terça-feira, 6 de outubro de 2009

6 de outubro de 2009 — Terça-feira
Ano C- São Marcos -27ª Semana Comum
Formulário do 27º Domingo Comum
(Cor Verde)

Nós agimos no mundo de muitos modos. Maria agiu tornando-se verdadeira discípula de Jesus, colocando-se a seus pés para ouvir e aprender dele. Marta lançou-se no trabalho e esqueceu-se de ouvir o Mestre, que por isso a repreende. Como cristãos devemos, antes de tudo, ouvir e contemplar a Palavra, e depois agir. É a Palavra de Cristo que vai mostrar-nos o que devemos fazer, e também quando e como devemos agir. Escutemos, pois, por primeiro, o Evangelho de Jesus.
"Tudo o que pedirdes orando, crede que haveis de recebere que assim vos sucederá" (Mc 11,24).
Oração
Jesus, assim como aquele dia entraste na casa de Marta, hoje também vem à minha vida e me visitas. Ajuda-me a ficar espiritualmente a teus pés nesta oração. Quero deixar de lado todas as distrações, preocupações, ideias e sentimentos que me separem de ti. Quero desprender-me dos afãs que me impedem de ficar à tua escuta. Dá-me a graça de rezar sabendo que isto é o mais importante em minha vida.
EVANGELHO
Lc 10, 38-42 - Ouvir a palavra de Jesus
-* 38 Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra. 40 Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: «Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!» 41 O Senhor, porém, respondeu: «Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; 42 porém, uma só coisa é necessária, Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.»* 38-42: Mais importante do que fazer as coisas, é fazê-las de modo novo. Para isso, é preciso ouvir a palavra de Jesus, que mostra o que fazer e como fazer.

FONTE: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho

Serviço generoso e escuta da PalavraCom esta narrativa, que lhe é exclusiva, Lucas ilustra duas atitudes de acolhimento a Jesus, que se complementam. Em Marta temos o serviço generoso, que é característico das novas comunidades. Em Maria, a escuta atenta da palavra, que ilumina e prepara para a missão. Escutar a palavra é fundamental para o estímulo ao serviço amoroso à vida, o qual é o caminho para a comunhão com Jesus e com o Pai. O serviço doméstico da mulher já era uma prática tradicional nas diversas culturas. Contudo, a mulher aplicada à escuta e ao discernimento da palavra, como um discípulo, é uma novidade, pois tal atividade era exclusiva dos homens nos ambientes religiosos do judaísmo, sendo vetada às mulheres pelos mestres da Lei. Percebe-se que Lucas está empenhado em ampliar o envolvimento delas nas novas comunidades. Além dos serviços elementares necessários, também são chamadas a assumir a condição de discípulas. Aplicadas à escuta da Palavra, devem envolver-se nas atividades missionárias, em vista do testemunho de amor a ser dado ao mundo.
A Igreja celebra hoje:
São Bruno
Santo Bruno1030-1101
Fundou a Ordem dos monges Cartuxos

Hoje lembramos o Santo que tornou-se o fundador da Ordem dos Cartuxos, esta considerada a mais rígida de todas as Ordens da igreja, e que atravessou a história sem reformas.Filho de família nobre de Colônia, Alemanha, nasceu Bruno em 1035, quando alcançou idade foi chamado pelo Senhor ao sacerdócio, e se deixou seduzir. Amigo e admirado pelo Arcebispo de Reims; Bruno, inteligente e piedoso, começou a dar aulas na escola da catedral de Reims, até que já cinquentenário e cônego, amadureceu a inspiração de servir a uma Ordem religiosa. Após curto estágio num mosteiros beneditinos, retirou-se a uma região chamada Cartuxa e com a aprovação e benção e de um Bispo, o qual ofereceu o lugar, assun São Bruno começou sua obra a partir do coração quente de amor por Jesus e o Reino. Com companheiros observava-se absoluto silêncio, a fim do aprofundamento na oração e à meditação das coisas divinas, ofícios liturgicos comunitários, obediência aos superiores, trabalhos agrícolas, transcrição de manuscritos e livros piedosos.Quando um dos discípulos de São Bruno tornou-se Papa, teve ele que obedecer o Vigário de Cristo, já que o queria como assessor, porém recusou ser bispo e após pedir com insistência a Urbano II, conseguiu voltar à vida religiosa, quando juntamente com amigos de Roma, fundou no sul da Itália o mosteiro de santa Maria da Torre, onde veio a falecer em 1101. As últimas palavras foram: "Eu creio nos Santos Sacramentos da Igreja Católica, em particular, creio que o pão e o vinho consagrados na Santa Missa são o Corpo verdadeiro de Jesus Cristo e seu verdadeiro sangue".

Santo Anjo
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.
tjl@06102009-09:17lt
Fonte:
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm - tjl@

Nenhum comentário:

Postar um comentário