segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 11.DEZEMBRO.2018


Bom dia evangelho

11 DE DEZEMBRO DE 2018
TERÇA-FEIRA | 2ª SEMANA DO ADVENTO | COR: ROXO | ANO C
Papa Francisco. Foto: Vatican Media
Vaticano, 10 Dez. 18 / 12:00 pm (ACI).- O Papa Francisco fez um apelo “a todos os que têm responsabilidades institucionais” para que “coloquem os direitos humanos no centro de todas as políticas, incluindo as de cooperação ao desenvolvimento, mesmo se isso signifique ir contracorrente”.
Deste modo, o Santo Padre quis respaldar a vigência da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por ocasião dos seus 70 anos, e pelos 25 anos da Declaração e Programa de Ação de Viena para a tutela dos Direitos Humanos no Mundo.
Estes dois documentos são os pilares sobre os quais se fundamenta a proteção dos direitos humanos no mundo.
Por ocasião destas comemorações, o Pontífice enviou uma mensagem aos participantes da Conferência Internacional "Os direitos humanos no mundo atual: conquistas, omissões e negações", que teve início na manhã de hoje, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Em sua mensagem, o Santo Padre fez "uma reflexão profunda sobre os fundamentos e o respeito aos direitos humanos no mundo contemporâneo".
O Papa recordou que, através destes dois documentos, a ONU “queria reconhecer a igual dignidade de cada pessoa humana, da qual derivam direitos e liberdades fundamentais que, arraigados na natureza da pessoa humana, unidade inseparável de corpo e alma, são universais, indivisíveis, interdependentes e interconectados”.


ORAÇÃO 
Deus, nosso Pai, celebramos hoje a memória do papa São Dâmaso. Fazei que nos descubramos como um povo comprometido convosco, com o vosso Reino e comprometidos com os nossos irmãos e com todo homem. Que o Vosso Espírito de Amor nos faça entender que somos chamados a viver em comunhão, ou seja, em união convosco em Jesus vosso Filho ressuscitado.
EVANGELHO (MT 18,12-14)
Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?
13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos»
Rev. D. Joaquim MONRÓS i Guitart (Tarragona, Espanha)
Hoje, Jesus faz-nos saber que Deus quer que todos os homens se salvem e que não deseja «que se perca nenhum desses pequenos» (Mt 18,4). Junto à parábola do pastor que procura a ovelha perdida, nos apresenta uma personagem que comoveu os primeiros cristãos. Na capa do Catecismo da Igreja Católica está gravada esta figura de Jesus Bom Pastor, que já nas catacumbas de Roma está presente entre as primeiras imagens do Senhor.
É tão forte a vontade do Senhor de salvar-nos, que desde essas palavras até sua entrega incondicional na Cruz, é Cristo quem nos procura a cada um para que —livremente— voltemos à amizade com Ele.
Do mesmo jeito que Jesus, os cristãos devemos ter esse mesmo sentimento: que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade! Como dizia São Josemaria Escrivá, «todos somos ovelha e pastor». Há algumas pessoas —o próprio esposo ou a esposa, os filhos, os parentes, os amigos, etc.— para os quais nós talvez sejamos a única oportunidade para poderem recuperar a alegria da fé e da vida da graça.
Sempre podemos deixar noventa e nove por cento das coisas que estamos fazendo, para rezar e ajudar as pessoas que temos perto de nós, que amamos e que sabemos que padecem de alguma necessidade em sua alma.
Com a nossa oração e mortificação, e nossa fé amorosa, podemos dar-lhes a graça da conversão, como Santa Mônica conseguiu que seu filho Agostinho, se convertesse no “primeiro homem moderno” que sabe explicar em “Confissões” como a graça atuou nele até chegar à santidade.
Peçamos à Mãe do Bom Pastor muitas alegrias de conversões.
SANTO DO DIA
SÃO DÂMASO I
Não sabemos ao certo se Dâmaso nasceu na Espanha ou em Roma. O certo que que era um homem culto e instruído e que ocupou a cadeira papal entre os anos de 366 até 384. Era um firme defensor da fé e sua postura deu credibilidade ao papado.
Sua eleição não foi tranqüila, mas quando assumiu o governo da Igreja possibilitou o florescimento de ritos, orações e pregações durante seu mandato. Devem-se a ele, por exemplo, os estudos para a revisão dos textos da bíblia e a nova versão em latim feita pelo depois Santo Jerônimo, seu secretário.
Dâmaso conviveu com grandes destaques do cristianismo, como santo Ambrósio, Agostinho e Jerônimo. Era também um poeta inspirado pelas orações e cânticos antigos. Graças a ele as catacumbas foram recuperadas, com o próprio Papa percorrendo-as para identificar os túmulos dos mártires e dar-lhes as devidas honras.
Dâmaso escolheu pessoalmente o túmulo no qual gostaria que fossem depositados seus restos mortais. Na Cripta dos Papas, localizada nas Catacumbas de São Calisto, ao término dos seus escritos em honra deles, deixou registrado: "Aqui, eu, Dâmaso, gostaria que fossem depositados meus espólios. Mas temo perturbar as piedosas cinzas dos mártires".
Morreu em 384 com quase oitenta anos de idade.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO : Este Papa deu o melhor de si para manter viva a verdadeira religião católica, fazendo com que houvesse uma maior popularização dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Restaurou catacumbas, organizou as relíquias dos mártires do cristianismo assim que o Império deixou de perseguir os cristãos. Grande foi o seu amor pela vossa Igreja, tudo fazendo para que ela se mantivesse unida em torno de uma mesma fé.
Tjl- acidigtal.com – a12.com – domtotal.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário