segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 10. DEZEMBRO . 2019


BOM DIA EVANGELHO

Dia 10 de Dezembro - Terça-feira

II SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento I Ofício do Dia)

Dom Henrique Soares da Costa / Foto: Facebook Dom Henrique Soares da Costa
REDAÇÃO CENTRAL, 09 Dez. 19 / 11:40 am (ACI).- O Bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa, rechaçou o filme de Natal lançado por Netflix, “debochado e desrespeitoso ao extremo” com a fé cristã, e exortou os fiéis a cancelaram sua assinatura da plataforma de streaming, “como um presente a Nosso Senhor”.
No dia 3 de dezembro, estreou em Netflix o filme ‘A Primeira Tentação de Cristo’, do Porta dos Fundos, apresentado como um especial de Natal. Segundo a sinopse, Jesus retorna acompanhado de uma viagem de 40 dias pelo deserto e é surpreendido com uma festa surpresa pelos seus 30 anos.  O filme retrata os personagens caricaturados e o próprio Cristo como homossexual.
O lançamento do filme gerou diversas reações de cristãos, incentivando o cancelamento da assinatura de Netflix, como manifestação contra obra. No último sábado, Dom Henrique Soares da Costa se somou a este apelo por meio de uma publicação em suas redes sociais, intitulada “Sem Netflix: um simples e belo presente para Deus nascido da Virgem”.
Em seu texto, o Prelado lamenta que, “em pleno tempo de preparação para o Natal do Senhor, a Netflix deu um bofetão no rosto de todos os cristãos; cuspiu na nossa cara, zombando da nossa fé”.
Dom Henrique contou que era assinante da plataforma de streaming, mas, “nesta semana, desfiz a minha assinatura”. “Tinha que desfazê-la! Era o mínimo que poderia fazer! Desfi-la e senti-me feliz, contente, como quem presta uma homenagem a Alguém muito amado!”, afirmou.
Segundo ele, “certamente instigada pela força demoníaca que tem inspirado tantos e tantos corações e mentes nestes tempos de neo-paganismo”, a Netflix ofereceu como “especial de Natal” neste ano “um filme blasfemo, vulgar e desrespeitoso para com o nosso Deus e Senhor Jesus Cristo e sarcástico com a fé de todos os cristãos”.
Conforme assinalou o Bispo de Palmares, diante de um “filme debochado e desrespeitoso ao extremo com alguém a quem você ama”, talvez o “ideal” seria promover uma “ação judicial”. “Mas, com a desculpa de liberdade de expressão, todo lixo é permitido, todo sarcasmo para com a fé alheia é louvado, tudo quanto trinca e corrói os alicerces da nossa cultura e da nossa sociedade é reputado como avanço e progresso”.
“O que nos resta fazer, se realmente cremos no Senhor Jesus Cristo, se O amamos, se O confessamos como Deus verdadeiro feito verdadeiro homem? Uma só coisa: atingir essa gente naquilo que realmente lhe importa: o bolso! Sim, porque o deus dessa turma é o dinheiro”, expressou.
Nesse sentido, “como Bispo da Igreja”, Dom Henrique exortou “vivamente aos cristãos: neste Natal, proclame seu amor, sua fé, seu respeito em relação a Nosso Senhor Jesus Cristo; mostre que seu amor por Ele é real e ativo: cancele a assinatura da Netflix e lá, no menu apropriado, explique o motivo: ‘desrespeito por Jesus Cristo’, ‘desrespeito pelo cristianismo’”.
“Este cancelamento é uma interessante prova do quanto Cristo é ou não Alguém realmente significativo na sua vida!”, sublinhou.
E mesmo a quem “não acredita que Jesus seja o Cristo de Deus, mas é um cidadão sensato, uma pessoa de bem, de visão ampla”, o Prelado convidou a refletir: “para onde vai uma sociedade que desrespeita a religião e a sensibilidade das pessoas? Como construiremos um espaço de tolerância e respeito deste modo? É positivo zombar dos valores religiosos caros à grande maioria de uma sociedade, divertir-se fazendo chacota com realidades que são sagradas para muitos? A Netflix tinha o direito moral de fazê-lo?”.
“Se você acha isto um erro grave, peço-lhe que, mesmo não sendo crente, também cancele sua assinatura, em nome da saúde da nossa sociedade e da boa convivência entre os brasileiros! Cancele e diga o motivo: ‘falta de respeito pela religião dos demais’”.
Segundo o Bispo de Palmares, “não devemos nunca permitir que se desrespeite os valores e legítimos sentimentos religiosos ou morais das pessoas, sejam a que religião pertençam... Vivemos num mundo de intolerância; somente o respeito gera compreensão e tolerância”.
“Era isto que desejava partilhar. E também minha alegria imensa de, num um pequeno gesto, ter dado um humilde sinal de amor pelo meu querido Jesus Cristo, como um presente a Nosso Senhor. Nunca esqueça: ‘Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho único’... (Jo 3,16) Escarnecê-Lo deveria sempre tocar profundamente todo cristão que preze este nome de discípulo do Salvador”, concluiu Dom Henrique.
Oração
Concedei-nos, ó Deus, a sabedoria e o amor que inspirastes à vossa filha Santa Joana Francisca de Chantal, para que, seguindo seu exemplo de fidelidade, nos dediquemos ao vosso serviço, e vos agrademos pela fé e pelas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Mateus 18,12-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá salvar-nos!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 12"Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?
13E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.
14Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos".

Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
NINGUÉM DEVE SE PERDER
Jesus tinha consciência de ter sido enviado para todos e não apenas para um grupo de privilegiados. Esta consciência tornava-se ainda mais aguda, quando se tratava dos pecadores e das vítimas da discriminação social e religiosa, a quem destinava uma atenção especial.
Esta visão de Jesus contrastava com a mentalidade discriminatória, tanto dos fariseus e mestres da Lei, quanto de alguns de seus discípulos. Uns e outros não receavam descartar certas pessoas, ou mesmo, não se mostravam dispostos a ir em busca de quem se havia desviado do caminho do Reino.
A parábola da ovelha desgarrada é um alerta contra este comportamento. As pessoas não devem ser consideradas sob o aspecto quantitativo. Neste caso, noventa e nove valem mais que uma. No projeto de Jesus, cada pessoa tem um valor infinito, e não é possível omitir-se diante de sua condição filho desgarrado. Embora fosse necessário deixar as noventa e nove ovelhas sozinhas, era mister ir em busca da que se tinha desgarrado. A motivação oferecida por Jesus é muito simples: é preciso agir assim, porque o Pai não quer a perda de nenhum ser humano. Por conseguinte, a comunidade cristã é chamada a imitar a bondade do Pai no trato com seus filhos, especialmente os mais fracos.
Parte superior do formulário

Santo do Dia
 Santa Joana de Chantal
Joana nasceu em uma família cristã com boas condições sociais. Ainda jovem enamorou-se do Barão de Chantal, de quem se fez esposa. Foi excelente mãe e zelava pela educação cristã dos filhos, do marido e dos empregados.
Certo dia seu esposo foi caçar e morreu ferido, deixando-a ainda com 18 anos de idade e quatro filhos pequenos. Com muita oração, os filhos e ela foram aos poucos superando a ausência do pai.
Quatro anos depois conheceu Francisco de Sales, bispo de Genebra, que se tornou seu diretor espiritual. Graças a ele, Joana e mais duas senhoras fundaram a Congregação da Visitação de Santa Maria. Transcorridos mais três anos, os filhos já criados, encaminhados na vida, entrou para o Convento que havia criado, abraçou os trabalhos da congregação e fundou muitos outros conventos na França. Morreu com fama de santidade em 1641.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Reflexão: Buscar a santidade é um convite feito para todos os cristãos do mundo. Na liberdade da vida, somos convidados por Deus a fazer de nossa existência uma prova de amor aos mais fracos e abandonados. Quem serve aquele que mais necessita responde fielmente à sua vocação batismal.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário