contrário.
Na atitude dos que querem a cura de seu amigo vemos os esforços humanos para conseguir aquilo que verdadeiramente desejam. O que queriam era algo muito bom: que o doente pudesse levantar-se. Mas isso não é suficiente. Nosso Senhor deseja fazer conosco uma cura completa. E por isso começa com o que Ele tinha vindo fazer neste mundo, o que significa o Seu santo nome: Salvar o homem de seus pecados.
A fonte mais profunda de meus males são sempre os meus pecados: «Homem, teus pecados são perdoados» (Lc 5,20). Frequentemente, nossa oração ou nosso interesse é só material, mas o Senhor sabe o que mais nos convem. Como naqueles tempos os consultórios dos médicos estão lotados de doentes. Mas, como aqueles homens, corremos o risco de não ir com tanta diligência ao lugar onde de verdade nos restabelecemos inteiramente: ao encontro com o Senhor no sacramento da Penitência.
É fundamental em todo o tempo para o crente, o encontro sincero com Jesus Cristo misericordioso. Ele, rico em misericórdia, recorda-nos especialmente hoje que neste Advento não podemos desatender o perdão que Ele nos dá de mãos cheias. E, se for preciso, joguemos fora os impedimentos — o telhado — que nos impedem de O ver. —Eu também preciso de retirar as telhas de meus preconceitos, das minhas comodidades, das minhas ocupações, das desconfianças, que são um impedimento para "olhar acima das telhas".
SANTO DO DIA
SÃO DÂMASO I
Não sabemos ao certo se Dâmaso nasceu na Espanha ou em Roma. O certo que que era um homem culto e instruído e que ocupou a cadeira papal entre os anos de 366 até 384. Era um firme defensor da fé e sua postura deu credibilidade ao papado.
Sua eleição não foi tranqüila, mas quando assumiu o governo da Igreja possibilitou o florescimento de ritos, orações e pregações durante seu mandato. Devem-se a ele, por exemplo, os estudos para a revisão dos textos da bíblia e a nova versão em latim feita pelo depois Santo Jerônimo, seu secretário.
Dâmaso conviveu com grandes destaques do cristianismo, como santo Ambrósio, Agostinho e Jerônimo. Era também um poeta inspirado pelas orações e cânticos antigos. Graças a ele as catacumbas foram recuperadas, com o próprio Papa percorrendo-as para identificar os túmulos dos mártires e dar-lhes as devidas honras.
Dâmaso escolheu pessoalmente o túmulo no qual gostaria que fossem depositados seus restos mortais. Na Cripta dos Papas, localizada nas Catacumbas de São Calisto, ao término dos seus escritos em honra deles, deixou registrado: "Aqui, eu, Dâmaso, gostaria que fossem depositados meus espólios. Mas temo perturbar as piedosas cinzas dos mártires".
Morreu em 384 com quase oitenta anos de idade.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO Este Papa deu o melhor de si para manter viva a verdadeira religião católica, fazendo com que houvesse uma maior popularização dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Restaurou catacumbas, organizou as relíquias dos mártires do cristianismo assim que o Império deixou de perseguir os cristãos. Grande foi o seu amor pela vossa Igreja, tudo fazendo para que ela se mantivesse unida em torno de uma mesma fé.

TJL@ - ACIDIGITAL.COM –A12.COM – EVANGELI.NET – VATICAN.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário