terça-feira, 19 de dezembro de 2017

BOM DIA EVANGELHO - 20.12.017 - 4ª FEIRA

BOM DIA EVANGELHO

20 DE DEZEMBRO DE 2017
QUARTA-FEIRA - PREPARAÇÃO PRÓXIMA DO NATAL - COR: ROXA - ANO B


Imagem referencial Foto: Alan Holdren / ACI Prensa
Vaticano, 19 Dez. 17 / 10:00 am (ACI).- O Papa Francisco enviou uma mensagem de condolências ao bispo da diocese francesa de Perpignan Elne, Dom André Marceau, pelas vítimas do acidente de trânsito ocorrido em 14 de dezembro em Millas, no sudeste da França, o qual provocou a morte de vários menores de idade.
O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, assinala no texto que, “informado do trágico acidente entre um trem e um ônibus escolar perto da aldeia de Millas, causando a morte de vários estudantes e ferindo muitos outros, Sua Santidade o Papa Francisco se une em oração ao sofrimento das famílias abaladas por esta tragédia e a dor de colegas, estudantes e parentes de todas as vítimas e a população da região”.
“O Santo Padre invoca Deus, Pai de misericórdia, a fim de que acolha na paz da sua luz estes jovens que perderam a vida e dê conforto e esperança aos feridos e suas famílias”, diz a mensagem.
Além disso, “assegura sua mais profunda proximidade espiritual inclusive às pessoas que lhes estão próximas e os socorreram e concede sua carinhosa bênção apostólica a todos os que foram tocados por esta tragédia”.

ORAÇÃO
 Pai de bondade, São Domingos é para nós exemplo de dedicação e fraternidade. Abençoai-nos, para que também nós possamos seguir os ensinamentos deixados pelos santos e santas, de acordo com os dons e talentos que nos destes. Amém.

EVANGELHO (LC 1,26-38)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Será que o mundo de hoje acredita no Natal? - Como conciliar vida e Fé? - Apesar da grandeza da missão, Maria permaneceu humilde. É fácil ser humilde no contexto de hoje? - Há pessoas que se aproveitam dos que são humildes por serem humildes? - Reflito agora sobre algum tópico edificante em torno do Natal.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
«Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra»
Rev. D. Jordi PASCUAL i Bancells (Salt, Girona, Espanha)
Hoje contemplamos, mais uma vez, esta cena extraordinária da Anunciação. Deus, sempre fiel a suas promessas, por meio do anjo Gabriel, diz a Maria que tem sido escolhida para trazer o Salvador ao mundo. Assim como o Senhor costuma agir, o maior acontecimento da Humanidade —o Criador e Senhor de todas as coisas se tornou homem como nós—, acontece do jeito mais simples: uma moça, num povoado pequeno de Galiléia, sem espetáculo.
A maneira é simples, o acontecimento é excepcional. Como também são grandes as virtudes da Virgem Maria: cheia de graça, o Senhor está com Ela, humilde, simples, disposta a fazer a vontade de Deus, generosa. Deus tem planos para ela, para você e para mim, mas Ele espera a colaboração livre e amorosa de cada um para cumpri-los. Maria nos dá um exemplo disso: «Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1,38). Não é só um sim à mensagem do anjo; é colocar-se nas mãos do Pai-Deus, abandonar-se confiadamente na sua providência, é dizer sim e deixar agir ao Senhor agora e em todas as circunstâncias da vida.
Da resposta de Maria, como também da nossa resposta ao que Deus nos pede- escreve São Josemaria- «não esqueças, dependem muitas coisas grandes».
Estamos nos preparando para celebrar o Natal. A melhor maneira de fazê-lo é ficar perto de Maria, contemplando a sua vida e procurando imitar suas virtudes para poder receber ao Senhor com um coração bem disposto: —O que espera Deus de mim, agora, hoje, no meu trabalho, com as pessoas que tenho contato, na relação com Ele? São situações pequenas do dia a dia, mas depende da resposta que demos!

SANTO DO DIA

SÃO DOMINGOS DE SILOS

Talvez o maior defensor dos valores monásticos tenha sido o religioso Domingos de Silos, que valorizava nos mosteiros o ensino não só da agricultura como dos demais ofícios e artes.
Domingos nasceu no ano 1000, na Espanha, numa família pobre e cristã. Ainda menino, quando era pastor, aproveitava o ofício para oferecer leite para os caminhantes pobres. Ao mesmo tempo era um menino estudioso e a família resolveu matriculá-lo na escola da paróquia.
O pároco viu a boa vontade do menino e ajudou-o a entrar no seminário. Mas o jovem Domingos resolveu ser eremita e depois monge. Aí encontrou sua vocação. Destacou-se entre os monges pela bondade e simplicidade. Seu exemplo foi tão forte que seu próprio pai resolveu fazer-se monge.
Ao final da vida, era chamado de "apóstolo de Castela". Previu a data da própria morte, que ocorreu a 20 de dezembro de 1073. (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO :São Domingos amado pelo povo e respeitado por reis e rainhas, foi um homem de decisão e de fé. Soube reconhecer Cristo nos pobres e fazer de suas palavras e ações uma missão evangélica. Quem dera soubéssemos ser também fiéis servidores do Evangelho.

TJL@ - ACIDIGITAL.COM –A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário