terça-feira, 17 de julho de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 18.JULHO.2018

BOM DIA EVANGELHO

18 DE JULHO DE 2018 -COR: VERDE - ANO B
Dia Litúrgico: Quarta-feira da 15ª semana do Tempo Comum
Papa reconheceu ser apaixonado pelo esporte em várias ocasiões. Foto: Vatican Media
Vaticano, 16 Jul. 18 / 04:00 pm (ACI).- Que a prática do esporte favoreça o desenvolvimento integral das pessoas, este é o desejo que o Papa Francisco expressou em sua mensagem aos participantes do Seminário sobre “Esporte como Ferramenta para o Desenvolvimento Humano, Econômico e Social”, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 25 de agosto.
Em sua mensagem, enviada por meio do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, o Santo Padre incentiva todos os participantes “a continuar promovendo o esporte como exercício da prática da virtude, de modo que seja ajuda e fomento do crescimento integral dos seres humanos e do desenvolvimento das comunidades”.
Francisco indicou que o esporte “não é somente uma forma de entretenimento, mas, sobretudo, um instrumento para embasar uma cultura do encontro, da fraternidade e da solidariedade, caminho seguro para a construção de um mundo mais pacífico e justo”.
O seminário é uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas, junto com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e o Centro Internacional para o Estudo do Esporte.
Segundo asseguram os organizadores em seu site (http://www.fgv.br/seminariogestaoesportiva%C3%B9), “inspirado na Conferência Esporte e Fé, organizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano, em 2016, o VIII Seminário Gestão Esportiva FGV/FIFA/CIES reunirá expoentes do esporte para debater sobre o papel que este pode desempenhar na promoção do desenvolvimento humano, econômico e social”.

ORAÇÃO : Deus de amor e misericórdia, que cumulaste são Arnolfo com seus melhores dons, dai-nos seguir seu exemplo e imitar suas ações, levando os homens e mulheres ao compromisso cristão com as questões do tempo atual. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO (MT 11,25-27)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
 Glória a vós, Senhor.
25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!
«Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos»
P. Raimondo M. SORGIA Mannai OP (San Domenico di Fiesole, Florencia, Italia)
Hoje, o Evangelho nos oferece a oportunidade de aprofundar, na estrutura da mesma divina sabedoria. Há entre nós quem não deseje conhecer os mistérios revelados desta vida? Mas há enigmas que nem a melhor equipe de procuradores do mundo jamais chegará nem sequer a decifrar. No entanto, há Um ante o qual «De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público» (Mc 4,22). É aquele a quem se dá assim mesmo o nome de Filho do Homem, pois diz de si mesmo: «Todas as coisas me foram dadas por meu Pai» (Mt 11,27). Sua natureza humana por meio da união hipostática tem sido assumida pela Pessoa do Verbo de Deus: é, numa palavra, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, diante da qual não há trevas e pela qual a noite é mais luminosa que o pleno dia.
Um provérbio árabe diz assim: «Se numa noite preta uma formiga preta sobe por uma parede preta, Deus a estará vendo». Para Deus não há segredos nem mistérios. Há mistérios para nós, mas não para Deus, ante o qual o passado, o presente e futuro estarão abertos e esquadrinhados até a última vírgula.
Diz, satisfeito, o Senhor: «Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos» (Mt 11,25). Sim, porque ninguém pode pretender conhecer estes ou segredos parecidos escondidos nem os tirando da escuridão com o estudo mais intenso, nem como devido por parte da sabedoria. Dos segredos profundos da vida saberá sempre mais a velhinha sem experiência escolar do que o pretensioso cientista que tem gastado anos em prestigiosas universidades. Tem ciência que se ganha com fé, simplicidade e pobreza interiores. Tem dito muito bem Clemente Alexandrino: «A noite é propícia para os mistérios; é quando a alma atenta e humilde olha para si mesma refletindo sobre a sua condição; é quando encontra a Deus».
SANTO DO DIA
SANTO ARNOLFO DE METZ
Arnolfo nasceu em Metz, na antiga Gália, atual França, no ano 582. A sua família era muito importante e fazia parte da nobreza. Ele estudou e casou-se com uma aristocrata, com a qual teve dois filhos. Nesta época, a região da Gália era dominada pelos francos e era dividida em diversos reinos que guerreavam entre si.
Um dos reis da região, conhecendo a fama da conduta cristã de Arnolfo o tornou como seu conselheiro. Confiou-lhe também a educação de seu filho Dagoberto, que se formou dentro dos costumes da piedade e do amor cristão. Tal preparo fez de Dagoberto um dos reis católicos mais justos da História.
Pelo trabalho zeloso que exercia, foi nomeado bispo, mas não queria aceitar. Conta a tradição que lançou um anel no rio, dizendo a Deus que se ele fosse digno do episcopado, fizesse o anel retornar. Alguns dias depois o anel foi encontrado no ventre de um peixe.
Naquele tempo, as questões dos leigos e do celibato não tinham uma disciplina rigorosa e uniforme dentro da Igreja, que ainda seguia evangelizando a Europa. Por isso, mesmo casado, Arnolfo foi bispo e um de seus filhos tornou-se padre.
Depois de algum tempo Arnolfo abandonou o bispado para ingressar num mosteiro. Desta maneira serena, Arnolfo viveu o resto de seus dias, dedicando-se às orações, penitência e caridade. Morreu no dia 18 de julho de 641.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  Arnolfo era um homem de fé inabalável, correto e justo. Numa época onde a disciplina da Igreja ainda estava sendo formada, Arnolfo soube conjugar sua vida pública com seus compromissos com a evangelização. Foi um homem de seu tempo, preocupado com as pessoas. Sempre procurou encontrar soluções humanas e cristãs para os problemas do seu povo. Que nós também saibamos ocupar nosso lugar na sociedade, levando à todos os ambientes a boa nova de Jesus Cristo.

TJL@- ACIDIGITAL.COM- A12.COM – EVANGELI.NET.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário