quinta-feira, 7 de abril de 2022

BOM DIA 8. ABRIL. 022

 

BOM DIA EVANGELHO


08 DE ABRIL DE 2022 - Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma

Dom Bosco: referência e modelo de vida

Alguns diáconos salesianos visitaram recentemente a Rádio Vaticano e testemunharam como o carisma salesiano é vivido em suas realidades eclesiais. Projeto de vida dos salesianos: "Formar bons cristãos e honestos cidadãos por meio de uma educação integral." "Dom Bosco continua muito presente, muito atual", disse um deles. Mariangela Jaguraba - Vatican News - A história da Igreja é um mosaico construído por um número infinito de santos, pessoas destemidas que proclamaram com simplicidade o Evangelho de Jesus Cristo. Eles tornaram o Reino de Deus uma realidade durante sua vida terrena. Semearam num terreno fértil e tal semeadura deu grandes frutos nos corações de muitas pessoas. Um desses semeadores foi São João Bosco, cuja memória celebramos em 31 de janeiro. Dom Bosco nasceu, em 16 de agosto de 1815, numa família de camponeses, em Becchi, uma fração de Castel Nuovo de Asti, na Itália, e faleceu em 31 de janeiro de 1888. No Angelus de 30 de janeiro, véspera de sua festa litúrgica, o Papa Francisco saudou os salesianos e salesianas, “que tanto bem fazem na Igreja”. Alguns diáconos salesianos visitaram recentemente a Rádio Vaticano-Vatican News e testemunharam a vivência do carisma salesiano em suas comunidades. São João Bosco foi um sonhador, um construtor de ideais e um semeador de sonhos, preocupado com o destino das crianças e dos adolescentes pobres. Os seus sonhos foram semeados no coração de muitas pessoas generosas e hoje o seu carisma está vivo em 134 países do mundo. O elemento central da santidade de Dom Bosco era o seu amor e o seu serviço aos jovens. A eles dedicou sua vida. Eis alguns pensamentos de São João Bosco: "O amor não se grita, muito menos se impõe. O amor é uma experiência a ser contada, em voz baixa, encontrando-se no meio deles, caminhando com eles. Não basta amar os jovens. É necessário que eles percebam que são amados." "Devemos colocar em jogo toda a esperança de que dispomos. A juventude do nosso tempo é a parte mais delicada e preciosa da sociedade, sobre a qual se fundam as esperanças do presente e do futuro." "Educar é encontrar uma porta aberta, a dos jovens! Lembrem-se de que a educação é algo do coração, e que somente Deus é o dono. Não poderemos conseguir nada, se Deus não nos ensinar a arte, e não nos der as chaves." "Uma boa educação é sempre eficaz, produz sempre alguma coisa, nunca cai no vazio. De uma boa ou ruim educação da juventude depende um bom ou triste futuro da sociedade." "Por trás de todo jovem, um sorriso benévolo. Mostrem-se sempre alegres, e que seu sorriso seja sincero."

Oração: Deus de amor e bondade, que escolheste Santa Júlia para a obra de auxílio ao mais abandonados, ajudai-nos a seguir o exemplo deixado e a viver sempre em caridade fraterna com os mais esquecidos. Dai-nos também paciência nas enfermidades e a esperança viva na recuperação da saúde. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Evangelho segundo São João 10,31-42.

Naquele tempo, os judeus agarraram em pedras para apedrejarem Jesus.
Então Jesus disse-lhes: «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?».
Responderam os judeus: «Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar. É por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus».
Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: "Eu disse: vós sois deuses"?
Se a Lei chama "deuses" a quem a palavra de Deus se dirigia, e a Escritura não pode abolir-se,
de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: "Estás a blasfemar", por Eu ter dito: "Sou Filho de Deus"?
Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis.
Mas, se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai».
De novo procuraram prendê-lo, mas Ele escapou-Se das suas mãos.
Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a batizar, e lá permaneceu.
Muitos foram ter com Ele e diziam: «É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade».
E muitos ali acreditaram em Jesus
.(Tradução litúrgica da Bíblia)

São João Paulo II (1920-2005) - papa Audiência Geral 6/12/79 - «Está escrito na vossa Lei: "Eu disse: vós sois deuses"»

«Deus disse: façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança» (Gn 1,26). Como se o Criador entrasse em Si mesmo; como se, criando, não chamasse apenas do nada à existência dizendo: «Faça-se!», mas, de uma maneira particular, tirasse o homem do mistério do seu próprio ser. E é compreensível que assim fosse, porque não se tratava somente do ser, mas da imagem. A imagem deve reflectir; deve reproduzir, em certo sentido, a substância do seu protótipo. [...] É evidente que esta semelhança não deve ser entendida como um «retrato», mas como o facto de este ser vivo ter uma vida semelhante à de Deus. [...] Definindo o homem como «imagem de Deus», o livro do Génesis mostra aquilo pelo qual o homem é homem, aquilo pelo qual é um ser distinto de todas as outras criaturas do mundo visível. A ciência, sabemo-lo, fez e continua a fazer, nos diferentes domínios, numerosas tentativas para mostrar as ligações do homem com o mundo natural, para mostrar a sua dependência deste mundo, a fim de o inserir na história da evolução das diferentes espécies. Respeitando totalmente essas investigações, não nos podemos limitar a elas. Se analisarmos o homem no mais profundo do seu ser, veremos que ele é mais diferente do que semelhante ao mundo da natureza. É igualmente neste sentido que procedem a antropologia e a filosofia, quando procuram analisar e compreender a inteligência, a liberdade, a consciência e a espiritualidade do homem. O livro do Génesis parece ir à frente de todas estas experiências da ciência e, ao dizer do homem que ele é «imagem de Deus», faz-nos compreender que a resposta ao mistério da sua humanidade não deve ser procurada na sua semelhança com o mundo da natureza. O homem assemelha-se mais a Deus que à natureza. É neste sentido que o salmo diz: «Vós sois deuses!» (Sl 82,6), palavras que Jesus retomará.

Santo do Dia: Santa Júlia de Billiart

Maria Rosa Júlia Billiart nasceu na França em 1751. Foi batizada no dia do nascimento e recebeu a primeira comunhão aos sete anos. Desde então entregou-se ao amor de Jesus

Aos treze anos, Júlia sofreu sérios problemas e subnutrida, ficou paraplégica por vinte e dois anos. Durante este tempo aprendeu os mistérios da vida mística, do calvário, da glória e da luz. Sempre engajada na catequese da paróquia era preocupada com a educação dos pobres. Cultivava amizades na família, com os religiosos, com as carmelitas, com as damas da nobreza que lhe conseguiam os donativos.
Nesta época, decidiu ingressar para vida religiosa, com uma meta estabelecida: fundar uma congregação destinada a educar os pobres e a formar bons educadores. Mesmo não sendo letrada, possuía uma pedagogia nata, aprendida na escola dos vinte e dois anos de paralisia. Assim, ainda paralítica em 1804, fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora.

Sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus a curou. Depois de trinta anos voltou a caminhar. A Mãe de Deus era sua grande referência e modelo, e a Eucaristia era o centro de sua vida de fé inabalável.
Júlia abriu uma escola gratuita e depois não parou mais. Viajava da França e da Bélgica, fundando pensionatos e escolas, pois naqueles tempos de miséria a necessidade era muito grande. Não aceitava qualquer donativo que pudesse tirar a independência da congregação. Perseguida e injustiçada pelo bispo de Amiens, foi por este afastada da congregação.
Morreu em paz no dia 8 de abril de 1816 na cidade de Namur.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Através do seu Batismo, de sua Consagração Religiosa e por sua vida inteira de fé em Deus, Júlia foi colocada na trilha da opção divina pelos pobres. Venceu as dificuldades da vida e nunca desanimou diante do futuro incerto. Nós somos, não raro, temerosos das incertezas do futuro e preocupamos demais com o que há de vir. Que tal deixar o amor de Deus conduzir nossa vida e pensar mais no dia de hoje?

TJL- A12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG – VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário