Dia Litúrgico: São Tiago, Apóstolo
Conclave
2013 / Foto: Vatican Media
Vaticano, 24 Jul.
18 / 10:00 am (ACI).- Depois da morte do Cardeal Jean-Louis
Tauran no último dia 5 de julho, o escritório do Camerlengo está vacante. Uma
posição delicada, especialmente no período entre a morte de um Papa e a eleição
do seu sucessor; por isso, a Igreja aguarda
a nomeação de um novo camerlengo pelo Papa Francisco.
O camerlengo é um
dos dois funcionários principais da Cúria Romana que não perde o seu cargo
enquanto o papado está vacante. Durante este período, administra as finanças e
as propriedades da Igreja.
Entretanto,
Francisco poderia fazer o mesmo que o Venerável Pio XII, que em 1941 decidiu
não nomear um novo camerlengo depois da morte do Cardeal Lorenzo Lauri.
Neste caso, quando
Pio XII morreu em 1958, os cardeais elegeram
o Cardeal Benedetto Aloisi Masella como camerlengo.
A posição do
camerlengo é regulada pelas constituições apostólicas Pastor bonus e Universi
dominici gregis.
O número 17
de Universi dominici gregis estabelece que “o Camerlengo da
Santa Igreja Romana deve constatar oficialmente a morte do Pontífice”, “aplicar
os sigilos no escritório e no quarto do Pontífice” e, em seguida, fazer a mesma
coisa no apartamento privado pontifício.
O Camerlengo também
é responsável por notificar o Cardeal Vigário de Roma sobre a morte do Papa, o
qual depois notifica o povo através de um anúncio especial. Além disso, toma
posse do Palácio Apostólico no Vaticano e dos Palácios de Latrão e Castel Gandolfo,
exercendo sua custódia e governo.
“Com efeito, é
atribuição do Camerlengo da Santa Igreja Romana, durante o período de Sé
vacante, cuidar e administrar os bens e os direitos temporais da Santa Sé, com
o auxílio dos três Cardeais Assistentes, precedido – uma vez para as questões
menos importantes, e todas as vezes para as mais graves – do voto do Colégio
dos Cardeais”, indica a constituição.
Depois de ser
nomeado, o novo Camerlengo fará o juramento diante do Papa, o qual lhe
entregará um cetro como símbolo de autoridade. O cetro atual, coberto de veludo
vermelho, data do papado de Bento XV.
ORAÇÃO
Ó Deus, que a vossa Igreja exulte sempre no constante louvor do
Apóstolo São Tiago, Maior, para que, sustentada por sua doutrina e intercessão,
seja fiel a seus ensinamentos. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Evangelho
(Mt 20,20-28)
A mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, aproximou-se de
Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido. Ele perguntou: «Que queres?». Ela
respondeu: «Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua
direita e outro à tua esquerda». Jesus disse: «Não sabeis o que estais pedindo.
Podeis beber o cálice que eu vou beber?». Eles responderam: «Sim, podemos».
Declarou Jesus: «Do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à
minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem meu Pai o
preparou».
Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: «Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos».
Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: «Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos».
«Podes beber
do cálice que eu vou beber?»
Mons. Octavio RUIZ Arenas Secretário
do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (Città del
Vaticano, Vaticano)
Hoje, o episódio que nos narra este fragmento do
Evangelho nos põe diante a uma situação que ocorre com muita frequência nas
diferentes comunidades cristãs. João e Santiago foram muito generosos ao
abandonar sua casa e suas redes para seguir Jesús. Escutaram que o Senhor anuncia
um Reino e que oferece a vida eterna, mas não chegam a entender ainda a nova
dimensão que apresenta o Senhor e, por isso, sua mãe pedir a algo bom, mas que
estão nas simples aspirações humanas: «Manda que estes dois filhos meus que se
sentem, um a tua direita e outro a tua esquerda, em teu Reino» (Mt 20,21).
Igualmente, nós escutamos e seguimos o Senhor, como fizeram os primeiros discípulos de Jesus, mas não sempre chegamos entender totalmente sua mensagem e nos deixamos levar por interesses pessoais ou ambições dentro da igreja. Esquecemos que ao aceitar ao Senhor, temos que entregarmos confiança e de maneira plena a Ele, que não podemos pensar em obter a gloria sem ter aceitado a cruz.
A resposta que lhes dá Jesus pões exatamente a entonação neste aspecto: para participar de seu Reino, o que importa é aceitar beber de seu próprio «cálice» (cf. Mt 20,22), ou seja, estar dispostos a entregar nossa vida por amor a Deus e dedicarmos ao serviço de nossos irmãos, com a mesma atitude de misericórdia que teve Jesus. O Papa Francisco, em sua primeira homilia, ressaltava que para seguir a Jesus devemos caminhar com a cruz, pois «quando caminhamos sem a cruz, quando confessamos um Cristo sem cruz, não somos discípulos do Senhor».
Igualmente, nós escutamos e seguimos o Senhor, como fizeram os primeiros discípulos de Jesus, mas não sempre chegamos entender totalmente sua mensagem e nos deixamos levar por interesses pessoais ou ambições dentro da igreja. Esquecemos que ao aceitar ao Senhor, temos que entregarmos confiança e de maneira plena a Ele, que não podemos pensar em obter a gloria sem ter aceitado a cruz.
A resposta que lhes dá Jesus pões exatamente a entonação neste aspecto: para participar de seu Reino, o que importa é aceitar beber de seu próprio «cálice» (cf. Mt 20,22), ou seja, estar dispostos a entregar nossa vida por amor a Deus e dedicarmos ao serviço de nossos irmãos, com a mesma atitude de misericórdia que teve Jesus. O Papa Francisco, em sua primeira homilia, ressaltava que para seguir a Jesus devemos caminhar com a cruz, pois «quando caminhamos sem a cruz, quando confessamos um Cristo sem cruz, não somos discípulos do Senhor».
SANTO DO DIA
SÃO TIAGO MAIOR
Tiago Maior nasceu doze anos antes de Cristo na
Galiléia e era filho de Zebedeu e Salomé, segundo as
sagradas escrituras. Era, portanto, irmão de João Evangelista. É sempre citado
como um dos três primeiros apóstolos, além de figurar entre os prediletos de
Jesus, juntamente com Pedro e André. É chamado de "maior" por causa
do apóstolo homônimo, Tiago filho de Alfeu, conhecido como "menor".
Nas várias passagens bíblicas,
podemos perceber que Jesus possuía apóstolos escolhidos para testemunharem
acontecimentos especiais de sua missão. Um era Tiago, o Maior, que constatamos
ao Seu lado na cura da sogra de Pedro, na ressurreição da filha de Jairo, na
transfiguração do Senhor e na Sua agonia no Horto das Oliveiras.
Consta que, depois da
ressurreição de Cristo, Tiago rumou para a Espanha, percorrendo-a de norte a
sul, fazendo sua evangelização, sendo por isto declarado seu padroeiro. Mais
tarde voltou a Jerusalém, onde converteu centenas de pessoas. Por causa de
falso testemunho foi preso e acusado de levar o povo a ir contra as ordens do
imperador. A pena para esse crime era a morte.
A sentença foi executada durante
as festas pascais no ano 42. Assim, Tiago, o Maior, se tornou o primeiro dos
apóstolos a derramar seu sangue pela fé em Jesus Cristo.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO: No século VIII, a Espanha lutava contra a invasão dos bárbaros
muçulmanos. Diz a história que pela intercessão de São Tiago os muçulmanos
foram derrotados. No local da vitória espanhola o rei Afonso II mandou
construir uma igreja e um mosteiro, dedicados a Santiago, com isto a cidade de
Iria passou a se chamar Santiago de Compostela, ou seja, do campo da estrela.
Desde aquele tempo até hoje, o Santuário de Santiago de Compostela, é um dos
mais procurados pelos peregrinos do mundo inteiro, que fazem o trajeto à pé.
TJL@
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