terça-feira, 10 de dezembro de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 11.DEZEMBRO . 2019


BOM DIA EVANGELHO

Dia 11 de Dezembro - Quarta-feira
II SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento I - Ofício do Dia)
Papa visita a exposição. Foto: EWTN-CNA Photo / Daniel Ibáñez / Vatican Pool
Vaticano, 10 Dez. 19 / 09:00 am (ACI).- O Papa Francisco visitou na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, a exposição de presépios “100 Presepi in Vaticano”, que está exposta em Roma, na Sala Pio X, na Via dela Conciliazione, muito perto do Vaticano.
O Pontífice visitou a exposição durante cerca de 40 minutos e, antes de retornar à Casa Santa Marta, saudou todos os responsáveis, funcionários e voluntários da exposição e abençoou a mostra.
A exposição acolhe mais de 130 presépios do mundo, alguns dos quais de grande valor, pois são autênticas obras de arte. Além disso, cada presépio possui uma história particular que os torna únicos. Os presépios são de diferentes estilos, clássicos e modernos, adaptados às características culturais de seu local de origem.
Assim, é possível ver de presépios clássicos de estilo napolitano do século XVII, até presépios mais simples feitos por crianças.
A visita do Papa Francisco a esta exposição sublinha a importância que o Santo Padre dá a esta tradição cristã.
No dia 1º de dezembro, o Pontífice pediu, do Santuário Franciscano de Greccio, local onde São Francisco instalou o primeiro presépio da história em 1223, que a prática de montar o presépio no Natal “nunca se debilite” e que “onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar”.
O Santo Padre fez este pedido na Carta Apostólica Admirabile signum, que assinou neste mesmo santuário, na qual sublinha que “o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé”.
“A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, educa-nos para contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está conosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E educa para sentir que nisto está a felicidade”, assinala o Papa em sua carta apostólica.

Oração:Deus, nosso Pai, celebramos hoje a memória do papa São Dâmaso. Fazei que nos descubramos como um povo comprometido convosco, com o vosso Reino e comprometidos com os nossos irmãos e com todo homem. Que o Vosso Espírito de Amor nos faça entender que somos chamados a viver em comunhão, ou seja, em união convosco em Jesus vosso Filho ressuscitado.
Mateus 11,28-30
Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, Jesus tomou a palavra e disse: 11 28"Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
29Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
30Porque meu jugo é suave e meu peso é leve."

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
LIBERTOS DO JUGO
O modo como o sistema religioso da época tratava as pessoas era insuportável para Jesus. A religião, longe de ser motivo de liberdade e alegria, fora reduzida a uma carga pesada, colocada nos ombros da gente simples, numa evidente deturpação da imagem de Deus. Questionando esta situação, Jesus queria recuperar o caráter da religião de Israel, fundada no amor misericordioso de Deus.
Ao falar metaforicamente em "jugo" e "fardo", o Mestre denunciava o processo de desumanização promovido pela religião. A quem se impõe "jugo" e "fardo", se não aos animais? Quem padece esta situação, a não ser as bestas de carga? Pois bem, os incautos fiéis da época foram animalizados, ao serem condenados a penar sob o pesado fardo das imposições da Lei. Era preciso aliviá-los!
Foi o que fez Jesus, convidando-os a romper com os antigos mestres. Ao mesmo tempo, convidou-os a se aproximarem dele: "Venham a mim!", propondo-lhes a Lei nova do amor. Nada de picuinhas ou exigências descabidas. O acesso a Deus proposto por Jesus dá-se pela mediação do próximo. Liberta-se dos antigos esquemas quem deveras faz-se solidário, vive reconciliado e sabe perdoar, deixa-se guiar pelo imperativo da justiça e da verdade, empenha-se em construir um mundo de igualdade e respeito. Tudo o mais torna-se secundário para quem se faz discípulo de Jesus. Para isso, é preciso romper com os que insistem em transformar a religião em instrumento de opressão.
Santo do Dia
São Dâmaso I
Não sabemos ao certo se Dâmaso nasceu na Espanha ou em Roma. O certo que que era um homem culto e instruído e que ocupou a cadeira papal entre os anos de 366 até 384. Era um firme defensor da fé e sua postura deu credibilidade ao papado.
Sua eleição não foi tranqüila, mas quando assumiu o governo da Igreja possibilitou o florescimento de ritos, orações e pregações durante seu mandato. Devem-se a ele, por exemplo, os estudos para a revisão dos textos da bíblia e a nova versão em latim feita pelo depois Santo Jerônimo, seu secretário.
Dâmaso conviveu com grandes destaques do cristianismo, como santo Ambrósio, Agostinho e Jerônimo. Era também um poeta inspirado pelas orações e cânticos antigos. Graças a ele as catacumbas foram recuperadas, com o próprio Papa percorrendo-as para identificar os túmulos dos mártires e dar-lhes as devidas honras.
Dâmaso escolheu pessoalmente o túmulo no qual gostaria que fossem depositados seus restos mortais. Na Cripta dos Papas, localizada nas Catacumbas de São Calisto, ao término dos seus escritos em honra deles, deixou registrado: "Aqui, eu, Dâmaso, gostaria que fossem depositados meus espólios. Mas temo perturbar as piedosas cinzas dos mártires". Morreu em 384 com quase oitenta anos de idade.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Reflexão: Este Papa deu o melhor de si para manter viva a verdadeira religião católica, fazendo com que houvesse uma maior popularização dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Restaurou catacumbas, organizou as relíquias dos mártires do cristianismo assim que o Império deixou de perseguir os cristãos. Grande foi o seu amor pela vossa Igreja, tudo fazendo para que ela se mantivesse unida em torno de uma mesma fé.
TJL@  A12.COM – DOMTOTAL.COM – EVANGELI.NET –ACIDIGITAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário