segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

bom dia evangelho - 12.dezembro.2018


Bom dia evangelho

18 DE DEZEMBRO DE 2018
TERÇA-FEIRA | 3º DOMINGO DO ADVENTO| COR: ROXO | ANO C
Papa Francisco com as crianças do Dispensário Santa Marta, celebrando o seu aniversário na Sala Paulo VI. Foto: Vatican Media
Vaticano, 17 Dez. 18 / 09:04 am (ACI).- As crianças de diferentes lugares do mundo que são atendidas diariamente pelo Dispensário Pediátrico Santa Marta foram os organizadores da festa antecipada de 82 anos do Papa Francisco, realizada na Sala Paulo VI no Vaticano.
O Santo Padre, que completa 82 anos hoje, 17 de dezembro, comemorou durante uma hora no último domingo com as 150 crianças que o dispensário atende gratuitamente, seus pais, as famílias, médicos e voluntários que servem no local, liderados pela Irmã Antonietta Colacchi, da Congregação das Filhas da Caridade.
Francisco chegou à Sala Paulo VI às 10h30 e escutou o testemunho dos voluntários e das famílias. O Papa não queria se sentar na sede que costuma usar no local, mas se sentou ao lado da irmã Colacchi em uma das arquibancadas da Sala.
Duas mães, uma peruana e uma muçulmana, compartilharam com o Papa a experiência de ver seus filhos atendidos no dispensário que acolhe pessoas do mundo inteiro, de diferentes religiões ou de qualquer outro tipo.
Uma das crianças, o pequeno Giacomo, desejou ao Papa um feliz aniversário em nome de seus companheiros.
ORAÇÃO
 Deus de misericórdia, que olhai os seres humanos com bondade e compaixão, criai em nós um coração puro e cheio de desejo de realizar o bem para todos os nossos semelhantes, a exemplo de São Vunibaldo. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Mateus 1,18-24
Ó guia de Israel, que no monte do Sinai orientastes a Moisés, oh, vinde redimir-nos com braço estendido!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

18 Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.
19 José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.
20 Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.
21 Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”.
22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:
23 “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco”.
24 Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
A perícope evangélica da concepção virginal de Jesus tem sido objeto de controvérsia. As interpretações são desencontradas tanto por desconhecermos elementos fundamentais para compreendê-la, o que não acontecia com as comunidades primitivas, quanto por projetarmos nossos preconceitos sobre o texto bíblico.
O Evangelho detém-se na soleira do mistério insondável de Deus, numa atitude de respeito e reverência, sem se importar com especulações de caráter anatômico ou fisiológico. Só lhe interessam os elementos teológico-espirituais deste dado da fé da Igreja.
Jesus não entra na História como resultado do esforço humano de construir a própria salvação. Ele tem sua origem em Deus, em quem toda a sua existência está alicerçada.
Sua origem evoca o relato da criação, no Gênesis, onde tudo existe pela vontade soberana de Deus. Jesus, e com ele a salvação da humanidade, é a derradeira obra divina.
Jesus é o dom de Deus a ser acolhido pela humanidade. Torna-se, portanto, inútil qualquer esforço humano de construir a salvação pelas próprias mãos. O ser humano só pode salvar-se por obra de Deus. Qualquer outro caminho estará fadado ao fracasso.
A referência ao Espírito Santo aponta para um tipo de ação inefável e misteriosa de Deus em relação à mãe do Messias. O mesmo Espírito Santo, instrumento da ação divina desde os primórdios da Criação, fez-se também presente quando do nascimento do Messias Jesus. A esta força divina é que se deve sua presença no mundo.
SANTO DO DIA
SÃO VUNIBALDO
Nobre de coração e de linhagem, Vunibaldo nasceu em 701. Era filho de Ricardo, rei da Inglaterra e irmão de Vilibaldo e Valburga, todos também santificados pela igreja.
Em 720 partiu com o pai e o irmão em peregrinação para a Terra Santa, passando antes por Roma. Mas seu pai adoeceu durante a viagem e morreu na cidade italiana de Luca. Os dois irmãos ficaram juntos em Roma, por dois anos e depois seguiram rumos diferentes.
Em 738, Vunibaldo foi ordenado sacerdote e foi auxiliar a evangelização da Alemanha, ao lado do tio Bonifácio. Por algum tempo ficou acompanhando o tio na sua obra apostólica. Porém cada vez mais ansiava pela vida monástica e pela contemplação na solidão. Juntou seus bens e construiu um mosteiro.
Logo foi nomeado abade, dedicando-se ao apostolado para reforçar a fé da população que vivia mergulhada em situações de pecado. Passou a vida em constante oração. Quando já não conseguia mais caminhar até a igreja, pediu para colocarem um pequeno altar em sua cela. Pouco tempo depois morreu, em 18 de dezembro de 761. (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  Vunibaldo tinha fama de santidade em vida. O seu culto se difundiu principalmente entre os povos germânicos. A biografia de Santo Vunibaldo foi escrita por sua irmã Santa Valburga, que relatou com detalhes os prodígios que aconteciam com sua simples presença. Vunibaldo dedicou sua vida a oração contemplativa e ao apostolado. Preferia ficar retirado na solidão, mas colocava-se sempre disponível para difundir o Evangelho.
Tjl – acidigital.com 0 evangeli.net –a12.com – domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário