quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 15. FEV. 2019


BOM DIA EVANGELHO

15 DE FEVEREIRO DE 2019
SEXTA-FEIRA | 5ª SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERDE | ANO C
Papa Francisco durante a abertura do Conselho do FIDA. Foto: Vatican Media
Vaticano, 14 Fev. 19 / 09:09 am (ACI).- O Papa Francisco pediu apoio para o desenvolvimento local das áreas rurais para "garantir que cada pessoa e cada comunidade possa desenvolver suas próprias capacidades de maneira plena, vivendo uma vida humana digna desse nome". Isso foi dito neste dia 14 de fevereiro durante sua visita à sede do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
O motivo da visita foi participar da cerimônia de abertura da 42ª sessão do Conselho de Governadores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) na sede da FAO. Foi a terceira visita do Papa Francisco a essa sede em Roma, depois das visitas feitas em 20 de novembro de 2014 e 16 de outubro de 2017.
Após a sua chegada, o Santo Padre escreveu no livro de honra expressando seus melhores desejos e orações "para que possam continuar, com a coragem que os caracteriza, em seu trabalho em favor das áreas rurais". E por isso, agradeceu pela "coragem e esforço".
Durante seu discurso, o Papa Francisco disse que, com sua visita, queria trazer "os anseios e as necessidades da multidão de nossos irmãos que sofrem no mundo". "Gostaria que pudéssemos olhar para seus rostos sem ficarmos vermelhos de vergonha, pois finalmente seu clamor foi ouvido e suas preocupações foram atendidas", afirmou.
Mais uma vez, o Papa alertou sobre a fome e a miséria no mundo e afirmou que "a fome não tem presente nem futuro. Apenas passado". Por isso, reiterou a necessidade de "ajuda da Comunidade Internacional, da sociedade civil e daqueles que possuem recursos. Não se foge das responsabilidades, passando-as de uns para outros, mas devem ser assumidas a fim de oferecer soluções concretas e reais”.
Neste sentido, o Papa recordou que "a Santa Sé sempre incentivou os esforços feitos pelas agências internacionais para combater a pobreza" e citou Paulo VI que, em dezembro de 1964, pediu em Bombaim (Índia) "a criação de um fundo mundial para combater a miséria e dar um impulso decisivo na promoção integral das áreas mais pobres da humanidade". "Desde então, os seus sucessores não deixaram de animar e incentivar iniciativas semelhantes, e um dos exemplos mais conhecidos é o FIDA", explicou.


ORAÇÃO Querido Deus, Pai de Misericórdia, dá-nos, sob a inspiração dos santos Jovita e Faustino, proclamar a fé em Jesus Cristo e colaborar na grande tarefa de transformação da humanidade. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Evangelho (Mc 7,31-37)
 Jesus deixou de novo a região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram-lhe, então, um homem que era surdo e mal podia falar, e pediram que impusesse as mãos sobre ele. Levando-o à parte, longe da multidão, Jesus pôs os dedos nos seus ouvidos, cuspiu, e com a saliva tocou-lhe a língua. Olhando para o céu, suspirou e disse: «Efatá!» —que quer dizer: «Abre-te».
Imediatamente, os ouvidos do homem se abriram, sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente. Jesus recomendou, com insistência, que não contassem o ocorrido para ninguém. Contudo, quanto mais ele insistia, mais eles o anunciavam. Cheios de grande admiração, diziam: «Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem».
Palavra da Salvação.Glória a vós, Senhor.
«Tudo ele tem feito bem»
Rev. D. Joan MARQUÉS i Suriñach (Vilamarí, Girona, Espanha)
Hoje o Evangelho apresenta-nos um milagre de Jesus: fez voltar a ouvir e destravou a língua a um surdo. A gente ficou admirada e dizia: «Tudo ele tem feito bem» (Mc 7,37).
Esta é a biografia de Jesus feita pelos seus contemporâneos. Uma biografia curta e completa. Quem é Jesus? É aquele que tudo tem feito bem. No duplo sentido da palavra: no que e no como, na substância e na maneira. É aquele que só fez boas obras, e que realizou bem as boas obras, de uma maneira perfeita, bem acabada. Jesus é uma pessoa que tudo faz bem, por que só faz ações boas e aquilo que faz deixa-o acabado. Não entrega nada a meio fazer; e não espera a depois para terminar.
Procure também você deixar as coisas totalmente terminadas agora: a oração; o trato com os familiares e as outras pessoas; o trabalho; o apostolado; a formação espiritual e profissional; etc. Seja exigente consigo mesmo, e seja também exigente, suavemente com quem depende de você. Não tolere trabalhos mal feitos. Deus não gosta e incomodam ao próximo. Não tenha essa atitude para ficar bem, nem porque é o que más rende, humanamente; senão porque a Deus não lhe agradam as obras más nem as obras “boas” mal feitas. A Sagrada Escritura afirma: «Suas obras são perfeitas» (Dt 32,4). E o Senhor através de Moisés, manifesta ao Povo de Israel: «Nenhuma coisa, porém, que tiver defeito oferecereis, porque não será aceita a vosso favor» (Lev 22,20). Pede a ajuda maternal da Virgem Maria. Ela, como Jesus, também fez tudo bem feito.
São Josemaria oferece-nos o segredo para conseguí-lo: «Faz o que deves e está no que fazes». É essa a sua maneira de atuar?
SANTO DO DIA
SANTO JOVITA E SÃO FAUSTINO
Estes dois irmãos nasceram na Lombardia. Receberam o batismo quando eram ainda pequenos e tornaram-se defensores dos valores cristãos. Faustino foi ordenado presbítero e Jovita tornou-se diácono da Igreja.
A ordenação confere aos irmãos ainda mais amor ao nome de Cristo e responsabilidade pelos outros irmãos da comunidade cristã.
A bondade de Faustino e Jovita começa a atrair muitas pessoas para ouvir as maravilhas do amor de Jesus. Muitos pagãos, atraídos pelos ensinamentos destes dois jovens, destroem seus ídolos religiosos e pedem o batismo cristão.
Entretanto, a perseguição do Império Romano chega até os irmãos Faustino e Jovita. São acusados de incitar o povo contra o Império e de não adorar o Imperador e seus deuses. Por causa deles os templos imperiais esvaziam-se e os deuses são abandonados.
Os relatos sobre estes santos nos dizem que foram convidados a adorar o deus-sol num templo romano. Conduzidos ao local da adoração com promessas de riquezas e cargos públicos, os dois irmãos puseram-se a rezar ao Deus Único e Verdadeiro.
A estátua do deus-sol, cujo brilho dourado ofuscava os olhos daqueles que a contemplavam, tornou-se escura e fria com a oração de Faustino e Jovita. Os chefes religiosos, ao tocar no ídolo, perceberam que o ouro tinha se convertido em cinzas.
Revoltados com os irmãos os levaram para uma jaula com quatro leões. As feras, porém, pareciam cordeiros mansos diante dos jovens cristãos. Diante destes fatos miraculosos, e com medo de que a fama de santidade dos irmãos se espalhasse, o governador romano da Lombardia mandou cortar-lhes a cabeça. Era o ano de 122.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Ouvir o relato da vida dos santos Faustino e Jovita leva-nos a pensar sobre nossa própria vida. Estes santos foram homens de oração e de ação missionária. O ideal de vida era o amor a Jesus Cristo e por isso eles não tiveram medo de entregar seu sangue para o fortalecimento da Igreja. Esta mesma fidelidade Deus pede de cada um de nós.
Sejamos realmente missionários de Cristo, levando a mensagem do evangelho àqueles que estão mais afastados de Deus e da Igreja.
TJL- ACIDIGITAL.COM –A12.COM-EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário